Consumo de vestuário: análise das motivações do consumidor fast fashion e slow fashion

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DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630732023e3595

Mots-clés :

consumo, moda, sustentabilidade

Résumé

Na indústria da moda, desde a produção do tecido até o descarte do produto feito pelo consumidor final, ocorre a poluição do meio ambiente. A grande variedade de produtos, as rápidas tendências e o consumo exagerado geram grande impacto ambiental. Entretanto, com o avanço da tecnologia presente na Quarta Revolução Industrial, estão ocorrendo mudanças no perfil dos consumidores na medida em que possuem cada vez mais informações sobre os processos de produção e têm consciência do desgaste socioambiental gerado. O objetivo deste estudo é apresentar as características e o perfil de dois tipos de consumidores de moda: os que consomem de empresas slow fashion e aqueles que optam pelas empresas fast fashion, dessa forma, visando motivar o consumo sustentável. Para embasamento do desenvolvimento desta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico que indicou características do comportamento do consumidor e o consumo do produto de moda. Para complementar o estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório para conhecer o perfil dos consumidores e compreender as motivações de consumo. Com o desenvolvimento da pesquisa, foi possível compreender as motivações de consumo e desse modo, propor ações para motivar o consumo sustentável.

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Bibliographies de l'auteur

Rafaela Rodrigues Nassimbem, State University of Maringá

Graduanda em Moda pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; PIC UEM. Iniciação científica no grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Moda e Sustentabilidade (LEMODUS) certificado pelo CNPQ.

Paula Piva Linke, State University of Maringá

Professora Doutora, atua na Universidade Estadual de Maringá, pertence ao grupo de pesquisa  Laboratório de Estudos em Moda e Sustentabilidade (LEMODUS) certificado pelo CNPQ.

Natani Aparecida do Bem, State University of Maringá

Professora Mestre, atua na Universidade Estadual de Maringá, orientadora e participante do grupo de pesquisa LEMODUS.

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Publiée

2023-09-13

Comment citer

RODRIGUES NASSIMBEM, Rafaela; PIVA LINKE, Paula; DO BEM, Natani Aparecida. Consumo de vestuário: análise das motivações do consumidor fast fashion e slow fashion . Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5965/25944630732023e3595. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23595. Acesso em: 24 nov. 2024.

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