Arte para pessoas com deficiência: análise bibliométrica da produção do periódico Educação, Arte e Inclusão (2008-2022)
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781820231e0050Palabras clave:
inclusão, deficiência, artes, pesquisa bibliométricaResumen
O artigo apresenta um levantamento bibliométrico da produção da Revista Educação, Artes e Inclusão, e engloba um período que corresponde ao primeiro número, publicado em 2008, até o último número, publicado em 2022, num total de 432 artigos publicados. Fazem parte da análise 59 textos sobre a temática Educação, Artes e Inclusão de pessoas com deficiência e temas correlatos, ou seja apenas 13.6% das publicações analisadas, se enquadram na temática evidenciada no título do próprio periódico. Como principais resultados a análise aponta para uma produção de artigos com ênfase nas Artes Visuais. Um dado que também nos chamou atenção, corroborando com outros textos sobre a área de conhecimento, é que 75.83% das autorias sobre essa temática são de mulheres. Os temas das produções se concentram na discussão da inclusão na e pela Arte. Os objetivos dos trabalhos versam sobre a importância de compreender o papel desta na inclusão escolar, mas há, também registros, em menor número, relacionados à inclusão social pela Arte das pessoas com deficiência.
Descargas
Citas
BRASIL, Lei nº 13.278, de 2 de Maio de 2016, que altera o §6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte.
GUIMARÃES, A. J. R. et al. Modelos de inovação: Análise bibliométrica da produção científica. Brazilian Journal of Information Science: Research trends, vol.15 publicação contínua, 2021, e02106. doi.org/10.36311/1981.1640.2001.v15.e02106
HAYASHI, M. C.; HAYASHI, C.R.; MARTINEZ C. M. Estudos sobre jovens e juventude: diferentes percursos refletidos na produção científica brasileira. Educação, Sociedade & Culturas, Universidade do Porto, v. 27, 2008, p. 131-154. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC27/27_cristina.pdf
Acesso em: 09 mar. 2023.
PIMENTA, A. A., et al. A bibliometria nas pesquisas acadêmicas. Scientia - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, vol. 4, nº. 7, 2017, p. 1-13, doi.org/10.20396/rdbci.v17i0.8652810. Acesso em 25 jun. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Regina Finck Schambeck, Marilete Terezinha de Souza Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.