A arte como ferramenta de (re)significação na formação contínua de professores para a Educação Inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182023231

Palavras-chave:

arte, inclusão, formação de professores

Resumo

Esse artigo constrói-se a partir do trabalho desenvolvido junto à professores de um instituto de idiomas que fizeram um curso sobre Educação Inclusiva como parte de seu desenvolvimento profissional em 2019. O principal objetivo destes era refletir sobre formas de atuação junto aos seus alunos com necessidades educacionais específicas. O curso ministrado teve como fundamentação teórica a abordagem histórico-cultural de Vygotsky ([1924 – 1934] 1999; [1997] 2012a), e utiliza-se da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (MAGALHÃES, 1990 - 2020) como base metodológica para o seu desenvolvimento. Os dados apresentados partem do discurso produzido pelos professores durante as aulas e evidência a forma como o contato com a arte, por meio de filmes, potencializa o entendimento destes de uma realidade diferente da sua. Esse contato por sua vez, fomentado por discussões permitiram aos docentes participantes do curso uma janela de oportunidade para o melhor entendimento do cotidiano de pessoas com necessidades educacionais específicas, bem como suas potencialidades, dificuldades e emoções.

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

NAZZARI, Karina. A arte como ferramenta de (re)significação na formação contínua de professores para a Educação Inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 031–050, 2023. DOI: 10.5965/19843178182023231. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/21478. Acesso em: 22 dez. 2024.

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