A arte como ferramenta de (re)significação na formação contínua de professores para a Educação Inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182023231

Palavras-chave:

arte, inclusão, formação de professores

Resumo

Esse artigo constrói-se a partir do trabalho desenvolvido junto à professores de um instituto de idiomas que fizeram um curso sobre Educação Inclusiva como parte de seu desenvolvimento profissional em 2019. O principal objetivo destes era refletir sobre formas de atuação junto aos seus alunos com necessidades educacionais específicas. O curso ministrado teve como fundamentação teórica a abordagem histórico-cultural de Vygotsky ([1924 – 1934] 1999; [1997] 2012a), e utiliza-se da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (MAGALHÃES, 1990 - 2020) como base metodológica para o seu desenvolvimento. Os dados apresentados partem do discurso produzido pelos professores durante as aulas e evidência a forma como o contato com a arte, por meio de filmes, potencializa o entendimento destes de uma realidade diferente da sua. Esse contato por sua vez, fomentado por discussões permitiram aos docentes participantes do curso uma janela de oportunidade para o melhor entendimento do cotidiano de pessoas com necessidades educacionais específicas, bem como suas potencialidades, dificuldades e emoções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Maria Flávia Silveira. Vigotski e Psicologia da Arte: Horizontes para a Educação Musical. Cad. Cedes, Campinas, vol. 39, nº107, p. 31 – 44, jan-abr, 2019.

BARROCO, Sonia Mari Shima; SUPERTI, Tatiane. Vigotski e o Estudo a psicologia da Arte: contribuições para o desenvolvimento humano. Psicologia e Sociedade, vol. 26, nº1, p. 22-31, 2014.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília. DF: Imprensa Oficial, 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em 10 set. 2019.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, nº9.394/96. Brasília. DF: Senado Federal, 1996. Disponível em: < https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf>. Acesso em 08 set. 2019.

______. Lei Brasileira de Inclusão. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Brasília, 2015.

CAMPOS, Gastão Wagner de Souza. Reflexões temáticas sobre equidade em saúde: o caso do SUS. Rev. Saúde e Sociedade. São Paulo, v. 15, nº 2, p. 23-33, 2006.

DEMO, Pedro. Atividades de aprendizagem: sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante [recurso eletrônico]. Campo Grande: SED/MS, 2018.

FALEIROS, Vicente de Paula. Inclusão Social e Cidadania. In: palestra evento: “International Conference on Social Welfare”, realizado em Brasília em 17 de julho de 2006.

FARIAS, Paula Maria Ferreira de; DIAS, Maria Sara de Lima; CAMARDO, Denise de. Arte e catarse para Vigotski em Psicologia da Arte. Arquivos Brasileiros em Psicologia, Rio de Janeiro, vol.72, nº3, pp. 152 - 165, 2019.

FIDALGO, Sueli Salles. A Linguagem da Inclusão e Exclusão Social na Escola. São Paulo: Editora UNIFESP, 2018.

______.; MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo. Formação de professores em contexto de inclusão: a discussão vygotskiana do conceito de compensação social. In: CELANI, Maria Antonieta Alba; MEDRADO, Betânia Passos (Orgs). Diálogos sobre inclusão: das políticas às práticas na formação de professores de línguas estrangeiras. Campinas: Pontes, pp. 63-96, 2017.

FIORIN, José Luis. Introdução ao pensamento de Bakthtin. São Paulo: Contexto, 2017.

GRUM, Darja Kobal. Concept of Inclusion on the section of Vygotsky socio-cultural theory and neuropsychology. Šolsko polje letnik 23. številka 1/2 (2012) str. 109-122, 270.

http://www.dlib.si/?URN=URN:NBN:SI:DOC-BF8LRMOG Acesso em: 10 ago. 2019.

JANNUZZI, Gilberta. Algumas concepções de educação do deficiente. Rev. Bras. Cienc. Esporte. Campinas, v. 25, nº 3 p. 9 – 25, 2004.

KORMOS, Judit; SMITH, Anne Margaret. Teaching Languages to Students with Specific Learning Differences. New York: MMtextbooks, 2012.

MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo; FIDALGO, Sueli Salles. Revisando Metodologias Críticas de Pesquisa para formação de professores em Linguística Aplicada. DELTA [online]. 2019, vol.35, n.3, e2019350301. Epub Apr 18, 2019. ISSN 0102-4450. http://dx.doi.org/10.1590/1678-460x2019350301.

REIS, Alice Casanova dos; ZANELLA, Andrea Vieira. Arte e vida, vida e(em) arte: entrelaçamentos a partir de Vygotsky e Bakhtin. Psicol. Argum, Curitiba, vol.32, nº79, pp. 97 - 107, 2014.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista Especial de Educação, 2005, pp. 19-23.

SOUZA, Jaqueline G. Construção identitária do professor de inglês de escola pública em um curso de formação linguística. 2017. 216f. Dissertação. Mestrado (Programa de Educação e Saúde na Infância e na Adolescência). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2017.

TITÃS. Comida. Disponível em < https://www.letras.mus.br/titas/91453/> Acesso em: 27 de mar. 2018.

VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de; VASCONCELOS, Mariana Perrelli; VASCONCELOS, Iris Helena Guedes de. Fome, comida e bebida na música popular brasileira: um breve ensaio. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.22, n.3, jul.-set. 2015, pp.723-741.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. [1924 - 1934] Psicologia da Arte. Tradução: Paulo Bezerra. 1. Ed. edição brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. [1997] Obras Escogidas V: Fundamentos de defectología. Madrid: Machado, 2012. (Coleção Machado Nuevo Aprendizaje, 2), 2012a.

ZANATTA, Beatriz Aparecida; SILVA , Ana Rita. Apontamento sobre o conceito de catarse em Vigotski para o Ensino de arte na escola. Educativa, Goiania, vol. 20, nº 1, p. 268-287, jan./abr., 2017

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

NAZZARI, Karina. A arte como ferramenta de (re)significação na formação contínua de professores para a Educação Inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 031–050, 2023. DOI: 10.5965/19843178182023231. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/21478. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.