Cidades, espaços teatrais e experiências artísticas: uma introdução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0101

Palavras-chave:

Cidades, Espaços teatrais, Experiencias artísticas

Resumo

Introduz-se neste artigo o dossiê temático organizado para revelar estudos atualizados sobre a questão dos espaços teatrais, das cidades, das diferentes experiências artísticas que ocorrem nos espaços urbanos públicos e semipúblicos de pequenas e grandes localidades. Os temas se estendem do Maranhão ao Rio Grande do Sul, mas contemplam também as cidades de Lisboa e Barcelona, demonstrando as múltiplas possibilidades do espaço para as artes cênicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn Furquim Werneck Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado pela Université Paris X (CAPES-2003) e Estágio Sênior no Collège de France (CNPq-2011) além de períodos como Visiting Scholar em universidades europeias. Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 1997). Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ -1988). Pós-graduada em Urbanismo (UFRJ-1971). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968). Docente concursada da UNIRIO em 1989 e aposentada em 2020 como Prof. Titular do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Docente permanente do PPGAC/UNIRIO. Coordenadora-adjunta do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana, que criou e dirigiu por 26 anos. Pesquisador 1-A do CNPq. Cientista do Nosso Estado.

Leonardo Munk, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado sanduíche na Freie Universität Berlin (Universidade Livre de Berlim). Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduação em português/alemão (UFRJ). Professor Associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando na graduação e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas [PPGAC]).

Leonardo Marques de Mesentier, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ). Graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFRJ). Professor (DE) da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Isabel Maria Gonçalves Bezelga, Universidade de Évora

Doutorado em Teatro pela Universidade de Évora/Portugal. Mestrado  em Ciências da Educação -Expressões Artísticas e Interculturalidade  pela Universidade de Évora. Graduação em Ciências da Educação/Formação de Professores/Formadores (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - U.L . Professora-doutora Associada da Universidade de Évora/Portugal (UEvora) – Escola de Artes Cênicas.

Referências

FILMER, Andrew. Acts of Assembly: Exhibiting Performance Space at the 2023 Prague Quadrennial. In: Lima, Evelyn; Drago, Niuxa; Lyra, Carolina (Editors). Architecture, Artistic Practices and Cultural Heritage. Contemporary Reflections, from Theory to Practice. Rio de Janeiro: Loope Editora/FAPERJ, 2022, p.23-45.

HANNAH, Dorita. Event Space. Theatre Architecture and the Historical Avant-Garde. Londres: Routledge, 2019.

PEARSON, Mike. Site-specific performance. New York: Palgrave Macmillan, 2010.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

LIMA, E. F. W. .; MUNK, L.; MESENTIER, L. M. de; BEZELGA, I. M. G. . Cidades, espaços teatrais e experiências artísticas: uma introdução. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 45, p. 1-9, 2022. DOI: 10.5965/1414573103452022e0101. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22982. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Cidades, espaços teatrais e experiências artísticas