Corporalidades mnemônicas: histórias performadas em sonoridades enquanto dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e206

Palavras-chave:

corpo, dança, emblemas corporais, memória, sonoridade

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a elaboração da ideia de Corporalidade Mnemônica no contexto performativo. O processo descrito é fundamentado nas histórias de vida e no diálogo com a oralidade popular brasileira. A narrativa apresentada destaca a trajetória de um indivíduo envolvido na luta pela terra, expressando sua estética por meio da articulação entre corpo e voz, o que se manifesta em diversas imagens, sonoridades e musicalidades. As criações performativas sugerem uma forma de expressão que está profundamente enraizada na história do corpo e em uma espiral de memórias performadas como sonoridades em dança.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Santos Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharelado em Dança pela UNICAMP. Prof. Efetivo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Escola de Educação Básica e no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas e Mestrado Profissional em Arte (ProfARtes).

Tiago Samuel Bassani, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado e Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialização em Artes Visuais, Intermeios e educação pela UNICAMP. Graduação em Artes Visuais pela UNICAMP. Professor do curso de Artes Visuais e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Referências

ALEIXO, Fernando. Pistas para um inventário de voz: conhecer a si mesmo para se transformar. Voz e Cena, v. 1, n. 2, 69–82, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i02.34146. Acesso em: 26 mar. 2025.

ALEIXO, Fernando. A voz (do) corpo: memória e sensibilidade. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 6, p. 149-163, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101062004149. Acesso em: 26 mar. 2025.

BAPSTISTELLA, R.; SCARASSATI, M. Entreparagens. Anais do VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2010. Disponível em: https://goo.gl/fduxuY. Acesso em 14 fev. 2024.

BAPTISTELLA, Rosana. Peregrinações do Corpo, da Voz e da Memória. Anais do ENAP - USP, 2010, São Paulo. ENAP | Encontro Nacional de Antropologia e Performance - USP, 2010. Disponível em: https://enap2010.files.wordpress.com/2010/03/rosana_baptistella.pdf. Acesso em: 14 fev. 2024.

BARROS, M. de. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003.

BUENO, Gabriel Peletti. Voz dançada: corpo organizando voz em movimento de dança. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

CAMARGO, A. V. A. Voz em movimento: um estudo de metaperspectiva sonoro-motora que reúne dança contemporânea, música e tecnologia. Voz e Cena, 2(02), 2021, p. 94-113. https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.40603. Acesso em: 26 mar. 2025.

COSTA, Daniel Santos. Corpo Mnemônico: encruzilhando corporalidades populares brasileiras e histórias de vida num(a) giro(a) performativo(a) decolonial. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-23072019-105829/pt-br.php Acesso em: 26 mar. 2025.

COSTA, Daniel Santos. CORPO-FESTA: uma proposta poético-político-pedagógica no contexto da educação básica. Revista Rascunhos - UFU, v. 5, n. 3, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/43153. Acesso em: 26 mar. 2025.

COSTA, Daniel Santos. Histórias e Memórias de Folias de Reis. Ituiutaba, MG: Egil, 2010.

HAMPATÉ BÂ, A. A tradição viva. In: Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. Fabio Medeiros e Taiza Moraes. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2015.

KOPENAWA, D. e ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Trad. Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LIGIÉRO, Z. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

LERRO, Luiz Daniel. Re-Ver a tradição: elementos moto-vocais da matriz afro-brasileira no processo educativo do artista da cena. Conceição | Conception, Campinas, v. 4/nº 2 - dez/2015. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/ppgac/article/view/388. Acesso em: 26 mar. 2025.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo e da memória: os congados. O Percevejo - Revista de Teatro, Crítica e Estética, Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, p. 68-83, 2003.

MIGNOLO, Walter D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF - Dossiê: Literatura, língua e identidade, nº 34, (p. 287-324), 2008. Disponível em: https://professor.ufop.br/sites/default/files/tatiana/files/desobediencia_epistemica_mignolo.pdf. Acesso em: 25 mar. 2025.

MUNDURUKU, Daniel. A história de uma vez: um olhar sobre o contador de histórias indígenas. In: Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. Fabio Henrique Nunes Medeiros e Taiza Mara Rauen Moraes. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2015.

RAMOS, Jarbas Siqueira. O Corpo-Encruzilhada como Experiência Performativa no Ritual Congadeiro. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 296–315, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/66605. Acesso em: 26 mar. 2025.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: veredas. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2005.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. São Paulo: Editora Mórula, 2019.

WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales. Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir Y (re)vivir (Tomo I). Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.

Publicado

28-04-2025

Como Citar

COSTA, Daniel Santos; BASSANI, Tiago Samuel. Corporalidades mnemônicas: histórias performadas em sonoridades enquanto dança. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–25, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e206. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25464. Acesso em: 22 maio. 2025.