Que espaço as epistemologias teatrais devem ocupar nos novos currículos da Licenciatura em Teatro?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0210

Palavras-chave:

epistemologias teatrais, pedagogia do teatro, formação de professores, criação artística, Resolução CNE 02/2019

Resumo

O artigo aborda a crise nas relações entre epistemologias teatrais e educacionais a partir do contexto das novas diretrizes curriculares da formação de professores (Resoluções CNE 02/2015 e CNE 02/2019). Tem como estudo de caso o currículo do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e suas iniciativas visando conjugar dimensão pedagógica e propedêutica da linguagem teatral.  A partir dos estudos contemporâneos em pedagogia do teatro, estabelece-se vínculos entre práxis artística, teorias teatrais e teatro-educação para dirimir possíveis controvérsias sobre a veiculação de princípios da composição artística na formação de professores em Teatro.

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Biografia do Autor

Francisco André Sousa Lima, Southwest Bahia State University

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Artes Cênicas pela UFBA. Licenciado em Teatro pela UFBA. Professor doutor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia atuando nos cursos de Teatro e Dança.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

LIMA, Francisco André Sousa. Que espaço as epistemologias teatrais devem ocupar nos novos currículos da Licenciatura em Teatro?. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0210. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25537. Acesso em: 27 jul. 2024.