¿Qué espacio deben ocupar las epistemologías teatrales en los nuevos planes de estudio de la Licenciatura de Teatro?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0210

Palabras clave:

epistemologías teatrales, pedagogía teatral, formación de profesores, creación artística, Resolución CNE 02/2019

Resumen

El artículo aborda la crisis de la relación entre las epistemologías teatral y pedagógica en el contexto de las nuevas directrices curriculares para la formación de profesores en Brasil (Resoluciones CNE 02/2015 y 02/2019). Su estudio de caso es el currículo de la carrera de Licenciatura en Teatro de la Universidad Estadual del Sudoeste de Bahía y sus iniciativas dirigidas a conjugar las dimensiones pedagógica y propedéutica del lenguaje teatral.  A partir de estudios contemporáneos de pedagogía teatral, establece vínculos entre praxis artística, teorías teatrales y teatro-educación para resolver posibles controversias sobre la transmisión de principios de composición artística en la formación de profesores de teatro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco André Sousa Lima, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Artes Cênicas pela UFBA. Licenciado em Teatro pela UFBA. Professor doutor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia atuando nos cursos de Teatro e Dança.

Citas

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BAHIA, Secretaria de Educação. Documento curricular referencial da Bahia para educação infantil e ensino fundamental (v. 1) Rio de Janeiro: FGV, 2020a.

BAHIA, Secretaria de Educação. Documento curricular referencial da Bahia para Ensino Médio (v. 2) Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020b.

BRASIL. Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e demais dispositivos legais que regulamentam o Ensino Médio. Brasília, DF: Presidência da República, [2017]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 21 jan. 2019

BRASIL. Lei 13.278 de 02 de maio de dezembro de 2016. Brasília: Presidência da República, [2016]. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm. Acesso em: 25 out. 2023.

BRASIL. Lei 11.645 de 10 de março de 2008. Brasília: Presidência da República, [2008]. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em: 25 out. 2023.

BRASIL. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Brasília: Presidência da República, [2003]. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 25 out. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de julho de 2015. Brasília: Ministério da Educação, [2015]. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13673-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 out. 2023.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 195, de 05 de agosto de 2003. Brasília: Ministério da Educação, [2003]. Orienta as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2003/pces195_03.pdf Acesso em: 23 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: hhttp://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 20 out. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília: Ministério da Educação, [2015]. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 out. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 3, de 08 de março de 2004. Brasília: Ministério da Educação, [2004a]. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Dança e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03-04.pdf Acesso em: 25 out. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 4, de 08 de março de 2004. Brasília: Ministério da Educação, [2004b]. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Teatro e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES04-04.pdf Acesso em: 25 out. 2023.

KOUDELA, Ingrig Dormien. Prefácio. In: SANTANA, Arão Paranaguá de. Teatro e Formação de Professores. São Luís (MA): EDUFMA, 2000.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: Danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. 5 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

LIMA, Francisco André Sousa. Três currículos-dispositivos, uma encruzilhada: a educação profissional em teatro. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.

MENDONÇA, Célida Salume. Montagem em Sala de Aula: Os Princípios Norteadores de um Processo. In: TELLES, Narciso (Org.). Pedagogia do Teatro: Práticas Contemporâneas em Sala de Aula. Campinas-SP: Papirus, 2013. p.123-150.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB). Projeto Político-pedagógico do curso de Licenciatura em Teatro. Vitória da Conquista: 2012. Disponível em: http://catalogo.uesb.br/storage/documentos/teatro-lic-jq/projeto.pdf Acesso em: 25 out. 2023.

SILVA, Renata Patrícia. Para pensar a escola como espaço teatral: o teatro como ação tática no/do cotidiano. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 235–248, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15805. Acesso em: 2 maio. 2024.

Publicado

2024-07-24

Cómo citar

LIMA, Francisco André Sousa. ¿Qué espacio deben ocupar las epistemologías teatrales en los nuevos planes de estudio de la Licenciatura de Teatro?. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0210. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25537. Acesso em: 21 nov. 2024.