O grupo Ponto de Partida: teatro e música unem comunidades em fábrica de seda restaurada em Barbacena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101502024e0202

Palavras-chave:

práticas artísticas, patrimônio industrial, sustentabilidade , comunidade

Resumo

Fundamentado em conceitos de Nogueira e de Cruz, Bezelga & Menezes, o artigo examina as práticas do grupo teatral que ocupou a antiga Sericícola de Barbacena, proporcionando sustentabilidade ao patrimônio. Assim que as atividades fabris foram encerradas, as agências governamentais ocuparam os edifícios. Porém, na década de 1990, os casarões permaneceram desocupados até a apropriação pelo Grupo Teatral Ponto de Partida em 1998. Para restaurar o patrimônio industrial desativado, o grupo envolveu a comunidade de Barbacena em doações e concursos e, em 2004, ocupou o Pavilhão 1. Após a restauração do Pavilhão 2, ali foi inaugurada a Bituca – Universidade de Música Popular, uma homenagem a Milton Nascimento, e, por fim, o grupo instalou a biblioteca comunitária no Pavilhão 3.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn Furquim Werneck Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado pela Université Paris X (CAPES) e Estágio Sênior no Collège de France (CNPq) além de períodos como Visiting Scholar em universidades europeias. Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ -1988). Pós-graduada em Urbanismo (UFRJ). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968). Docente concursada da UNIRIO em 1989 e aposentada em 2020 como Prof. Titular do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Docente permanente do PPGAC/UNIRIO. Coordenadora-adjunta do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana, que criou e dirigiu por 26 anos. Pesquisador 1-A do CNPq. Cientista do Nosso Estado.

Cláudio Guilarduci , Federal University of São João del-Rei

Pós-Doutorado em Educação (PUC/RJ). Pós-Doutorado em Artes Cênicas (UNIRIO – CNPq/PDJ). Doutorado (UNIRIO – Fapemig/PCRH). Mestrado em Teatro (UNIRIO). Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei/UFSJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/PPGAC da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Referências

BERTOLA, Regina. A cidade de Barbacena e o Ponto de Partida - Entrevista da diretora e encenadora Regina Bertola concedida a EBC. Empresa Brasil de Comunicação, Brasília, 28 ago. 2015. Disponível em: https://tvbrasil.ebc.com.br/artedoartista/post/a-cidade-de-barbacena-e-o-ponto-de-partida. Acesso em: 22 nov. 2023.

BRUZZI, Tereza. Entrevista da arquiteta e cenógrafa Tereza Bruzzi concedida a Evelyn Lima. Belo Horizonte, 18 mar. 2023.

CRUZ, Hugo; BEZELGA, Isabel; MENEZES, Isabel. Para uma tipologia da participação nas práticas artísticas comunitárias: A experiência de três grupos teatrais no Brasil e em Portugal. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 10, n. 2, 2020.

FERNANDES, Fernanda. A cultura como recurso na criação do Grupo de Teatro Ponto de Partida. In Anais XXXII Congresso Brasileiro de Comunicação. Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009, Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-3594-1.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

FREDERICK, Marianne; MARIUZZO, Patrícia. Grupo Ponto de Partida celebra 35 anos de cultura brasileira. Ciência e Cultura, vol. 67, no.3, 2015, São Paulo, Jul/Set. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v67n3/v67n3a20.pdf. Acesso em: 18 mar. 2023.

KERSHAW, Baz. The Politics of Performance: Radical Theatre as Social Intervention. Londres: Routledge, 1992.

NOGUEIRA, Marcia Pompeu. A Opção pelo Teatro em Comunidades: alternativas de pesquisa. Urdimento-Revista de Estudos em Artes Cênicas, n. 10, 2008, pp. 127-136.

NOGUEIRA, Marcia Pompeu. Tentando definir o Teatro na Comunidade. Anais da IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

ROMANO, Dayane B. História local e patrimônio industrial: visitando e aprendendo com a Estação Sericícola de Barbacena. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: UNIRIO, 2019.

RUFFORD, Juliet. Architecture, Theatre and Culture in the Late Capitalism. Conference Paper. Third International Conference in Architecture, Theatre and Culture. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=92XP1XJtq-o&t=62s. Acesso em: 15 dez. 2023.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

VALLE, Mônica G. M. Vida, Arte e Atitude: um estudo sobre o Grupo Ponto de Partida. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: UNIRIO, 2005.

Publicado

2024-04-28

Como Citar

LIMA, Evelyn Furquim Werneck; GUILARDUCI , Cláudio. O grupo Ponto de Partida: teatro e música unem comunidades em fábrica de seda restaurada em Barbacena. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 50, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5965/1414573101502024e0202. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24921. Acesso em: 24 jul. 2024.