Profissionalização em Música: uma reflexão a partir das orquestras e dos projetos sociais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0111Parole chiave:
educação musical, projetos sociais, formaçãoAbstract
Este trabalho tem como objetivo discutir como a literatura aborda a profissionalização em música a partir de projetos sociais e das orquestras. Fundamentada na perspectiva da Educação Musical e na experiência dos autores, são interpostos, no texto, diferentes âmbitos profissionais onde atuam os músicos, com vistas a elucidar de que modo a profissionalização em música é compreendida academicamente no Brasil e como a profissão do músico é percebida dentro da Educação Musical enquanto área autônoma de conhecimento. O artigo aborda também pesquisas que tratam especificamente sobre a atuação de educadores musicais em comunidades e o desenvolvimento profissional de jovens a partir da vivência com práticas musicais em projetos sociais (SANTOS, 2014; BRASIL, 2014). Os resultados apresentados corroboram que os projetos sociais são fundamentais para promover a formação e a profissionalização em música de jovens oriundos, sobretudo de comunidades marginalizadas e que, em conformação com as pesquisas apresentadas, além de capacitá-los em música, esses espaços podem promover a autonomia dos sujeitos e a inserção socioprofissional desses atores.
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