Profissionalização em Música: uma reflexão a partir das orquestras e dos projetos sociais

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0111

Mots-clés :

educação musical, projetos sociais, formação

Résumé

Este trabalho tem como objetivo discutir como a literatura aborda a profissionalização em música a partir de projetos sociais e das orquestras. Fundamentada na perspectiva da Educação Musical e na experiência dos autores, são interpostos, no texto, diferentes âmbitos profissionais onde atuam os músicos, com vistas a elucidar de que modo a profissionalização em música é compreendida academicamente no Brasil e como a profissão do músico é percebida dentro da Educação Musical enquanto área autônoma de conhecimento. O artigo aborda também pesquisas que tratam especificamente sobre a atuação de educadores musicais em comunidades e o desenvolvimento profissional de jovens a partir da vivência com práticas musicais em projetos sociais (SANTOS, 2014; BRASIL, 2014). Os resultados apresentados corroboram que os projetos sociais são fundamentais para promover a formação e a profissionalização em música de jovens oriundos, sobretudo de comunidades marginalizadas e que, em conformação com as pesquisas apresentadas, além de capacitá-los em música, esses espaços podem promover a autonomia dos sujeitos e a inserção socioprofissional desses atores.

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Elisama da Silva Gonçalves Santos, Universidade Federal da Bahia

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA (PPGPROM), na linha de Educação Musical e professora do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutora em Artes Musicais (Piano Colaborativo/Música de Câmara e Coaching Vocal) pela Challey School of Music, NDSU, Estados Unidos (2020). É Mestre em Música com área de concentração em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2014) e graduada em Música pela UFBA (2011). Especialista em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação Especial Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). 

Anderson Brasil, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Cantor, compositor e instrumentista. Já teve suas canções interpretadas por cantores como Guinga, Fabiana Cozza, Vanessa Moreno, Ilessi, Tiganá Santana e instrumentistas, tais como Fi Maróstica, Rowney Scott e Ivan Sacerdote. Celebra parcerias em algumas de suas obras com referenciais da música brasileira como Rosa Marya Colin e Lula Barbosa. Fez pós-doutoramento em Educação pela Universidade de Lisboa (ULisboa). Possui Doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestrado e Graduação em Música pela mesma instituição. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Pesquisador e escritor negro possui algumas suas obras prefaciadas por nomes como Carlos Rodrigues Brandão e Jusamara Souza.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor (2018) e Mestre (2011) em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É graduado (2001) em Letras - Licenciatura plena em Português-Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e especialista em Leitura e Produção Escrita (2006) também pela UFT. Estágio pós-doutoral (em curso) no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/IBILCE) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins e atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música - Campus de Tocantinópolis e no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Campus de Araguaína.

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Publiée

2024-12-17

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SANTOS, Elisama da Silva Gonçalves; BRASIL, Anderson; SILVA, Cícero da. Profissionalização em Música: uma reflexão a partir das orquestras e dos projetos sociais. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0111, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0111. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25341. Acesso em: 26 déc. 2024.

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