Ser professor de música de projeto social: narrativas musicobiográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0104

Palavras-chave:

história de vida, professor de música, projeto social, entrevista narrativa (auto)biográfica

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de Mestrado concluído, no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília (PPGMUS-UnB), cujo objetivo constituiu-se em compreender o que é ser professor de música, no bojo de projetos sociais. O trabalho dialoga com pesquisadores da área de Educação Musical em projetos sociais, com foco na qualidade da formação/constituição do docente. O referencial teórico parte de conceitos inerentes ao ensino de música e suas implicações na aprendizagem, em uma perspectiva mais transformadora que reprodutiva, como Biografização na contemporaneidade e com reflexões sobre processos de constituição do sujeito e os conceitos de Lugar. A pesquisa se inscreve na perspectiva teórico-metodológica (Auto)Biográfica, cuja fonte foi uma entrevista, dessa natureza, com o professor de música Valdécio Fonseca, idealizador do projeto social “Música e cidadania”, realizado em Varjão (DF). A análise interpretativa prioriza a subjetividade do sujeito, a observação dos processos de reflexividade do agir e narrar sobre si do colaborador da pesquisa. Ao fazer uma escuta atenta, da palavra dada pelo professor, que aqui configura-se como de um outro-Autor, o professor Valdécio fez emergir, em
seus discursos narrativos, as posturas, as escolhas, as tomadas de decisões e sua avaliação sobre acontecimentos escolhidos e narrados por ele. As conclusões indicam uma epistemologia do sujeito biográfico, o qual enlaça, nas narrativas da experiência, as razões e emoções capazes de levar um professor de música de projeto social a fazer o que fez. Na
pesquisa (auto)biográfica em Educação Musical, o professor não conta como faz, mas o que fez de sua vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Firmino Vieira, University of Brasília

É graduada em Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (2011) e Mestre em Música pela Universidade de Brasília (2017). Atualmente é docente na graduação em música da Universidade de Brasília.

Delmary Vasconcelos de Abreu, University of Brasília

Docente de música da Universidade de Brasília (UnB), com doutorado em música pela UFRGS, mestrado em linguagem (UFMT), graduação em letras (Unemat) e graduação em música (IPA/RS). Possui pós-doutorado em educação na linha cultura, escrita e linguagens pela UFPel. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música da UnB e líder do grupo de pesquisa Educação Musical e Autobiografia.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena M.B. Destacados Educadores Brasileiros: Suas histórias, nossa história. EdiPURS, 2016.

ABREU, Delmary Vasconcelos. A história de vida aguçada pelos biografemas: um recorte da história de vida de Jusamara Souza com o campo da educação musical. Revista da Abem, v. 27, n. 43, p. 150-167, jul/dez, 2019.

ABREU, Delmary Vasconcelos. História de Vida e sua representatividade no campo da Educação Musical: um estudo com dois Educadores Musicais do Distrito Federal. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v.21, n.40, p.33-57, jan./jun. 2017.

ABREU, Delmary Vasconcelos. Levino Ferreira de Alcântara: a gênese da educação musical no Distrito Federal. In: (Org.) ABRAHÃO, M. H. M.B. Destacados Educadores Brasileiros: suas histórias, nossa história. EDIPUCRS: Porto Alegre, 2016, p. 119-146.

ABREU, Delmary Vasconcelos. História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação Musical. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 13, p. 243-260, 28 jun. 2020.

ARROYO, Margarete. Um olhar antropol6gico sobre praticas de ensino e aprendizagem musical. Revista da ABEM, n. 5, p.13-20, 2000.

BAUMAN, ZYGMUNT. Entrevista sobre Educação. Desafios Pedagógicos e Modernidade Líquida. (Segunda parte da entrevista: Os desafios da educação: aprender a caminhar sobre areias movediças, realizada por Alba Porcheddu). Trad. Neide L. de Rezende e Marcello Bulgarelli. Cadernos de Pesquisa, n. 137, v. 39, 2009.

BOLÍVAR, A. Metodología de la investigación biográfico-narrativa: recogida y análisis de dados. In: PASSEGGI, M.C; ABRAHÃO, M.H.M.B (Orgs). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto Alegre:EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012, p. 79-109.

BOWMAN, Wayne. Educating Musically, in Richard Colwell and Carol Richardson eds. The new handbook of research on music teaching and learning. New York: Oxford University Press, p. 1-35, 2001.

BOWMAN, Wayne. Practices, virtue ethics, and music education. Action, Criticism, and Theory for Music Education, p. 01-19, 2012.

BOWMAN, Wayne. The ethical significance of music-making by Wayne Bowman. First published in Issue of the. Music Mark Magazine, Winter, 2014.

BOWMAN, Wayne. The limits and grounds of musical praxiliasm. In: Elliott, David. Praxial Music Education: reflections and dialogues. Oxford University Press, p. 52-78, 2005.

BOWMAN, Wayne. “Who is the “We”? Rethinking Professionalism in Music Education”. Action, Criticism, and Theory for Music Education. p. 109-131, 2007.

BOWMAN, Wayne. Why do humans value music?. Philosophy of Music Education Review. p. 55-63, 2002.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal: EDUFRN, 2012.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo--projeto. Tradução de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi. Natal, RN: EDUFRN. São Paulo, 2008.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação v.16, n.47 maio-ago.2011.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2004, p. 64.

KATER, Carlos. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 12. n. 10, p. 43-51, 2004.

KLEBER, Magali. O Terceiro Setor e Projetos Sociais em Música. In: Revista Eletrônica do Terceiro Setor. 09 de maio de 2003. Disponível em: www.rets.rits.org.br. Acesso em: 28.03.2022.

KLEBER, Magali. Projeto sociais e educação musical. In: Jusamara Souza. (Org). Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, p. 213-235, 2008.

KOELLREUTTER, H. J. Educação musical no Terceiro Mundo. In: KATER, C. (Ed.). Cadernos de estudo de Educação musical, n. 1. São Paulo. Atravez: EM-UFMG, 1998.

MELO NETO, João Cabral de. Poemas. In: MACHADO, Luiz Raul. Novas Seletas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

MAXIMINANO, Antonio César Amaru. Administração de projetos: transformando ideias em resultados. São Paulo, 1997.

MÜLLER, Vânia. Ações sociais em educação musical: com que ética, para qual mundo? Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, 53-58, 2004.

NASCIMENTO, Antônio Dias. Música, Educação e Projetos Sociais. Projetos sociais e educação. Porto Alegre, 2014.

OLIVEIRA, Alda. Atuação profissional do educador musical: terceiro setor. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11 n. 8, p. 93-98, 2003.

OTERO, Marcela Fossati. Alteridade e solicitude a partir da obra o si mesmo como outro de Paul Ricoeur. Enciclopédia Pelotas, vol, 04, p. 94 –101, 2015.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas Da Experiência Na Pesquisa-Formação:1 Do Sujeito Epistêmico Ao Sujeito Biográfico, Revista Roteiro, Joaçaba.v. 41, n. 1, p. 67-86, 2016.

PRODANOV, C.C; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª ed. Universidade Feevale – Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, 2013.

QUEIROZ, Andréa Matias. Experiências formativas em música ao longo da vida: um estudo a partir de entrevistas narrativas com jovens de uma orquestra. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação Música em Contexto-Universidade de Brasília. Brasília, 2015.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Escola, Cultura, diversidade e educação musical. Revista Intermeio, Campo Grande, MS. V 19, n.37 P 95-124, Jan/Jun. 2013.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como outro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

SANTOS, C. P. Musicalização de crianças e adolescentes: um projeto educativo de transformação social. Dissertação (Mestrado) - Máster of Arts in Music, Campbellsville University, Campbellsville/Recife. 2006.

SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.12. n. 10, p. 7-11, 2004.

SOUZA, Jusamara. Música em projetos sociais: a perspectiva da sociologia da educação musical. In: SOUZA, Jusamara. (Org.). Música, educação e projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2014.

VASCONCELOS, Ana Lúcia Fontes de Souza. Uma experiência de avaliação dos impactos da formação de capital humano em programas sociais: o caso do programa de liderança e desenvolvimento social (PLDS) no nordeste Brasileiro. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

VIEIRA, Karina Firmino; ABREU, Delmary Vasconcelos de. Ser professor de música de projeto social: narrativas musicobiográficas. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0104, 2022. DOI: 10.5965/2525530407012022e0104. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20848. Acesso em: 24 nov. 2024.