O dizível das pesquisas em educação musical

Abordagem (auto)biográfica na produção acadêmica

Autores

  • Mônica Luchese Marques Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Ana Ester Correia Madeira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Silani Pedrollo Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Teresa Mateiro Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) https://orcid.org/0000-0002-3527-8366

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0108

Palavras-chave:

Estado do conhecimento., Referencial teórico., Metodologia., Conceitos.

Resumo

Para saber como as pesquisas (auto)biográficas estão sendo desenvolvidas na educação musical, analisamos 47 teses e dissertações por meio de um estudo de estado do conhecimento. Neste artigo ressaltamos a análise sobre o referencial teórico, a metodologia e aos neologismos formados na interface educação musical e (auto)biografia. Esses trabalhos reforçam a autonomia da educação musical como área de conhecimento, e mesmo diante da contribuição da sociologia, psicologia e filosofia, seus objetos de estudos centram-se em problemáticas e campos empíricos específicos da educação musical. A metodologia dos trabalhos revela uma pluralidade de nomes utilizados que se misturam à abordagem de investigação como: narrativas, biográficas, histórias de vida, história oral, embora percebamos pouca variação de autores(as) para fundamentar. Encontramos seis novos termos com conceitos delineados pelos(as) pesquisadores(as), que contribuem para o vocabulário da área de educação musical, mostram as encruzilhadas conceituais da área e ampliam os caminhos investigativos percorridos.

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Biografia do Autor

Mônica Luchese Marques, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui nível Técnico em Violino pela Escola de Música de Brasília, graduação em Educação Artística- Música pela Universidade de Brasília (2007) e mestrado em Música pela Universidade de Brasília (2011). É professora assistente da Universidade Federal do Maranhão e atualmente cursa o doutorado em Música na Universidade Estadual de Santa Catarina sob a orientação da Dra. Teresa Mateiro.

Ana Ester Correia Madeira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda, mestre e licenciada em Música pela UDESC. Integra o Grupo de Pesquisa "Educação Musical e Formação Docente" (ForMusi/Udesc/CNPq). Professora de música na Educação Infantil; cantora e integrante do Grupo de Evangelização Infantil Semeando a Esperança, onde trabalha com música e teatro de fantoches. Tem como foco de pesquisa os seguintes temas: motivação, educação musical e formação docente na Educação Básica.

Silani Pedrollo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Estudante do curso de Mestrado em Música – Educação Musical (PPGMUS/UDESC). Foi bolista em projetos de pesquisa (Iniciação Científica) e em projetos de extensão durante o curso de Licencitura em Música (UDESC, 2019). É graduada também em Pedagogia (UNIPAR, 2001). Atua na área de Artes, com ênfase em Música. Tem experiência há mais de 15 anos como professora de violão, teclado, flauta, canto e musicalização infantil. Trabalhou como oficineira de canto e violão pela Fundação Franklin Cascaes (2012). Formada em teclado eletrônico em 1996. Atuou como professora de teclado eletrônico, canto e flauta na Escola Artemúsica no Paraná de 1994 a 2010.

Teresa Mateiro, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora associada do Departamento de Música (DMU) da UDESC. Atua nos Programas de Pós-Graduação, Mestrado  e Doutorado em Música (PPGMUS) e Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) na mesma instituição.  Foi professora de música em escolas, públicas e privadas, de educação básica. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Lund, Suécia. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente (ForMusi/UDESC/CNPq). Desenvolve pesquisas na área de Formação Docente privilegiando temas como prática pedagógica, programas curriculares, conhecimento profissional, práticas musicais escolares, estudos transculturais e pesquisa (auto)biográfica em educação musical.

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Publicado

2022-07-15

Como Citar

LUCHESE MARQUES, M.; CORREIA MADEIRA, A. E.; PEDROLLO, S.; MATEIRO, T. O dizível das pesquisas em educação musical: Abordagem (auto)biográfica na produção acadêmica. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0108, 2022. DOI: 10.5965/2525530407012022e0108. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21773. Acesso em: 9 ago. 2022.