Archivos
-
Elaboração das Artes como campo de conhecimento
Vol. 28 Núm. 01 (2024)O primeiro número do volume 28 da Nupeart - Revista do Pro-Artes, apresenta dez artigos do dossiê intitulado “Elaboração das Artes como campo de conhecimento” e mais quatorze artigos de fluxo contínuo que abordam temáticas ligadas às artes, educação e seus amplos aspectos interdisciplinares.
O dossiê “Elaboração das Artes como campo de conhecimento”, apresenta uma diversidade de textos que revelam registros históricos e biográficos sobre docentes de Artes pioneiros/as na implantação da educação universitária na graduação e na pós-graduação. São textos que abordam a vida, o trabalho e o legado de profissionais que tiveram influência no desenvolvimento do campo das Artes no Brasil.
Alguns textos são mais historiográficos, outros apresentam aspectos da via pessoal e sociocultural desses/as pioneiros/as e alguns dão ênfase ao desenvolvimento político da área de Artes no Brasil, no sentido da sua inserção nas agências de financiamento e de avaliação acadêmica. Alguns conteúdos abordam processos políticos, acadêmicos e socioculturais ligados a ações desses/as artistas, instituições, associações e demais grupos e agentes sociais do campo das Artes que desenvolveram ou desenvolvem seus trabalhos de modo influente no Brasil.
Neste dossiê é possível encontrar descrições e narrativas de acontecimentos e de processos de transformação do campo das artes em relação com sua afirmação como campo de conhecimento singular, acadêmico, político e sociocultural no Brasil. -
Metodologías del Arte en la Educación para Contextos Contemporáneos
Vol. 27 Núm. 2 (2023)Dossier que recoge reflexiones sobre cómo acercarse a las pedagogías humanistas que se están elaborando actualmente, con el deseo de llevar a cabo una reconstrucción de la práctica pedagógica contemporánea en las Artes, híbrida y anticolonialista.
-
Fundamentos Teóricos da Arte na Educação: o contexto contemporâneo
Vol. 27 Núm. 1 (2022)Dossiê baseado no tema Fundamentos Teóricos da Arte na Educação: o contexto contemporâneo, no qual buscamos a articulação da produção de conhecimento na contemporaneidade com a reconstrução crítica de fundamentos teóricos reconhecidos para o ensino das artes. Acreditamos ser necessário estabelecer na atualidade uma ecologia de saberes, capaz de tratar também das teorias invisibilizadas e que tem sido epistemologicamente tratadas como não válidas, como é o caso dos conhecimentos artesanais, dos processos das lutas sociais e dos saberes tradicionais das culturas fora do restrito eixo europeu colonialista. Consideramos que esta é uma meta a ser conquista e compartilhada com o público leitor.
-
Dossiê Especial Prof-Artes
Vol. 25 Núm. 1 (2021)Dossiê dedicado a trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes