Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 8MB)
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades do documento, garantindo a avaliação às vegas pelos pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

  1. A Revista é composta pelas seguintes seções:

    a) Artigos: Esta seção está aberta a trabalhos inéditos de cunho teórico ou empírico, ou seja: resultados de pesquisas que cumpram com os requisitos mínimos de rigor e sistematização; e discussões teóricas que proponham novos modelos e interpretações e/ou  revisões teóricas que tratem sobre o estado da arte em algum campo de interesse da revista.

    b) Relatos: Esta seção está aberta a propostas teóricas e práticas que descrevam e analisem criticamente experiências educativas que supõem contribuição e inovação em algum campo de interesse da revista.

    c) Dossiê: Esta seção está aberta à submissão de um conjunto de textos que compõem um dossiê sobre alguma temática nas áreas de educação e cultura. Os textos deverão ser inéditos resultantes de pesquisa e/ou práticas educativas. O tema do dossiê, devidamente justificado, poderá ser proposto pelo Conselho Editorial e por profissionais interessado(s). O Dossiê será encaminhado para pareceristas externos, conforme normas da Revista.
  2. Serão aceitos textos em português e espanhol.
  3. Os artigos devem ter uma extensão de no mínimo 8 (oito) e máximo de 15 (quinze) páginas, incluindo resumo, referências, ilustrações, gráficos e tabelas. Os relatos devem ter no mínimo 5 (cinco) e no máximo 8 (oito) páginas, incluindo resumo, referências, ilustrações, gráficos e tabelas.
  4. A primeira página deve apresentar, antes do texto principal: título, resumo com cerca de 150 (cento e cinquenta) palavras e 3 (três) palavras-chave. O resumo e as palavras-chave deverão estar em português ou espanhol (no caso do texto estar nesse idioma). O resumo em inglês deve ser incluído e vir em seguida ao Resumo. Qualquer informação que possa indicar a autoria do texto deve ser omitida.
  5. Os textos devem ser formatados em fonte Times New Roman, tamanho 12, papel tamanho A-4, espaço entre linhas de 1,5, todas as margens com 2,5 cm.
  6. As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários. Estas notas devem ser colocadas ao final de cada página, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 10 e espaço simples entre linhas.
  7. Os trabalhos devem seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 10520: 2023). Durante a edição, serão adaptados ao projeto e formato editorial da Revista Nupeart.

    a) As citações com menos de três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas do sobrenome do autor, ano de edição citada e página entre parêntesis. Exemplo: (Souza, 2005, p.47). As citações com mais de três linhas devem ser colocadas em destaque: fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples entre linhas, alinhamento a 4,0 cm da margem esquerda; seguidas do sobrenome do autor, ano de edição citada e página entre parênteses. Em caso de citação em língua estrangeira, esta deve ser traduzida (se o autor julgar necessário o trecho original pode ser apresentado em nota de rodapé).

    b)  Exemplos de referências bibliográficas:

    - Livros (obra completa)

    STAM, Robert. O espetáculo interrompido: literatura e cinema de desmistificação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

    - Capítulo de livro (volume, fragmento e outras partes de obra com autor próprio)

    BATISTA, Nildo Alves; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. A prática como eixo da aprendizagem na graduação médica. In: SAMPAIO, Lúcia de Oliveira (Org.). A formação médica na Unifesp: excelência e compromisso social. São Paulo: Editora FAp-Unifesp, 2008. Cap. 4.

    - Artigos de Periódicos disponível online

    PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 27, n. 53, p. 11-23, jun./dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882007000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 jun. 2018.

    A lista das referências deve conter somente a descrição dos documentos efetivamente citados no trabalho.

  8. Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes.
  9. Os textos são de responsabilidade exclusivamente do(s) autor(es).
  10. Os trabalhos devem ser encaminhados através do recurso Nova Submissão, encontrado na própria página da revista (é preciso estar cadastrado e logado), devendo ser preenchidos todos os campos de informações requeridas. No campo Resumo da Biografia deverá ser fornecido Curriculum Vitae resumido com cerca de 120 palavras.
  11. Os trabalhos serão aceitos para apreciação na suposição de que são inéditos e não foram encaminhados a outros periódicos.

Artigos

Esta seção está aberta a trabalhos inéditos de cunho teórico ou empírico, ou seja: resultados de pesquisas que cumpram com os requisitos mínimos de rigor e sistematização; e discussões teóricas que proponham novos modelos e interpretações e/ou  revisões teóricas que tratem sobre o estado da arte em algum campo de interesse da revista.

Relatos

Esta seção está aberta a propostas teóricas e práticas que descrevam e analisem criticamente experiências educativas que supõem contribuição e inovação em algum campo de interesse da revista.

Dossiê

Esta seção está aberta à submissão de um conjunto de textos que compõem um dossiê sobre alguma temática nas áreas de educação e cultura. Os textos deverão ser inéditos resultantes de pesquisa e/ou práticas educativas.

O tema do dossiê, devidamente justificado, poderá ser proposto pelo Conselho Editorial e por profissionais interessado(s).

O Dossiê será encaminhado para pareceristas externos, conforme normas da Revista.

Artigos - Tempo Passado

Seção criada para a revista NUPEART - CEART 30 anos.

Artigos - Tempo Presente

Seção criada para a revista NUPEART - CEART 30 anos.

Homenagens - Outras Palavras

Seção criada para a revista NUPEART - CEART 30 anos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.