v. 28 n. 01 (2024): Elaboração das Artes como campo de conhecimento
O primeiro número do volume 28 da Nupeart - Revista do Pro-Artes, apresenta dez artigos do dossiê intitulado “Elaboração das Artes como campo de conhecimento” e mais quatorze artigos de fluxo contínuo que abordam temáticas ligadas às artes, educação e seus amplos aspectos interdisciplinares.
O dossiê “Elaboração das Artes como campo de conhecimento”, apresenta uma diversidade de textos que revelam registros históricos e biográficos sobre docentes de Artes pioneiros/as na implantação da educação universitária na graduação e na pós-graduação. São textos que abordam a vida, o trabalho e o legado de profissionais que tiveram influência no desenvolvimento do campo das Artes no Brasil.
Alguns textos são mais historiográficos, outros apresentam aspectos da via pessoal e sociocultural desses/as pioneiros/as e alguns dão ênfase ao desenvolvimento político da área de Artes no Brasil, no sentido da sua inserção nas agências de financiamento e de avaliação acadêmica. Alguns conteúdos abordam processos políticos, acadêmicos e socioculturais ligados a ações desses/as artistas, instituições, associações e demais grupos e agentes sociais do campo das Artes que desenvolveram ou desenvolvem seus trabalhos de modo influente no Brasil.
Neste dossiê é possível encontrar descrições e narrativas de acontecimentos e de processos de transformação do campo das artes em relação com sua afirmação como campo de conhecimento singular, acadêmico, político e sociocultural no Brasil.