Consumo de vestuário: análise das motivações do consumidor fast fashion e slow fashion
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630732023e3595Parole chiave:
consumo, moda, sustentabilidadeAbstract
Na indústria da moda, desde a produção do tecido até o descarte do produto feito pelo consumidor final, ocorre a poluição do meio ambiente. A grande variedade de produtos, as rápidas tendências e o consumo exagerado geram grande impacto ambiental. Entretanto, com o avanço da tecnologia presente na Quarta Revolução Industrial, estão ocorrendo mudanças no perfil dos consumidores na medida em que possuem cada vez mais informações sobre os processos de produção e têm consciência do desgaste socioambiental gerado. O objetivo deste estudo é apresentar as características e o perfil de dois tipos de consumidores de moda: os que consomem de empresas slow fashion e aqueles que optam pelas empresas fast fashion, dessa forma, visando motivar o consumo sustentável. Para embasamento do desenvolvimento desta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico que indicou características do comportamento do consumidor e o consumo do produto de moda. Para complementar o estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório para conhecer o perfil dos consumidores e compreender as motivações de consumo. Com o desenvolvimento da pesquisa, foi possível compreender as motivações de consumo e desse modo, propor ações para motivar o consumo sustentável.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGUIAR, Cristina N.; MARTINS, Emanuelle P.; MATOS, Rodrigues N. A importância do consumo consciente no mercado de Moda. Universidade de Cuiabá, Faculdade de Comunicação Social, Design de Moda. 2010. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202010/71 632_A_importancia_do_consumo_consciente_no_mercado_de_Moda.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.
ARAÚJO, Mariana; BROEGA, Ana; RIBEIRO, Silvana. Sustentabilidade na moda e consumo consciente. In:O Local, O global e o Transnacional nas Produção Acadêmica Contemporânea 19 e 20 de junho de 2014, Barcelona, Catalunha. Anais [...] Portugal: Universidade do Minho. Apec. ISBN: 978-84-697-0700-5. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/34492. Acesso em: 20 set. 2021.
BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. 68 p.
BERLIM, Lilyan; Moda e sustentabilidade, uma reflexão necessária; Estação das letras e cores; São Paulo, 2012.
BRUNO, FLAVIO. A quarta revolução industrial do setor têxtil e de confecção: a visão de futuro para 2030. 1ª edição. São Paulo: Estação das letras e cores, 2016.
CANTORI, Andrea Mondino. CONSUMO CONSCIENTE NA MODA: O nível de consciência e a preferência entre os consumidores de slow fashion e fast fashion. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/225369/001126778.pdf?sequenc e=1&isAllowed=y. Acesso em: 21 jan. 2023.
COSTA, Mila F. B. Ferreira; ZANETI, Izabel C. B. B. Bacellar. Impactos ambientais do fast fashion: o lixão têxtil internacional do Atacama- Chile. Revista Tecnológica e Sociedade utfpr.
CUNHA, Bruno; GALVANIZ, Lucas; ALVES, Jacqueline. A permanência do trabalho escravo no setor da produção de roupas no Brasil e no século XXI: Da moda da escravidão à escravidão na moda. Revista Direitos Culturais, 15(36), 7-37, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20912/rdc.v15i36.29. Acesso em: 27 out. 2021.
CRANE, Diana. BUENO, Maria Lúcia. Ensaios sobre moda, arte e globalização cultural. São Paulo: Editora Senac, 2011
DUONG, Tiffany. Deserto do Atacama no Chile: onde o fast fashion vai morrer. EcoWatch, 2021. Disponível em: https://www.ecowatch.com/chile-desert-fast-fashion-2655551898.html. Acesso em: 03 jan. 2023.
ERTEKIN, Z. O.; ATIK, D. Sustainable markets: Motivating factors, barriers, and remedies for mobilization of slow fashion. Journal of Macromarketing, v. 35, n. 1, p. 53-69, 2015.
FIORIN, Marcia M. Berti; SEHNEM, Alyne; MATTEI Lauro. VESTUÁRIO
SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO MODO DE PRODUÇÃO
SLOW FASHION EM EMPRESAS BRASILEIRAS. Universidade Federal de Santa Catarina, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Marcia-Meira-Fiorin-2/publication/330543660_VESTUARIO_SUSTENTAVEL_ANALISE_DAS_CARACTERISTICAS_DO_MODO_DE_PRODUCAO_SLOW_FASHION_EM_EMPRESAS_BRASILEIRAS/links/5c475758 a6fdccd6b5c049c7/VESTUARIO-SUSTENTAVEL-ANALISE-DAS-CARACTERISTIC AS-DO-MODO-DE-PRODUCAO-SLOW-FASHION-EM-EMPRESAS-BRASILEIRAS.pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.
FLETCHER, Kate. Slow fashion. Ecologist informed by nature, 2007. Disponível em:https://theecologist.org/2007/jun/01/slow-fashion. Acesso em: 08 dez. 2022.
LINKE, P. P. (2021). Moda (in)sustentável? Projetica, 12(2), 39–69. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p39.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Companhia de bolso, 1987.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Companhia de Bolso, 2010.
LOPES, Veridiana; Entenda a diferença entre consumo e consumismo, 2022; Serasa limpa nome. Disponível em: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/blog/diferenca-entre-consumismo-e-consumo/. Acesso em: 12 ago. 2023.
MANZINI, Ezio. VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. Editora da Universidade de São Paulo: São Paulo, 2011.
MATTEI, Davi; MACHADO, Mirian; OLIVEIRA, Paulo. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores finais. Revista de Ciências Empresariais. v. 3, n.2, p. 27-37, 2006. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/199473156.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.
NUNES, Moema; SILVEIRA, Giuliana. Análises das motivações do consumidor de fast-fashion. Revista de administração AIMED. v. 6, n. 1, 2016. Disponível em: http://seer.imed.edu.br/index.php/raimed/article/view/1096/825. Acesso em: 27 set. 2021.
OLIVEIRA, Karla Beatriz Barbosa de; SANTOS, Palloma Rodrigues Gomes. Consumo de moda: tendência de necessidade em meio à pandemia. Dobras, 2020. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1291/673. Acesso em: 21 jan. 2023.
OLIVEIRA, Luana Gomes de; MIRANDA Felipe G.; DIAS, Maria Amélia de Paula. Sustainable practices in slow and fast fashion stores: What does the customer perceive? Cleaner Engineering and Technology, volume 6, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666790822000180. Acesso em: 12 ago. 2023.
PEREIRA, Carolina Morgado. O Vestuário e a Moda: e suas principais correntes teóricas. ModaPalavra e-periódico, vol. 8, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5140/514051496010.pdf. Acesso em: 27 set. 2021.
RIOS, Marina Pereira; FREITAS, Silvia Helena Belmino. Comunicação de moda em tempos de pandemia: conteúdos de empresas fast fashion e slow fashion em mídias digitais. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, V. 15, N. 36, p. 61-85. 2022. Disponível em: <
/www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/20120/14203.Acesso em: 28 set. 2022.
ROUSSENQ, Dayana; LINS, Hoyêdo. Fast fashion e trabalho (in)digno: o caso Zara Brasil. In: II Jornada de Desenvolvimento na América Latina, 9, 2018. Anais [...] Universidade do Extremo Sul Catarinense - Trabalho e Desenvolvimento na América Latina. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/seminariocsa/article/viewFile/4733/4326. Acesso em: 21 out. 2021.
SCHULTE, Neide Köhler; LOPES, Luciana Dornbusch. Sustentabilidade ambiental: um desafio para a moda. Modapalavra e-periódico, v. 1, n. 2, 2008.
TONIOLLO, Michele; ZANCAN, Natália; WÜST, Caroline. Indústria têxtil:
sustentabilidade, impactos e minimização. In:VI Congresso Brasilero de Gestão Ambiental, 11, 2015. Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão (IFRS) Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais. Disponível em:
http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2015/V-029.pdf. Acesso em: 27 out. 2021.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Rafaela Rodrigues Nassimbem, Paula Piva Linke, Natani Aparecida do Bem
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".