Consumo de vestuário: análise das motivações do consumidor fast fashion e slow fashion

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630732023e3595

Mots-clés :

consumo, moda, sustentabilidade

Résumé

Na indústria da moda, desde a produção do tecido até o descarte do produto feito pelo consumidor final, ocorre a poluição do meio ambiente. A grande variedade de produtos, as rápidas tendências e o consumo exagerado geram grande impacto ambiental. Entretanto, com o avanço da tecnologia presente na Quarta Revolução Industrial, estão ocorrendo mudanças no perfil dos consumidores na medida em que possuem cada vez mais informações sobre os processos de produção e têm consciência do desgaste socioambiental gerado. O objetivo deste estudo é apresentar as características e o perfil de dois tipos de consumidores de moda: os que consomem de empresas slow fashion e aqueles que optam pelas empresas fast fashion, dessa forma, visando motivar o consumo sustentável. Para embasamento do desenvolvimento desta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico que indicou características do comportamento do consumidor e o consumo do produto de moda. Para complementar o estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório para conhecer o perfil dos consumidores e compreender as motivações de consumo. Com o desenvolvimento da pesquisa, foi possível compreender as motivações de consumo e desse modo, propor ações para motivar o consumo sustentável.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Rafaela Rodrigues Nassimbem, State University of Maringá

Graduanda em Moda pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; PIC UEM. Iniciação científica no grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Moda e Sustentabilidade (LEMODUS) certificado pelo CNPQ.

Paula Piva Linke, State University of Maringá

Professora Doutora, atua na Universidade Estadual de Maringá, pertence ao grupo de pesquisa  Laboratório de Estudos em Moda e Sustentabilidade (LEMODUS) certificado pelo CNPQ.

Natani Aparecida do Bem, State University of Maringá

Professora Mestre, atua na Universidade Estadual de Maringá, orientadora e participante do grupo de pesquisa LEMODUS.

Références

AGUIAR, Cristina N.; MARTINS, Emanuelle P.; MATOS, Rodrigues N. A importância do consumo consciente no mercado de Moda. Universidade de Cuiabá, Faculdade de Comunicação Social, Design de Moda. 2010. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202010/71 632_A_importancia_do_consumo_consciente_no_mercado_de_Moda.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.

ARAÚJO, Mariana; BROEGA, Ana; RIBEIRO, Silvana. Sustentabilidade na moda e consumo consciente. In:O Local, O global e o Transnacional nas Produção Acadêmica Contemporânea 19 e 20 de junho de 2014, Barcelona, Catalunha. Anais [...] Portugal: Universidade do Minho. Apec. ISBN: 978-84-697-0700-5. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/34492. Acesso em: 20 set. 2021.

BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. 68 p.

BERLIM, Lilyan; Moda e sustentabilidade, uma reflexão necessária; Estação das letras e cores; São Paulo, 2012.

BRUNO, FLAVIO. A quarta revolução industrial do setor têxtil e de confecção: a visão de futuro para 2030. 1ª edição. São Paulo: Estação das letras e cores, 2016.

CANTORI, Andrea Mondino. CONSUMO CONSCIENTE NA MODA: O nível de consciência e a preferência entre os consumidores de slow fashion e fast fashion. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/225369/001126778.pdf?sequenc e=1&isAllowed=y. Acesso em: 21 jan. 2023.

COSTA, Mila F. B. Ferreira; ZANETI, Izabel C. B. B. Bacellar. Impactos ambientais do fast fashion: o lixão têxtil internacional do Atacama- Chile. Revista Tecnológica e Sociedade utfpr.

CUNHA, Bruno; GALVANIZ, Lucas; ALVES, Jacqueline. A permanência do trabalho escravo no setor da produção de roupas no Brasil e no século XXI: Da moda da escravidão à escravidão na moda. Revista Direitos Culturais, 15(36), 7-37, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20912/rdc.v15i36.29. Acesso em: 27 out. 2021.

CRANE, Diana. BUENO, Maria Lúcia. Ensaios sobre moda, arte e globalização cultural. São Paulo: Editora Senac, 2011

DUONG, Tiffany. Deserto do Atacama no Chile: onde o fast fashion vai morrer. EcoWatch, 2021. Disponível em: https://www.ecowatch.com/chile-desert-fast-fashion-2655551898.html. Acesso em: 03 jan. 2023.

ERTEKIN, Z. O.; ATIK, D. Sustainable markets: Motivating factors, barriers, and remedies for mobilization of slow fashion. Journal of Macromarketing, v. 35, n. 1, p. 53-69, 2015.

FIORIN, Marcia M. Berti; SEHNEM, Alyne; MATTEI Lauro. VESTUÁRIO

SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO MODO DE PRODUÇÃO

SLOW FASHION EM EMPRESAS BRASILEIRAS. Universidade Federal de Santa Catarina, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Marcia-Meira-Fiorin-2/publication/330543660_VESTUARIO_SUSTENTAVEL_ANALISE_DAS_CARACTERISTICAS_DO_MODO_DE_PRODUCAO_SLOW_FASHION_EM_EMPRESAS_BRASILEIRAS/links/5c475758 a6fdccd6b5c049c7/VESTUARIO-SUSTENTAVEL-ANALISE-DAS-CARACTERISTIC AS-DO-MODO-DE-PRODUCAO-SLOW-FASHION-EM-EMPRESAS-BRASILEIRAS.pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.

FLETCHER, Kate. Slow fashion. Ecologist informed by nature, 2007. Disponível em:https://theecologist.org/2007/jun/01/slow-fashion. Acesso em: 08 dez. 2022.

LINKE, P. P. (2021). Moda (in)sustentável? Projetica, 12(2), 39–69. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p39.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Companhia de bolso, 1987.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Companhia de Bolso, 2010.

LOPES, Veridiana; Entenda a diferença entre consumo e consumismo, 2022; Serasa limpa nome. Disponível em: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/blog/diferenca-entre-consumismo-e-consumo/. Acesso em: 12 ago. 2023.

MANZINI, Ezio. VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. Editora da Universidade de São Paulo: São Paulo, 2011.

MATTEI, Davi; MACHADO, Mirian; OLIVEIRA, Paulo. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores finais. Revista de Ciências Empresariais. v. 3, n.2, p. 27-37, 2006. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/199473156.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.

NUNES, Moema; SILVEIRA, Giuliana. Análises das motivações do consumidor de fast-fashion. Revista de administração AIMED. v. 6, n. 1, 2016. Disponível em: http://seer.imed.edu.br/index.php/raimed/article/view/1096/825. Acesso em: 27 set. 2021.

OLIVEIRA, Karla Beatriz Barbosa de; SANTOS, Palloma Rodrigues Gomes. Consumo de moda: tendência de necessidade em meio à pandemia. Dobras, 2020. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1291/673. Acesso em: 21 jan. 2023.

OLIVEIRA, Luana Gomes de; MIRANDA Felipe G.; DIAS, Maria Amélia de Paula. Sustainable practices in slow and fast fashion stores: What does the customer perceive? Cleaner Engineering and Technology, volume 6, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666790822000180. Acesso em: 12 ago. 2023.

PEREIRA, Carolina Morgado. O Vestuário e a Moda: e suas principais correntes teóricas. ModaPalavra e-periódico, vol. 8, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5140/514051496010.pdf. Acesso em: 27 set. 2021.

RIOS, Marina Pereira; FREITAS, Silvia Helena Belmino. Comunicação de moda em tempos de pandemia: conteúdos de empresas fast fashion e slow fashion em mídias digitais. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, V. 15, N. 36, p. 61-85. 2022. Disponível em: <

/www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/20120/14203.Acesso em: 28 set. 2022.

ROUSSENQ, Dayana; LINS, Hoyêdo. Fast fashion e trabalho (in)digno: o caso Zara Brasil. In: II Jornada de Desenvolvimento na América Latina, 9, 2018. Anais [...] Universidade do Extremo Sul Catarinense - Trabalho e Desenvolvimento na América Latina. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/seminariocsa/article/viewFile/4733/4326. Acesso em: 21 out. 2021.

SCHULTE, Neide Köhler; LOPES, Luciana Dornbusch. Sustentabilidade ambiental: um desafio para a moda. Modapalavra e-periódico, v. 1, n. 2, 2008.

TONIOLLO, Michele; ZANCAN, Natália; WÜST, Caroline. Indústria têxtil:

sustentabilidade, impactos e minimização. In:VI Congresso Brasilero de Gestão Ambiental, 11, 2015. Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão (IFRS) Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais. Disponível em:

http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2015/V-029.pdf. Acesso em: 27 out. 2021.

Téléchargements

Publiée

2023-09-13

Comment citer

RODRIGUES NASSIMBEM, Rafaela; PIVA LINKE, Paula; DO BEM, Natani Aparecida. Consumo de vestuário: análise das motivações do consumidor fast fashion e slow fashion . Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5965/25944630732023e3595. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23595. Acesso em: 21 nov. 2024.

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.