Vol. 8 No 1 (2024): Dossiê 14: O ensino das Artes Visuais na atualidade

					Afficher Vol. 8 No 1 (2024): Dossiê 14: O ensino das Artes Visuais na atualidade

O dossiê 14 inaugura o ano de 2024 sob o tema "O ensino das Artes Visuais na atualidade", organizado por Mara Rúbia Sant'Anna e Anelise Zimmermann, com a colaboração de Maristela Novaes e Kellyn Batistela.

 

Publiée: 2024-02-01

Éditorial

  • Editorial: Ensino das Artes Visuais na Atualidade

    1 - 9
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4997

Dossier

  • Decolonizando o Currículo? transformação, emoções e posicionamento docente: urgência que cruza caminhos, geografias e posicionalidades

    Douglas dos Santos, Letícia Vieira; Mi Medrado; Sarah Cheang, Shehnaz Suterwalla
    1 - 20
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4998
  • Uma perspectiva materialista para o ensino de arte: questões de pesquisa

    Janedalva Pontes Gondim, Rosana Soares, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
    1 - 22
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4875
  • Inclusão e acessibilidade estética

    Jose Minerini, Ana Amália Tavares Bastos Barbosa, Moacir José da Rocha Simplício
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e3973
  • O bordado manual na arte-educação para pessoas surdas

    Elaine Jansen Pereira
    1 - 22
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4775
  • Enseignement interdisciplinaire de la mode et apprentissage basé sur l'expérience

    Rachel Correa Quadros, Marinilse Netto
    1 - 17
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4773
  • L’expériences d'enseignement en design de mode et développement durable: la relation dialogique avec le marché à partir de la curricularisation de l'extension universitaire

    Helcio Jose Prado Fabri
    1 - 18
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4674

Ensaios Visuais

  • Cent douze lignes: à propos du dessin et du processus

    Anna de Moraes Silva
    1 - 18
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4731
  • Apneia

    Ricardo Coelho
    1 - 19
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4747
  • O direito e o avesso

    Alice Fátima Martins
    1 - 16
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4772
  • Lapidarium

    Hortência Moreira
    1 - 15
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4876
  • Corpo: espaço interno do profundo

    Laura Patacchia
    1 - 18
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4877

Ouvertures Transversales

Entretiens et Examens

  • Ensino de desenho e educação especial: entrevista com Liane Oleques

    Eva Alves Lacerda, Gustavo Rodrigues
    1 - 12
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4873
  • Une entrevue sur l’éducation interculturelle au domaine des arts visuels au Québec: perspectives et approches d'appréciation esthétique

    Andrei Galkowski, Leticia Francez
    1 - 17
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e5042
  • Entrevistando na sala de artes: percursos por uma educação contra-hegemômica

    Thalita Emanuelle De Souza, Janaína Enck
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e5013
  • Experimentações estéticas: o sentido de se compor professor

    Jade Katchiri Brusco Gomes, Eriel Lahn, Lilian Oenning
    1 - 11
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4956
  • Modélisation du vêtement l’enseignement-Apprentissage: le parcours professionnel et l'expérience sensible dans la pratique pédagogique

    Janaina Nascimento
    1 - 15
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4820
  • Educações possíveis: ensino e pesquisa pelos caminhos da experimentação

    Barbara Mariah Retzlaff Bublitz, Aline Emidio
    1 - 9
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4804
  • Cartografia através do desenho: territórios do pertencimento de Stephen Farthing

    Jade Katchiri Brusco Gomes, Anelise Zimmermann
    1 - 11
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4954
  • O desenho e o design da informação na educação: entrevista com a profa. Dra. Solange G. Coutinho

    Renne de Jesus Turibio Evangelista
    1 - 16
    DOI: https://doi.org/10.5965/25944630812024e4969