Taller el Abrigo de Marx: Entre la moda, el diseño, la antropología y la semiótica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630432020045

Palabras clave:

moda , diseño , cultura material

Resumen

El trabajo tiene como objetivo analizar el taller “El abrigo de Marx”, diseñado y coordinado
por Maira Gouveia. El taller es una acción inspirada en las superposiciones poéticas del
abrigo con sus usuarios informados en el libro del mismo título de Peter Stallybrass (2012).
Como metodología, el taller tiene un carácter práctico-reflexivo. Propone ejercicios que dialogan
con los campos de la semiótica y la antropología, utilizando preguntas y reflexiones
de la teoría de la moda y el campo del diseño para tejer una lectura crítica reflexiva sobre las
posibilidades de construir relaciones con objetos cotidianos. A lo largo de la investigación,
fue posible observar formas de diálogo entre diseño, moda, antropología y semiótica para
repensar nuestra visión de la cultura material. Además, el taller propone una relación más
significativa con los artefactos que nos rodean, desde el realismo agencial de Karen Barad
para pensar en el taller, la posibilidad de entender los objetos como agentes sociales como
cocreadores de nuestras formas de vida.

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Biografía del autor/a

Maira Pereira Gouveia Coelho, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Com especial interesse na pesquisa sobre a relação entre corpo e objeto, possui graduação em Design de Moda na Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Tem experiência como docente na Índia na faculdade Arch Academy of Design (2016-2017), onde, além de trabalhar como educadora através do método Pearson BTEC, Level 5 nos departamentos de Design Foundation e Fashion Design também contribuiu coorientando trabalhos de conclusão de curso, desenvolvendo workshops para promoção do campo do Design, instalações para o campus, escrevendo artigos para a revista da instituição e organizando visitas de campo em diversos locais do estado do Rajastão. Também ministra desde 2011 diversos projetos e cursos de curta duração na área de arte-educação em diferentes países da Ásia e da América Latina. Em 2012 foi uma das 30 designers selecionada para IV Bienal Brasileira de Design com a obra Casca, no mesmo ano ganhou o Prêmio de Melhor Portfólio Acadêmico na XVI Semana de Conhecimento da UFMG, além de participação em outras diversas mostras e exposições ao longo de sua carreira. 

Juliana de Oliveira Rocha Franco, Universidade do Estado de Minas Gerais

Juliana Rocha Franco é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP. Realizou estágio de doutorado na University of Maryland. Após o doutorado, trabalhou como pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Em seguida, atuou como Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Atualmente é professora da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e do programa de Pós-Graduação em Design da UEMG (PPGD-UEMG). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica e Design. Se divide em duas frentes de trabalho, uma mais específica visando a leitura aprofundada do sistema filosófico de Charles S. Peirce e uma mais aberta, que busca compreender e analisar processos de percepção e produção de sentido na contemporaneidade.

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Publicado

2020-10-02 — Actualizado el 2020-10-01

Versiones

Cómo citar

COELHO, Maira Pereira Gouveia; FRANCO, Juliana de Oliveira Rocha. Taller el Abrigo de Marx: Entre la moda, el diseño, la antropología y la semiótica. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 45–67, 2020. DOI: 10.5965/25944630432020045. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17788. Acesso em: 21 nov. 2024.