Oficina o casaco de Marx: entre a moda, o design, a antropologia e a semiótica
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630432020045Parole chiave:
moda , desing , cultura materialAbstract
O artigo tem como objetivo analisar a oficina “O casaco de Marx”, elaborada e coordenada por Maira Gouveia, ação performática contingente inspirada nas imbricações poéticas da vestimenta com seus usuários relatadas no livro homônimo do historiador Peter Stallybrass (2012). Como metodologia, a oficina possui um caráter prático-reflexivo e propõe exercícios que dialogam com os campos da semiótica e da antropologia, utilizando questionamentos e apontamentos da moda e do design para tecer uma leitura crítico-reflexiva sobre as possibilidades de relações a serem construídas com os objetos do cotidiano. Ao longo da investigação, foi possível observar modos de ocorrência de diálogos entre os campos do design, da moda, da antropologia e da semiótica, para repensar o nosso olhar sobre a cultura material e propor uma relação mais significativa com os artefatos que nos circundam, a partir da compreensão do realismo agencial de Karen Barad. Ou seja, pensar na oficina a possibilidade de compreensão dos objetos como agentes sociais enquanto cocriadores de nossos modos de existência.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARAD, Karen. Meeting the Universe Halfway: Quantum Physics and the Entanglement of Matter and Meaning. London: Duke University Press, 2007.
BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Editora Record, 1996.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FRANCO, Juliana Rocha. Cartografias criativas: da razão cartográfica às mídias móveis. Curitiba: Appris, 2019.
FRANCO, Juliana Rocha; BORGES, Priscila Monteiro. O real na filosofia de C. S. Peirce. Teccogs: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, TIDD | PUC-SP, São Paulo, n. 12, p. 66-91, jul-dez. 2015.
FRANCO, J. , NEVES B. The distributed performance of artefactual representation by mobile video in Brazil. Janus 2017- A comunicação mundializada. 2017.
GELL, Alfred. Arte e Agência. São Paulo: Ubu, 2018.
INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida: Emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 18, n. 37, p. 25-44, jan./jun. 2012.
________, Bruno. Um Prometeu cauteloso? Alguns passos rumo a uma filosofia do design. Agitprop n.58 (ano 6), 2009.
LE BRETON, David. Adeus ao Corpo: Antropologia e Sociedade. Campinas:
Papirus, 2003.
MEARLEAU PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo:
Martins Fontes, 1999.
MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura
material. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.
SANTAELLA, Lucia. Teoria Geral dos Signos: Semiose e autogeração. São Paulo: Cengage Learning, 1995.
SANTAELLA, Lucia et al. Por uma semiótica não-tergiversante: análise do site Conductor-MTA. me. LÍBERO. ISSN impresso: 1517-3283/ISSN online: 2525-3166, n. 28, p. 37-76, 2011.
SARAMAGO, José. Objecto- Quase. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. - 3. ed. - Belo
Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
TILLEY, Chris. Do corpo ao lugar à paisagem: uma perspectiva fenomenológica. Belo Horizonte: Vestígios, n 8, vol 1. jan-jun, 2014.
UEXKÜLL, Thure von. The Theory of Meaning. Trad. inglesa de Thure von Uexküll. Semiotica,2010.
Pubblicato
Versioni
- 2020-10-01 (2)
- 2020-10-02 (1)
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Maira Pereira Gouveia Coelho
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".