Oficina o casaco de Marx:
entre a moda, o design, a antropologia e a semiótica
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630432020045Resumo
O artigo tem como objetivo analisar a oficina “O casaco de Marx”, elaborada e coordenada
por Maira Gouveia, ação performática contingente inspirada nas imbricações poéticas da
vestimenta com seus usuários relatadas no livro homônimo do historiador Peter Stallybrass
(2012). Como metodologia, a oficina possui um caráter prático-reflexivo e propõe exercícios
que dialogam com os campos da semiótica e da antropologia, utilizando questionamentos e
apontamentos da moda e do design para tecer uma leitura crítico-reflexiva sobre as possibilidades
de relações a serem construídas com os objetos do cotidiano. Ao longo da investigação,
foi possível observar modos de ocorrência de diálogos entre os campos do design, da
moda, da antropologia e da semiótica, para repensar o nosso olhar sobre a cultura material e
propor uma relação mais significativa com os artefatos que nos circundam, a partir da compreensão
do realismo agencial de Karen Barad. Ou seja, pensar na oficina a possibilidade de
compreensão dos objetos como agentes sociais enquanto cocriadores de nossos modos de
existência.
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Referências
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- 2020-10-01 (2)
- 2020-10-02 (1)
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