This is an outdated version published on 2020-10-02. Read the most recent version.

Marx´s Coat Workshop:

Between Fashion, Design, Anthropology and Semiotics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630432020045

Abstract

The paper aims to analyze the workshop “The coat of Marx,” designed and coordinated
by Maira Gouveia. The workshop is an action inspired by the coat’s poetics overlays with its
users reported in Peter Stallybrass’s same title’s book (2012). As a methodology, the workshop
has a practical-reflective character. It proposes exercises that dialogue with the fields of semiotics
and anthropology, using questions and reflections from fashion theory and the field of
design to weave a critical-reflective reading on the possibilities of relationships to be built with
everyday objects. Throughout the investigation, it was possible to observe ways of occurring
dialogues between design, fashion, anthropology, and semiotics to rethink our look at material
culture. Moreover, the workshop proposes a more significant relationship with the artifacts
surrounding us, from Karen Barad’s agential realism to think in the workshop, the possibility of
understanding objects as social agents as co-creators of our ways of living.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maira Pereira Gouveia Coelho, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Com especial interesse na pesquisa sobre a relação entre corpo e objeto, possui graduação em Design de Moda na Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Tem experiência como docente na Índia na faculdade Arch Academy of Design (2016-2017), onde, além de trabalhar como educadora através do método Pearson BTEC, Level 5 nos departamentos de Design Foundation e Fashion Design também contribuiu coorientando trabalhos de conclusão de curso, desenvolvendo workshops para promoção do campo do Design, instalações para o campus, escrevendo artigos para a revista da instituição e organizando visitas de campo em diversos locais do estado do Rajastão. Também ministra desde 2011 diversos projetos e cursos de curta duração na área de arte-educação em diferentes países da Ásia e da América Latina. Em 2012 foi uma das 30 designers selecionada para IV Bienal Brasileira de Design com a obra Casca, no mesmo ano ganhou o Prêmio de Melhor Portfólio Acadêmico na XVI Semana de Conhecimento da UFMG, além de participação em outras diversas mostras e exposições ao longo de sua carreira. 

Juliana de Oliveira Rocha Franco, Universidade do Estado de Minas Gerais

Juliana Rocha Franco é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP. Realizou estágio de doutorado na University of Maryland. Após o doutorado, trabalhou como pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Em seguida, atuou como Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Atualmente é professora da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e do programa de Pós-Graduação em Design da UEMG (PPGD-UEMG). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica e Design. Se divide em duas frentes de trabalho, uma mais específica visando a leitura aprofundada do sistema filosófico de Charles S. Peirce e uma mais aberta, que busca compreender e analisar processos de percepção e produção de sentido na contemporaneidade.

References

BARAD, Karen. Meeting the Universe Halfway: Quantum Physics and the Entanglement of Matter and Meaning. London: Duke University Press, 2007.

BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Editora Record, 1996.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

FRANCO, Juliana Rocha. Cartografias criativas: da razão cartográfica às mídias móveis. Curitiba: Appris, 2019.

FRANCO, Juliana Rocha; BORGES, Priscila Monteiro. O real na filosofia de C. S. Peirce. Teccogs: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, TIDD | PUC-SP, São Paulo, n. 12, p. 66-91, jul-dez. 2015.

FRANCO, J. , NEVES B. The distributed performance of artefactual representation by mobile video in Brazil. Janus 2017- A comunicação mundializada. 2017.

GELL, Alfred. Arte e Agência. São Paulo: Ubu, 2018.

INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida: Emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 18, n. 37, p. 25-44, jan./jun. 2012.

________, Bruno. Um Prometeu cauteloso? Alguns passos rumo a uma filosofia do design. Agitprop n.58 (ano 6), 2009.

LE BRETON, David. Adeus ao Corpo: Antropologia e Sociedade. Campinas:

Papirus, 2003.

MEARLEAU PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo:

Martins Fontes, 1999.

MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura

material. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.

SANTAELLA, Lucia. Teoria Geral dos Signos: Semiose e autogeração. São Paulo: Cengage Learning, 1995.

SANTAELLA, Lucia et al. Por uma semiótica não-tergiversante: análise do site Conductor-MTA. me. LÍBERO. ISSN impresso: 1517-3283/ISSN online: 2525-3166, n. 28, p. 37-76, 2011.

SARAMAGO, José. Objecto- Quase. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. - 3. ed. - Belo

Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

TILLEY, Chris. Do corpo ao lugar à paisagem: uma perspectiva fenomenológica. Belo Horizonte: Vestígios, n 8, vol 1. jan-jun, 2014.

UEXKÜLL, Thure von. The Theory of Meaning. Trad. inglesa de Thure von Uexküll. Semiotica,2010.

Published

2020-10-02

Versions

How to Cite

COELHO, Maira Pereira Gouveia; FRANCO, Juliana de Oliveira Rocha. Marx´s Coat Workshop: : Between Fashion, Design, Anthropology and Semiotics. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 45–67, 2020. DOI: 10.5965/25944630432020045. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17788. Acesso em: 21 nov. 2024.