Planejamento Circular e Extensão Social: Aplicação da Metodologia de Mitigação de Monstros Híbridos no Upcycling de Moda com o Instituto Criar Mulher
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944631012026e8110Palavras-chave:
Extensão social, Upcycling, Moda sustentávelResumo
Este artigo apresenta a aplicação prática da metodologia de Planejamento Circular de Compatibilidade de Fibras e Aviamentos, desenvolvida anteriormente como estratégia para mitigar os chamados monstros híbridos nos projetos de upcycling de moda sustentável. A pesquisa foi realizada com o grupo de mulheres do Instituto Criar Mulher, por meio da oficina Eco-Criativas, que utilizou uniformes de motoristas de ônibus como matéria-prima para experimentação e reconversão têxtil. Ancorada nos princípios da educação popular freireana, a ação extensionista propôs um diálogo entre saberes técnicos e experiências de vida, promovendo o aprendizado coletivo, a autonomia e o protagonismo feminino. A metodologia foi aplicada em cinco etapas: diagnóstico de materiais, mapeamento de compatibilidade, exploração criativa, documentação processual e comunicação educativa e resultou na criação de protótipos que aliam circularidade, estética e consciência ambiental. Os resultados indicam que a integração entre design, extensão e pedagogia dialógica fortalece a moda como campo de transformação social e ambiental, consolidando a prática do upcycling como instrumento de emancipação e cidadania.
Downloads
Referências
BRAUNGART, Michael; MCDONOUGH, William. Cradle to Cradle: criar e reciclar ilimitadamente. São Paulo: Gustavo Gili, 2002
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda. Moda & Sustentabilidade: design para mudança. Editora Senac São Paulo, 2019.
FLETCHER, Kate; THAM, Mathilda (Org.). Routledge Handbook of Sustainability and Fashion. London: Routledge, 2015.
FLETCHER, Kate; THAM, Mathilda. Earth Logic: Fashion. Action, research, plan, 2019.
PANDIT, Pintu; AHMED, Shakeel (Org.). Recycling from Waste in Fashion and Textiles: A Sustainable and Circular Economic Approach. Boca Raton: CRC Press, 2020.
ROBERTS, Julian. Subtraction Cutting 2014-2020-131 Scholarly Encounters and Artefacts [REF 2021 Portfolio]. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Breno Tenório Ramalho de Abreu, Rafaella Lacerda, Sandra Regina Martins de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite:
1. Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
2. Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.De acordo com os termos seguintes:
1. Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
2. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita -
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.

