Íon é um gênio!
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0118Palavras-chave:
teatro, teoria, prática, conceitos, inspiraçãoResumo
Neste artigo é apresentado um jogo com a tradição do pensamento antigo e moderno sobre a arte, por meio da fricção das ideias de techné e inspiração, desenvolvidas por Platão em seu diálogo Íon, com as ideias de regra e gênio apresentadas por Immanuel Kant em sua obra Crítica da faculdade de julgar. Partindo dessas ideias pretende-se colocar em questão a relação entre teoria e prática artística para se pensar as possibilidades desta segunda trabalhar com os conceitos advindos da primeira.
Downloads
Referências
BARBA, Eugenio. A canoa de papel : tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.
BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes. Campinas, SP: UNICAMP, 1991.
BARBA, Eugenio, et al. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec,1985.
GUYER, Paul. Values of beauty: historical essays in aesthetics. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
HALLIWELL, Stephen. Aristotle’s Poetics. Londres: Duckworth, 1998.
HALLIWELL, Stephen. Between ecstasy and truth: interpretations of Greek poetics from Homer to Longinus. Oxford: Oxford University Press, 2011.
HALLIWELL, Stephen. The aesthetics of mimesis: ancient texts and modern problems. Princeton: Princeton University Press, 2002.
KANT, Immanuel. Crítica da capacidade de julgar. Trad. Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Vozes, 2016.
MACHADO, Vinicius Torres. Cena em devir: um instante para que algo inexista. São Paulo: Annablume, 2023.
MACHADO, Vinicius Torres; RIBEIRO, João Pedro Ferreira dos Santos. Em tempo: introdução à performatividade na Grécia Antiga. São Paulo: Annablume, 2023.
MEYERHOLD, Vsevolod Emilievitch, and Aldomar Conrado. O teatro de Meyerhold. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
MURRAY, Bradley. Kant on genius and art. British Journal of Aesthetics, Oxford, v. 47, n. 2, p. 199-214, 2007. Acesso em: 25 abr. 2024.
PLATÃO. Íon. Trad. Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
STANISLAVSKI, Konstantin. A preparação do ator. 19. ed.-. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)