Íon é um gênio!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0118

Palavras-chave:

teatro, teoria, prática, conceitos, inspiração

Resumo

Neste artigo é apresentado um jogo com a tradição do pensamento antigo e moderno sobre a arte, por meio da fricção das ideias de techné e inspiração, desenvolvidas por Platão em seu diálogo Íon, com as ideias de regra e gênio apresentadas por Immanuel Kant em sua obra Crítica da faculdade de julgar. Partindo dessas ideias pretende-se colocar em questão a relação entre teoria e prática artística para se pensar as possibilidades desta segunda trabalhar com os conceitos advindos da primeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Torres Machado, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Pós-doutorado na Ghent University (UGENT), Bélgica. Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes Cênicas pela USP. Graduação em Artes Cênicas pela USP. Professor doutor assistente da  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Referências

BARBA, Eugenio. A canoa de papel : tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.

BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes. Campinas, SP: UNICAMP, 1991.

BARBA, Eugenio, et al. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec,1985.

GUYER, Paul. Values of beauty: historical essays in aesthetics. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

HALLIWELL, Stephen. Aristotle’s Poetics. Londres: Duckworth, 1998.

HALLIWELL, Stephen. Between ecstasy and truth: interpretations of Greek poetics from Homer to Longinus. Oxford: Oxford University Press, 2011.

HALLIWELL, Stephen. The aesthetics of mimesis: ancient texts and modern problems. Princeton: Princeton University Press, 2002.

KANT, Immanuel. Crítica da capacidade de julgar. Trad. Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Vozes, 2016.

MACHADO, Vinicius Torres. Cena em devir: um instante para que algo inexista. São Paulo: Annablume, 2023.

MACHADO, Vinicius Torres; RIBEIRO, João Pedro Ferreira dos Santos. Em tempo: introdução à performatividade na Grécia Antiga. São Paulo: Annablume, 2023.

MEYERHOLD, Vsevolod Emilievitch, and Aldomar Conrado. O teatro de Meyerhold. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

MURRAY, Bradley. Kant on genius and art. British Journal of Aesthetics, Oxford, v. 47, n. 2, p. 199-214, 2007. Acesso em: 25 abr. 2024.

PLATÃO. Íon. Trad. Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

STANISLAVSKI, Konstantin. A preparação do ator. 19. ed.-. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

Publicado

2024-07-24

Como Citar

MACHADO, Vinicius Torres. Íon é um gênio! . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0118. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25529. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O que fazer com a teoria teatral?