Os contributos de Joana Lopes a uma ético-poética-estética das artes da cena
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101542025e207Palavras-chave:
Joana Lopes, mulheres nas artes, teatro, dança, coreodramaturgiaResumo
Este artigo é um misto de relato de experiências profissionais, reflexões a posterior e diálogo com bibliografias referentes a parte da trajetória profissional de Joana Lopes. O artigo possui um caráter de memória de experiência vivida, de homenagem póstuma a Joana Lopes como diretora-pedagoga ainda pouco reconhecida na singularidade de sua carreira profissional múltipla, pioneira e precursora. Importa aqui discutir o quanto, em seu processo criador, a ético-poética correalizada entre pessoas pesquisadoras emergia numa estética contextualizada, complexa, numa práxis miscigenada com enfoque transdisciplinar, complexo, multifatorial e interseccional.
Downloads
Referências
CABRERA, Theda. Uma aprendizagem de sabores: a palavra cênica construída a partir da conexão entre movimento, emoção e voz. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/324449. Acesso em: 15 mar. 2025.
CABRERA, Theda. A ético-poética do trabalho sobre si por meio da dramatização de contos filosóficos de mitema iniciático na formação inicial de educadores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15062015-143412/pt-br.php. Acesso em: 15 mar. 2025.
CABRERA, Theda. A maturação da capacidade de metamorfose no jogo mimicry. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.2, n.27, p.397-417, dez. 2016. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8225. Acesso em: 15 mar. 2025.
CABRERA, Theda; SILVA, Francisco Souza da. As reverberações de Pega teatro, de Joana Lopes: contribuições para uma pesquisa em teatro educação. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-25, 2021. Disponível em https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19806. Acesso em: 15 mar. 2025.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e o homem: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.
COELHO, Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo: Braziliense, 2001.
DEBÉRTOLIS, Karen Silvia. Brasil Mulher – Joana Lopes e a Imprensa Alternativa Feminista no Brasil. Dissertação (mestrado em Comunicação e Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
RENGEL, Lenira Peral. Dicionário Laban. Dissertação (mestrado em Artes) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
LOPES, Joana. Teatro e dança num jogo pendular entre
palavra e movimento. Teatro Antropomágico, [s. l.], 2014. Disponível em: https://teatroantropomagico.hotglue.me/?coreodramaturgia. Acesso em: 15 mar. 2025.
LOPES, Joana. Pega teatro. 3. ed. Bragança Paulista - SP: Urutau, 2017.
LOPES, Joana. A dança elementar. São Paulo: Stacchini Editorial, 2020.
LOPES, Joana. Duas novelas italianas. São Paulo: Stacchini Editorial, 2021.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 1999.
PERETTA, Éden. Atlas Coreodramatúrgico: constelações de imagens como método de criação em dança. Urdimento – revista de estudos em artes cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 48, set. 2023. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24073. Acesso em: 15 mar. 2025.
SKLIAR, Carlos Alberto. Entre a diferença e os diferentes: retorno do outro ou poética de um Eu que hospeda? In: FERREIRA-SANTOS, M.; GOMES, Eunice Simões Lins (org.). Educação & Religiosidade: imaginários da diferença. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2010.
WHITELEGG, Isobel. Como falar de bienais que não existem: remontando a XII Bienal de São Paulo (1973). Documentos Tate, nº 34, 2022. Disponível em: https://www.tate.org.uk/research/tate-papers/34/biennials-that-dont-exist-reassembling-twelfth-sao-paulo-biennial-1973. Acesso em: 15 mar. 2025.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)