As reverberações de Pega Teatro, de Joana Lopes: Contribuições para uma pesquisa em teatro educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0210

Palavras-chave:

Jogo dramático, Teatro educação, Arte educação

Resumo

Este artigo trata de parte da trajetória da arte educadora brasileira Joana Lopes, especialmente das proposições práticas voltadas ao jogo dramático. Por meio de comentários a algumas de suas obras cênicas e de reflexões registradas sobre o seu fazer discutem-se alguns aspectos de sua proposta autoral de pesquisa em teatro educação. Mais do que revelar traços que possam ser identificados como datados e superados em um fazer artístico, interessa evidenciar o caráter precursor e investigativo de uma arte educadora que segue produzindo e refletindo sobre múltiplas abordagens ao jogo dramático.

Biografia do Autor

Theda Cabrera

Pós-Doutorado e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Artes e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora no Ensino Superior em cursos de Licenciatura em Arte-Educação e em Teatro.

Francisco Souza da Silva, Prefeitura Municipal de Cubatão/ SP

Mestre em Artes PROFARTES /Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Licenciado em Teatro pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UNESP. Professor de Arte na Rede Municipal de Cubatão.

Referências

ANDRÉ, Carminda Mendes. O teatro pós-dramático na escola. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.

CABRERA, Theda. A maturação da capacidade de metamorfose no jogo mimicry. Urdimento, Florianópolis v.2, n.27, p.397-417, 2016. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8225. Acesso em: 22 fev. 2020.

CARDOSO, Elizabeth da P. Imprensa feminista brasileira pós-1964. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2004. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27142/tde-17052004-165710/publico/Imprensa_feminista_brasileira.pdf. Acesso em: 22 fev. 2020.

COELHO, Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 2001.

DEBÉRTOLIS, Karen Silvia. Brasil Mulher – Joana Lopes e a Imprensa Alternativa Feminista no Brasil. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

LEITE, Rosalina de Santa Cruz. Brasil Mulher e Nós Mulheres: origens da imprensa feminista brasileira. Revista de Estudos Feministas. v. 11, n.1, Florianópolis, jan./jun., 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2003000100014. Acesso em: 13 jun. 2021.

LOPES, Joana. Pega Teatro. 1ª.ed. C.T.E.P.: 1981.

LOPES, Joana. Pega Teatro. 2ª. ed. Campinas, SP: Papirus, 1989.

LOPES, Joana. O teatro antropomágico. Blog Artes Cênicas Integradas, 2008. Disponível em: http://artescenicasintegradas.blogspot.com/2008/09/o-teatro-antropomgico-joana-lopes.html. Acesso em: 26 jan. 2021.

LOPES, Joana. Pega Teatro. 3. ed. Bragança Paulista - SP: Urutau, 264 p., 2017a. Disponível em: https://www.joanabizzottolopes.com/copia-ficha-tecnica. Acesso em: 20 ago. 2019.

LOPES, Joana. Arte ampliada. Web site. 2017b. Disponível em: www.joanabizzottolopes.com Acesso em: 28 jan. 2021.

MADUREIRA, José Rafael; YONASHIRO, Andreia Ferreira. Joana Lopes e a Coreodramaturgia: Diálogos entre o jogo dramático e a arte do movimento de Rudolf Laban. Revista Cena, Porto Alegre, nº 32 p. 246-258 set./dez. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/104330. Acesso em: 26 jan. 2020.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. In: O trabalho do antropólogo. 2.ed. São Paulo: UNESP/Paralelo 15, 2000.

PERCURSOS da Arte na Educação. Depoimento de Joana Lopes. 25’09’’. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-0Xh9O1LZ48&t=237s. 2014. Acesso 21 abr. 2019.

PUPO, Maria Lúcia de Barros. Para desembaraçar os fios. In: Educação e realidade. São Paulo, vol. 30- pp.217-228- jul./ dez. 2005b

RYNGAERT, Jean-Pierre. O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha, 1981.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac & Naif, 2009.

Downloads

Publicado

2021-08-14

Como Citar

CABRERA, T. .; SILVA, F. . S. da. As reverberações de Pega Teatro, de Joana Lopes: Contribuições para uma pesquisa em teatro educação. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-25, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0210. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19806. Acesso em: 5 dez. 2021.