Sobre teatros e métodos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0104

Palavras-chave:

teatro contemporâneo, perfrormance, procedimentos metodológicos

Resumo

O texto aponta alguns procedimentos de análise da cena utilizados para a leitura das teatralidades diferenciais a que respondem. Menciona a crítica genética, a semiologia teatral, os instrumentos ligados ao teatro pós-dramático e performativo e o método etnográfico, associados a ocorrências cênicas específicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Fernandes, Universidade de São Paulo

Professora titular sênior do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA/USP. Seu último livro, Políticas da cena contemporânea: comunidades e contextos, foi organizado com José Da Costa e publicado pela Hucitec em 2023.

Referências

ABRAMOVIC, Marina. Seven Easy Peaces. Milan: Charta, 2007.

AGAMBEN, Giorgio. Signatura rerum. Sur la méthode. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 2008.

AUSLANDER, Philipp. Liveness. Performance in a mediatized culture. London and New York: Routledge, 2022 (3ª. ed).

DESS, Conrado; PENONI, Isabel; ANDRADE, Jaqueline. “Uma conversa a partir do espetáculo Hoje não saio daqui: Sobre representação, representatividade, pesquisa e devoluções”. In: FERNANDES, Sílvia e DA COSTA, José. Políticas da cena contemporânea: comunidades e contextos. São Paulo: Hucitec, 2023, p. 255-269.

FÉRAL, Josette. “Entre performance et théâtralité: le théâtre performatif”. Théâtre/Public, n. 190, Juillet-Septembre 2012, p. 28-35.

FÉRAL, Josette. Trajectoires du Soleil. Paris: Éditions Théâtrales, 1998

FERNANDES, Sílvia. “La mémoire incomplète. Contexte et témoignage dans les spectacles de Christiane Jatahy”. Théâtre Public, n. 251, avril-juin 2024.

FOSTER, Hal. “O artista como etnógrafo”. In: O retorno do real. São Paulo: Cosacnaify, 2014, p. 159-186.

GLUSBERG, Jorge. The Art of Performance. New York: New York University Press, 1980.

GOLDBERG, Rose-Lee. Performance Art. From Futurism to the Present. London: Thames and Hudson, 1988.

GRÉSILLON, Almuth; MERVANT-ROUX, Marie-Madeleine; BUDOR, Dominique (org.). Genèses théâtrales. Paris: CNRS, 2010.

GUIMARÃES, Júlia. “Performar teoria, estranhar identidades”. In: FERNANDES, Sílvia e DA COSTA, José. Políticas da cena contemporânea: comunidades e contextos. São Paulo: Hucitec, 2023, p.320-338.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2007.

MARCONDES, Renan. Desaparecer. Ausências do corpo na arte contemporânea. São Paulo: Anna Blume, 2022.

NODARI, Alexandre. “Aparentar(-se) a outro: elementos para uma poética perspectivista”. Organon, v. 36, n. 72, 2021, p. 306-346.

PENONI, Isabel. “Hoje não saio daqui: escuta, representatividade e construção coletiva numa encenação com a Cia Marginal”. In: ANDRADE, Clara de; GUENZBURGER, Gustavo; PENONI, Isabel (org.). Cenas cariocas. Modos, políticas e poéticas teatrais contemporâneas. Rio de Janeiro: Garamond, 2020, p. 125-152.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. Trad. Sérgio Salvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PHELAN, Peggy. Unmarked. The politcs of performance. London and New York: Routledge,1993.

RAMOS, Luiz Fernando. “Hierarquias do real na mimesis espetacular contemporânea”. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v.1, n.1, p. 61-76, jan./jun., 2011.

SCHECHNER, Richard. Performance studies. An introduction. New York/ London: Routledge, 2006.

SCHIPPER, Imanuel. 2020 Rimini Protokoll 2020. Bonn: Verlag der Buchhandlung, Walther und Franz König, 2021.

SCHNEIDER, Rebecca. Performing Remains: Art and War in Times of Theatrical Reenactment. London and New York: Routledge, 2011.

SCHNEIDER, Rebecca. “Performance remains”. In JONES, Amelia; HEATHFIELD, Adrian (ed.). Perform, repeat, record. Chicago: The University of Chicago Press, 2012, p. 137-150.

TRIAU, Christophe. “Une diffraction convergente? Notes sur quelques mutations de l’image et de la création théâtrales”. Théâtre Public. Mouvements de la scène actuelle. n. 245, octobre-décembre 2022, p. 66-76.

TROTTA, Rosyane. “A cena colombiana e o novo teatro brasileiro”. In: FERNANDES, Sílvia e DA COSTA, José. Políticas da cena contemporânea: comunidades e contextos. São Paulo: Hucitec, 2023, p.218-238.

TROTTA, Rosyane. “Para ler o novo teatro: contexto e periferia”. Revista Conceição/Conception, v. 12, 2023, pp.1-19.

VIEIRA JR., Itamar. Torto arado. São Paulo, Ed. Todavia, 2019.

Publicado

2024-07-24

Como Citar

FERNANDES, Sílvia. Sobre teatros e métodos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0104. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25482. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O que fazer com a teoria teatral?