Reflexões sobre o tempo-ritmo e a transição entre a palavra falada e cantada no Teatro Musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0208

Palavras-chave:

Tempo-ritmo, Teatro musical, transição, palavra falada, palavra cantada

Resumo

Este trabalho propõe a reflexão acerca do conceito de Tempo-Ritmo e algumas de suas possibilidades no Teatro Musical, especialmente no que diz respeito à transição entre a Palavra Falada e a Cantada. Apresentamos uma contextualização deste conceito, levantando primeiramente definições de Tempo e de Ritmo separadamente, desde suas definições utilizadas na Música e no Teatro, passando por Stanislavski e o desenvolvimento do conceito Tempo-Ritmo em si, até o diálogo com outros pesquisadores sobre o tema, como Jerzy Grotowski, Renato Ferracini e Jacyan Castilho. Por fim, apresentamos possibilidades de relação entre o Tempo-Ritmo e a transição entre a Palavra Falada e Cantada em espetáculos de Teatro Musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Augusto Schuenck Moreto Linhares, Universidade de Brasília

Mestrado em Artes cênicas pela Universidade de Brasília (UnB). Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB).

Tiago Mundim , Universidade de Brasília

Pós-Doutorado no PPG-CEN da UnB com Bolsa PNPD. Doutor em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília (UnB), com período sanduíche na Royal Central School of Speech and Drama - University of London. Mestrado em Artes Cênicas pela UnB. Bacharelado em Interpretação Teatral, Licenciatura em Artes Cênicas e Bacharelado em Ciência da Computação,  pela UnB. Prof. do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. 

Referências

BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. A Presença do Corpo em Cena nos Estudos da Performance e na Etnocenologia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, 2011, v. 1, n. 2,p. 346-359. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2237-266022804. Acesso em: 8 mar. 2022.

BOHUMIL, Med. Teoria da música. 4. ed. rev. e ampl. Brasília: Musimed, 1996.

CASTILHO, Jacyan. Ritmo e dinâmica no espetáculo teatral. São Paulo: Perspectiva, 2013.

CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 4ª Edição. 2003

DICIONÁRIO GROVE DE MÚSICA: EDIÇÃO CONCISA. Zahar; 1ª edição (1 dezembro 1994).

FERRACINI, Renato. Ensaios de atuação. São Paulo: Perspectiva, 2013.

FLASZEN, Ludwik; BARBA, Eugênio; POLLASTRELLI, Carla; MOLINARI, Renata. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva: SESC SP; Pontedera, IT: Fondazione Pontedera Teatro, 2007.

GRANDO, Mônica Andréa. O gesto vocal: a comunicação vocal e a sua gestualidade no teatro físico. São Paulo: Perspectiva: Teatro Macunaíma, 2015.

KUSNET, Eugênio. Ator e método. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Artes Cênicas, 1985.

LIGNELLI, César. Sonoplastia e/ou entorno acústico: seu lugar na cena teatral. 2008. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/issue/view/75 .

LIGNELLI, César. Sons & cenas: apreensão e produção de sentido a partir da dimensão acústica. 2011.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

MUNDIM, Tiago Elias. Broadway ou West End: influências dos musicais anglófonos na produção dos musicais no (e do) Brasil. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. Dossiê Temático: O Teatro Popular Musical e suas multiplicidades. Florianópolis, v.2, n. 41, pp. 1-31, 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20441.

MUNDIM, Tiago Elias. Contextualização do teatro musical na contemporaneidade: conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplas. 2014. 207 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

MACIEL, A. da S. O tempo-ritmo em Grotowski e Stanislávski: possíveis contribuições para o treinamento do ator. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.

MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa I. São Paulo: Cultrix, 1993.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1998.

RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as Ações Físicas. São Paulo: Perspectiva, 2012.

SANTOLIN, R. F. Constantin Stanislavski e o estúdio de ópera do Teatro Bolshoi: percursos e pensamentos sobre ópera. DAPesquisa, Florianópolis, v. 7, n. 9, p. 037-050, 2018. DOI: 10.5965/1808312907092012037.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.

STANISLÁVSKI, Konstantin. O trabalho do ator: diário de um aluno. Trad. Vitória Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

STANISLAVSKI, Constantin. Construção da Personagem. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1970.

STANISLAVSKI, Constantin. Minha Vida na Arte. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1989.

VENEZIANO, Neyde. Melodrama e Tecnologia no Musical Brasileiro. Anais do Congresso da ABRACE , Belo Horizonte, 2008.

Publicado

2024-07-24

Como Citar

LINHARES, Thiago Augusto Schuenck Moreto; MUNDIM , Tiago. Reflexões sobre o tempo-ritmo e a transição entre a palavra falada e cantada no Teatro Musical. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0208. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24911. Acesso em: 22 dez. 2024.