Teatro, racismo e identidade: a influência colonial na cena artística brasileira até o século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0113

Palavras-chave:

teatro brasileiro, colonialismo, UFBA, complexo de vira-lata

Resumo

O artigo investigou as raízes históricas do predomínio de produções culturais estrangeiras no Brasil, analisando como a colonização e a influência europeia e norte-americana moldaram a produção artística do Teatro no país até o século XX. Desde o Teatro Jesuítico até a criação da Escola de Teatro da UFBA, a pesquisa analisou como a desvalorização do nacional e a supervalorização do estrangeiro consolidaram a chamada "síndrome de vira-lata", na qual a desestima das culturas indígenas e africanas foi um tema central, destacando a necessidade de reconhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira para superar a herança colonial.

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Biografia do Autor

Uriel de Mesquita Chemin, Universidade de Brasília

Mestranda em Artes Cênicas na Universidade de Brasília (UnB). Graduação - Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).  

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Publicado

18-12-2025

Como Citar

CHEMIN, Uriel de Mesquita. Teatro, racismo e identidade: a influência colonial na cena artística brasileira até o século XX. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–22, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0113. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26872. Acesso em: 19 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Currículo, Decolonialidade e Formação Docente nas Artes Cênicas