Silêncio como gesto em 4′33″, de John Cage

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/23589252812024e05338

Palavras-chave:

Gesto, Silêncio, John Cage

Resumo

Este artigo objetiva compreender o silêncio enquanto gesto na obra musical 4′33″, composta por John Cage (1952). Tomaram-se referenciais teóricos advindos de Galard (2008) e de Flusser (2014) para uma compreensão relevante do conceito de gesto, que visaram a culminar na acepção do filósofo contemporâneo Agamben (2018). Observou-se a discussão musical por meio de Durão (2005) e Zagonel (2007), além de referenciais técnicos pertinentesà compreensão da temática. A metodologia empreendida, em adição à revisão bibliográfica, ocupou-se da abordagem qualitativa, que permitiu a apreciação do gesto, caracterizando-o como um ato ou (im)postura, desviante do cotidiano, que possui, ao mesmo tempo, dimensões estéticas e políticas. Concluiu-se que 4′33″ trata de um gesto contra uma escuta passiva, cooptada pelas lógicas contextualizadas no âmbito de uma cultura imediatista e previsível, haja vista a obra musical mesma perfazer a sugestão de ressignificação e de compreensão do silêncio, promovendo uma escuta ativa e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006) revalidação do Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana UH (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás UFG. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698 - DGP/CNPq. Membro da Diretoria do Centro de Estudos e Pesquisas em Didática - CEPED. Vice-presidente da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ANDIPE (2023-). Representante da Região Centro-Oeste da ANDIPE (2021-2022). Membro da Diretoria da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC (Acordo de Cooperação Internacional com 17 instituições) 2012-atual. Presidente RIEC Brasil (2022-). Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação FE/UFG. Membro da Asociación de Escuelas Creativas ADEC (Barcelona/ES). Membro dos Grupos de Pesquisa: a) Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade Ecotransd/UCB; b) Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras UFT. Atua com as temáticas: Educação, Formação de Professores, Didática, Estágio curricular supervisionado, Complexidade, Transdisciplinaridade.

Apolo de Souza Sá, PPGE/FE/UFG

Licenciado em Música pelo Instituto Federal de Goiás. Atualmente pós-graduando no mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade federal de Goiás (FE/UFG). Bolsista Capes.

Referências

AGAMBEN, G. O que é o Contemporâneo? In: AGAMBEN, G. O que é o Contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

AGAMBEN, G. Por uma ontologia e uma política do gesto. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Cadernos de leitura, [s.l.], n. 76, 2018. Disponível em: https://chaodafeira.com/wp-content/uploads/2018/04/cad76ok.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

AUGÉ, M. Não-lugares: introdução a uma antropologia da sobre modernidade. Tradução de Miguel Serras Pereira. Lisboa: Graus, 2005.

AUNER, J. Music in the Twentieth and Twentieth-First Centuries. New York: Norton, 2013.

BARRAUD, H. Para compreender as músicas de hoje. Tradução de Maria Lúcia de Moraes Machado. São Paulo: Perspectiva S.A., 1997.

BERLINER PHILHARMONIKER. John Cage: 4'33'' / Petrenko· Berliner Philharmoniker. YouTube, 3 nov. 2020. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=AWVUp12XPpU. Acesso em: 9 abr. 2023.

CAGE, J. Silence. Middletown: Wesleyan U.P., 1961.

COSTA, R. A idéia de jogo em obras de John Cage e no ambiente da livre improvisação. Per Musi, Belo Horizonte, n. 19, 2009, p. 83-90.

FLUSSER, Vilém. Gestos. São Paulo: Annablume, 2014.

GAGLIARDO, V. Aspectos vanguardistas na música de John Cage. História e Cultura, Franca, v. 2, n. 1, p. 120-131, 2013.

GALARD, J. A beleza do gesto. São Paulo: Edusp, 2008.

JOEL HOCHBERG. Audience Reactions to 4'33". YouTube, 19 dez. 2010 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=u8lXRusTpY4. Acesso em: 9 abr. 2023.

JOEL HOCHBERG. John Cage's 4'33". YouTube, 15 dez. 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JTEFKFiXSx4. Acesso em: 9 abr. 2023.

K2Orch. 4'33" John Cage (Orchestra with Soloist, K2Orch, Live) / 4分33秒ジョン・ケージけつおけ!. YouTube, 30 dez. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Oh-o3udImy8. Acesso em: 9 abr. 2023.

MATOS, O. Universalidade, civilização e incivilidades contemporâneas. In: MATOS, O. Contemporaneidades. São Paulo: Lazuli, 2009. p. 126-147.

NACCARATO, P. O silêncio e a fúria: leitura da peça 4’33’’, de John Cage através da filosofia de Agamben (ou talvez o contrário). In: Argumento, Salvador, n. 16, p. 69 - 89, novembro. 2020

PARA HERDEIROS DE JOHN CAGE, SILÊNCIO É PLÁGIO. Estadão, 24 jun. 2002. Disponível em: https://www.estadao.com.br/cultura/musica/para-herdeiros-de-john-cage-silencio-e-plagio/. Acesso em: 11 abr. 2023.

PEREIRA, C. O silêncio na obra de John Cage: uma poética musical em processo. In: Anais do III SIMPOM 2014 - Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em Música. 2014, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2014. Disponível em: https://seer.unirio.br/simpom/article/view/4682. Acesso em: 16 jun. 2024.

PRITCHETT, J. What silence taught John Cage: The story of 4′ 33″. The piano in my life, 2009. Disponível em: https://rosewhitemusic.com/piano/writings/silence-taught-john-cage/. Acesso em: 30 mar. 2023.

SILENT 'COMPOSITION' PLAGIARISM CHARGE SETTLED. The Sidney Morning Herald, 24set. 2002. Disponível em: https://www.smh.com.au/entertainment/music/silent-composition-plagiarism-charge-settled-20020924-gdfnvs.html. Acesso em: 11 abr. 2023.

THE JOHN CAGE COLLECTION: blogging the american composer. John Cage’s score to 4’33”. 2016. Disponível em: https://johncagecollection.wordpress.com/2016/02/04/a-hologram-of-john-cage-performing-433/. Acesso em: 9 abr. 2023.

VARTANIAN, H. The Original: John Cage, “4’33” (In Proportional Notation)” (1952/1953). 2012. Disponível em: https://hyperallergic.com/85779/the-original-john-cage-433-in-proportional-notation-19521953/. Acesso em: 9 abr. 2023.

ZAGONEL, B. Descobrindo a música contemporânea. In: Lamas, Nadja de Carvalho (org). Arte contemporânea em questão. Joinvile: Univille; Instituto Schwanke, 2007.

Downloads

Publicado

2024-09-02

Como Citar

MENDONCA, RITA; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SOUZA SÁ, Apolo de. Silêncio como gesto em 4′33″, de John Cage. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 28, n. 01, 2024. DOI: 10.5965/23589252812024e05338. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/25338. Acesso em: 20 dez. 2024.