Silêncio como gesto em 4′33″, de John Cage
DOI:
https://doi.org/10.5965/23589252812024e05338Palabras clave:
Gesto, Silêncio, John CageResumen
Este artigo objetiva compreender o silêncio enquanto gesto na obra musical 4′33″, composta por John Cage (1952). Tomaram-se referenciais teóricos advindos de Galard (2008) e de Flusser (2014) para uma compreensão relevante do conceito de gesto, que visaram a culminar na acepção do filósofo contemporâneo Agamben (2018). Observou-se a discussão musical por meio de Durão (2005) e Zagonel (2007), além de referenciais técnicos pertinentesà compreensão da temática. A metodologia empreendida, em adição à revisão bibliográfica, ocupou-se da abordagem qualitativa, que permitiu a apreciação do gesto, caracterizando-o como um ato ou (im)postura, desviante do cotidiano, que possui, ao mesmo tempo, dimensões estéticas e políticas. Concluiu-se que 4′33″ trata de um gesto contra uma escuta passiva, cooptada pelas lógicas contextualizadas no âmbito de uma cultura imediatista e previsível, haja vista a obra musical mesma perfazer a sugestão de ressignificação e de compreensão do silêncio, promovendo uma escuta ativa e reflexiva.
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