A INTERDISCIPLINARIDADE EM ARTE – DESAFIOS EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092517172017160Keywords:
arte , ensino , interdisciplinaridadeAbstract
A nova visão de um trabalho diferenciado na disciplina de Arte com a inclusão de novas atividades e a busca pela interdisciplinaridade nas aulas é um dos objetivos da disciplina na escola. A proposta de trabalhar a disciplina de Arte considerando a interdisciplinaridade requer mudanças conceituais e um trabalho diferenciado com os alunos. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo discorrer sobre os desafios de trabalhar a Arte de modo interdisciplinar, relacionando saberes sem deixar de lado as especificidades de cada área do currículo escolar. O objetivo da pesquisa foi apresentar a importância de um trabalho contextualizado e diferenciado na disciplina de Arte com o trabalho interdisciplinar trazendo para sala de aula atividades como leitura de imagens, músicas, textos, obras de arte, entre outros. A pesquisa está fundamentada na pesquisa bibliográfica trazendo autores, que trabalham a disciplina de Arte e a proposta da interdisciplinaridade na escola.
Downloads
References
AGAMBEN, Girogio. O que é contemporâneo. In: O que é contemporâneo? e outros ensaios. / Giorgio Agamben; [Tradutor Vinicius Nicastro Honesko].
– Chapecó, SC; Argos, 2009.
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Nova Versão, 2002.
BAMONTE, Joedy Luciana Barros Marins. A interdisciplinaridade na arte em período de globalização: as instalações de Ann Hamilton. 16, Florianópolis, SC. Anais. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas. Dinâmicas Epistemológicas em Artes Visuais. Florianópolis, Setembro 24 a 28, 2007, p. 226-235.
BARBOSA, Ana Mae (org). Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2003.
BARBOSA, Ana Mae. Arte, educação e cultura. Revista 7. Disponível em: http://dc.itamaraty.gov.br/imagens-e-textos/revista7-mat5.pdf. Acesso em 08 jul 2015.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 2001.
COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinares: definição, projeto, pesquisa. In: Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993.
FERREIRA, Sandra Lucia. Introduzindo a noção de interdisciplinaridade. In: Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993
MARTINO, Luiz C.; BOAVENTURA, Katrine Tokarski. O Mito da Interdisciplinaridade: história e institucionalização de uma ideologia. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. v. 16, n.1. Brasília: E-Compós, 2013.
NUNES, Sandra Conceição; OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho. Tudo a ver: questões interdisciplinares. Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Florianópolis: UDESC, 2010.
OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho; NUNES, Sandra Conceição. A complexa busca pela transdisciplinaridade no ensino de Arte. 18,
Salvador, BA. Anais. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Transversalidades nas Artes Visuais. Salvador, Setembro 21-26, 2009. p. 3830-3842.
OSTROWER, Fayga. Processos de Criação. Petrópolis: Vozes, 2003.
PILLAR, Analice Dutra (org.). A Educação do Olhar: no ensino de artes. Porto Alegre: Mediação, 2001.
RIZOLLI, Marcos. Estudos sobre Arte e Interdisciplinaridade. 16, Florianópolis, SC. Anais. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas. Dinâmicas Epistemológicas em Artes Visuais. Florianópolis, Setembro 24 a 28, 2007, p. 914-924.
STABILE, Rosa Maria. A expressão artística na pré-escola. São Paulo: FTD, 1989.
UJIIE, Nájela Tavares. Teoria e Metodologia do Ensino da Arte. Guarapuava: UNICENTRO, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.