A geração baby boomer e o consumo de peças jeans

Autores

  • Onnara Custódio Gomes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Marizilda dos Santos Menezes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630532021150

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, baby boomers, jeans

Resumo

O envelhecimento populacional é um fenômeno que atinge todos os países do mundo. A geração baby boomer apresenta a maior parte de seus integrantes dentro da fase da vida humana considerada idosa, que corresponde aos indivíduos com sessenta anos ou mais. Esses consumidores, apesar de numerosos, ainda são esquecidos e subestimados pelo mercado de moda, no qual enfrentam dificuldades para encontrar roupas que despertem o interesse, sejam atrativas, confortáveis e se adéquem aos seus corpos. Um produto de moda que demonstra bem tal dificuldade é o jeans, pois muitas empresas e designers de moda acabam ignorando as mudanças biopsicossociais e as especificidades ergonômicas desse público. A importância do jeans se dá em razão de seu valor simbólico e de mercado. O presente artigo tem como objetivo avaliar o perfil do consumidor da geração baby boomer quanto ao consumo de peças jeans. Trata-se de uma pesquisa survey, descritiva, com delineamento transversal e abordagem quantitativa. Adotou-se a amostragem por conveniência e não probabilística. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que ainda há falta de informação, interesse, oferta e até pouca ou nenhuma comunicação pelas empresas de moda, especialmente do segmento jeanswear, direcionada aos baby boomers, o que acarreta baixo consumo e menor número de peças jeans nos guarda-roupas dessa geração. Esse grupo geracional apresenta especificidades que demandam a apreensão e o desenvolvimento de peças orientadas para as suas necessidades biopsicossociais.

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Publicado

2021-09-08

Como Citar

GOMES, Onnara Custódio; MENEZES, Marizilda dos Santos. A geração baby boomer e o consumo de peças jeans. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 3, p. 150–169, 2021. DOI: 10.5965/25944630532021150. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/20119. Acesso em: 24 nov. 2024.