Moda e design de vestuário como objetos de pesquisa: o caso de artigos publicados no periódico Educação Gráfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630712023e2135

Palavras-chave:

Educação Gráfica, Moda, Design de Vestuário

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido com objetivo de identificar as pesquisas cujas temáticas contemplem a área de moda e design de vestuário pela ótica do design, utilizando como objeto de estudo o periódico Educação Gráfica. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa se classifica enquanto de natureza quanti-qualitativa, do tipo descritiva, sendo desenvolvida por uma análise sistemática da bibliografia. Em relação aos procedimentos técnicos, realizou-se uma análise de conteúdo por meio das redes temáticas, com auxílio do software IRaMuTeQ®. Enquanto resultados, evidencia-se que do total de 53 edições e 820 artigos publicados ao longo dos 25 anos de existência do periódico, 49 trabalhos contemplam temáticas variadas da moda e design de vestuário, correspondendo a 5,97% do escopo da revista. Os artigos encontrados nas temáticas supramencionadas foram agrupados e subdivididos em 5 categorias, sendo estas: 1) pesquisa, ensino e metodologia; 2) ergonomia e antropometria; 3) comunicação e linguagem visual; 4) projeto, tecnologia e gestão; e 5) arte, artesanato, design e moda contemporânea. Importante salientar que artigos com temática relacionada ao design de superfície encontram-se distribuídos nas diferentes categorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauber Soares Junior, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais (Feevale), atuando na linha de pesquisa Memória e Identidade; Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (PPGED/UFV), com atuação na linha de pesquisa Trabalho, Consumo e Cultura; Especialista em Tecnologia Têxtil e Moda (Faculdade Unyleya), com ênfase em processos e produção artesanal de tecidos; Graduado em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé. Desenvolve especialmente pesquisas relacionadas a culturas regionais e locais.

Marizilda dos Santos Menezes, São Paulo State University

Professora no Departamento de Design da UNESP; Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP; Mestrado emTecnologia do Ambiente Construído pela USP; Graduação em Batîment - Ecole Des Beaux Arts Et Arts Appliqués de Nancy; Complementação em Desenho Industrial pela FAAP; Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

Referências

ALMEIDA, M. D de; MOURA, M. A moda contemporânea e a sustentabilidade no jeanswear: estudos de caso. Educação Gráfica, Bauru, v. 17, n. 3, 2013. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/artigos/a-moda-contemporanea-e-a-sustentabilidade-no-jeanswear-estudos-de-caso. Acesso em: 13 dez. 2021.

ALVES, A. P. M; CARVALHO, A. A desconstrução para a construção: métodos e soluções projetuais criativas no ensino em design de moda. Educação Gráfica, Bauru, v. 24, n. 1, p. 7-21, abr. 2020. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2020/05/04_A-DESCONSTRU%C3%87%C3%83O-PARA-A-CONSTRU%C3%87%C3%83O_07_21.doc.pdf. Acesso em: 5 dez. 2021.

ALVES, C. M; GUEDES, I. L; GOMEZ, L. S. R. O ensino de tendências no design de moda: um estudo aplicado sobre entender a anatomia de uma tendência por meio de sua desconstrução. Educação Gráfica, Bauru, v. 19, n. 1, p. 105-116, 2015. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2015/06/010_O-ENSINO-DE-TENDE-NCIAS_104_116.pdf. Acesso em: 5 dez. 2021.

AMORIM, W. G; DIAS, M. R. Á. C. Design de superfície têxtil: técnica de ensino de estruturas têxteis planas. Educação Gráfica, Bauru, v. 21, n. 1, p. 146-158, abr. 2017. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/artigos/design-de-superficie-textil-tecnica-de-ensino-de-estruturas-texteis-planas-textile-surface-design-teaching-technique-for-flat-textile-structures. Acesso em: 6 dez. 2021.

ANICET, A; BESSA, P; BROEGA, A. C. Colagens têxteis: em busca de um design sustentável. Educação Gráfica, Bauru, v. 21, n. 3, 2017. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/artigos/colagens-texteis-em-busca-de-um-design-sustentavel-textile-collages-in-search-of-sustainable-design. Acesso em: 13 dez. 2021.

ARAGÃO, C. M. A; GOMES, M. T. A moda enquanto categoria de estudo e área do conhecimento no Brasil: um estudo comparativo com outras áreas do conhecimento. In: 2° congresso ibero-americano de educação comparada e o 7° encontro internacional da sociedade brasileira de educação comparada, 7., 2017, João Pessoa. Anais [...]. [S.L.]: EISBEC-CIEC, 2017. p. 1-4. Disponível em: https://www.educacaocomparada.com.br/anexoResumo/da3481bce64cc2201dac2d703fac38cf.pdf. Acesso em: 31 ago. 2022.

ATTRIDE-STIRLING, J. Thematic networks: ananalytic tool for qualitative research. Qualitative Research, v. 1, n.3, p.385-405, 2001. Disponível em: https://utsc.utoronto.ca/~kmacd/IDSC10/Readings/Readings/text%20analysis/themes. pdf. Acesso em: 3 dez. 2021.

BERTON, T. J. B; MENEZES, M. dos. S. Coberturas de cabeça: diretrizes projetuais para o desenvolvimento de produtos. Educação Gráfica, Bauru, v. 25, n. 1, p. 351-369, abr. 2021. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2021/07/24_COBERTURAS-DE-CABE%C3%87A_352_369.doc.pdf. Acesso em: 13 dez. 2021.

BÜRDEK, B. E. Design. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2012.

CARVALHO, A. O design do “vestir” e o espaço existencial: subjetividades corpóreas. Educação Gráfica, Bauru, v. 19, n. 1, p. 117-127, 2015. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2015/06/011_O-DESIGN-DO-VESTIR_117_127.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.

CASTRO, J. A. G. F. de; HARRIS, A. L. de. C. N; LANDIM, P. da. C. Sistema de design em fachadas corporativas: análise de grandes marcas. Educação Gráfica, Bauru, v. 18, n. 2, p. 189-203, 2014. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2014/09/16_SISTEMA-DE-DESIGN-EM-FACHADAS.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.

CINTRA, F. do N; MESQUITA, C. Traje de oposição e design de moda: roupa de protesto entre as ruas e a passarela de Zuzu Angel. Educação Gráfica, Bauru, v. 23, n. 3, p. 278-297, dez. 2019. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2020/03/20_TRAJE_278_297.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.

COLLET, J. A; AYMONE, J. L. F. O uso do ambiente virtual em VRML para a comercialização de produtos para estomizados. Educação Gráfica, Bauru, v. 20, n. 2, p. 195-209, 2016. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2016/11/15_O-USO-DO-AMBIENTE-VIRTUAL_195_209.pdf. Acesso em: 18 dez. 2021.

CORREIA, P. R; CARVALHO, A. R. de. Design de moda e arte na imagem do corpo feminino: Man Ray e Ivonne Thein. Educação Gráfica, Bauru, v. 20, n. 2, p. 349-370, 2016. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2016/11/25_DESIGN-DE-MODA-E-ARTE_349_370.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.

COSTA, T. N. et al. Uso da digitalização 3d e da parametrização de medidas antropométricas para produção de moldes personalizados para o vestuário. Educação Gráfica, Bauru, v. 19, n. 2, p. 122-142, 2015. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/artigos/uso-da-digitalizacao-3d-e-da-parametrizacao-de-medidas-antropometricas-para-producao-de-moldes-personalizados-para-o-vestuario-3d-scanning-and-parameterization-of-anthropometric-measures-in-custom-m. Acesso em: 18 dez. 2021.

DANTAS, Í. J. de. M. et al. Da subversão à diversidade: a representatividade negra nas capas da revista vogue norte-americana. Educação Gráfica, Bauru, v. 25, n. 1, p. 234-247, abr. 2021. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2021/05/17_DA-SUBVERS%C3%83O-%C3%80-DIVERSIDADE_234_247.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.

DANTAS, Í. J. de. M; SILVEIRA, N. B. da. M. Da síntese imagética à configuração da coleção de vestuário: o processo de codificação de mensagens visuais. Educação Gráfica, Bauru, v. 24, n. 3, p. 76-93, dez. 2020. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2021/01/08_DA-SINTESE-IMAGETICA_76_93.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.

DIAS, R. M. A; BARBOSA, A. M. A cenografia nos desfiles de moda. Educação Gráfica, Bauru, v. 13, n. 1, p. 230-248, 2009. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2011/06/0013Regina.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.

EDUCAÇÃO GRÁFICA. Sobre. 2021. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/expediente. Acesso em: 08 dez. 2021.

EMÍDIO, L. de. F. B; MENEZES, M. dos. S. Gestão de design como ferramenta estratégica para MPEs do vestuário de moda: um estudo de caso na região de Londrina. Educação Gráfica, Bauru, v. 11, n. 1, 2006. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/artigos/gestao-de-design-como-ferramenta-estrategica-para-mpes-do-vestuario-de-moda-um-estudo-de-ca-so-na-regia-o-de-londrina. Acesso em: 13 dez. 2021.

FERREIRA, N. R. A. O design de moda e o desenvolvimento dos calçados femininos do polo de Franca - SP. Educação Gráfica, Bauru, v. 16, n. 2, p. 144-166, 2012. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2012/10/12-O-DESIGN-DE-MODA-E-O-DESENVOLVIMENTO-144.pdf. Acesso em: 5 dez. 2021.

FERREIRA, V. C. T; CARVALHO, A. Arte e design de moda: espaços de convergência. Educação Gráfica, Bauru, v. 19, n. 3, p. 217-228, 2015. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2016/02/18_ARTE-E-DESIGN-DE-MODA_217_228.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.

GARCIA, L. J. et al. Design e usabilidade: análise da eficiência de etiquetas de roupas com base na percepção dos usuários. Educação Gráfica, Bauru, v. 17, n. 3, p. 148-161, 2013. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2014/01/13_DESIGN-E-USABILIDADE_148_161.pdf. Acesso em: 18 dez. 2021.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODART, F. Sociologia da moda. São Paulo: Senac, 2010.

GOYA, J. Y. L; NAKATA, M. K. Técnica de ilustração tradicional com sobreposição de elementos: estudo de caso de Ronaldo Fraga. Educação Gráfica, Bauru, v. 21, n. 1, p. 9-9, 2017. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/artigos/tecnica-de-ilustracao-tradicional-com-sobreposicao-de-elementos-estudo-de-caso-de-ronaldo-fraga-traditional-ilustration-technique-with-overlay-elements-ronaldo-fraga%e2%80%99s-study-case. Acesso em: 06 dez. 2021.

HATADANI, P. da. S et al. Proposta de ferramenta visual pedagógica como interface na elaboração de projeto de pesquisa em design de moda. Educação Gráfica, Bauru, v. 25, n. 2, p. 295-314, ago. 2021. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2021/10/21_FERRAMENTA-PEDAG%C3%93GICA_295_314.pdf. Acesso em: 06 dez. 2021.

IIDA, I. Ergonomia: Projeto e Produção. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2012. 4. reimpressão.

LASCHUK, T; RÜTHSCHILLING, E. A. A análise do engineered print sob o ponto de vista projetual e técnico nas indústrias de vestuário e calçadistas. Educação Gráfica, Bauru, v. 20, n. 3, p., 2016. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/artigos/a-analise-do-engineered-print-sob-o-ponto-de-vista-projetual-e-tecnico-nas-industrias-de-vestuario-e-calcadistas-analysis-of-engineered-print-about-projectual-and-technical-point-of-view-in-clothing. Acesso em: 13 dez. 2021.

LASCHUK, T; RÜTHSCHILLING, E. A. A análise dos processos de estamparia têxtil sob o ponto de vista técnico e projetual como apoio ao design de superfície. Educação Gráfica, Bauru, v. 18, n. 3, p. 158-173, 2014. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/artigos/a-analise-dos-processos-de-estamparia-textil-sob-o-ponto-de-vista-tecnico-e-projetual-como-apoio-ao-design-de-superficie. Acesso em: 13 dez. 2021.

LUGLI, D. A retomada da ilustração como um recurso para a construção de identidades na moda contemporânea. Educação Gráfica, Bauru, v. 18, n. 2, p. 23-36, 2014. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/artigos/a-retomada-da-ilustracao-como-um-recurso-para-a-construcao-de-identidades-na-moda-contemporanea. Acesso em: 10 dez. 2021.

MACHADO, B. R. et al. Ressignificação do artesanato regional como proposta de valor na moda e no design: o caso Catarina Mina. Educação Gráfica, Bauru, v. 23, n. 2, p. 171-190, ago. 2019. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2019/11/13_RESSIGNIFICA%C3%87%C3%83O_171_190.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.

MAFFEI, S. T. A; MENEZES, M. dos. S. Antropometria no design de moda: da representação bidimensional ao uso tridimensional. Educação Gráfica, Bauru, v. 13, n. 2, p. 188-199, 2009. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2011/06/13_antropometria.pdf. Acesso em: 18 dez. 2021.

MARTINS, E; MENEZES, M. dos. S. Panos Adire e elementos da linguagem visual: um olhar além das fronteiras ocidentais. Educação Gráfica, Bauru, v. 20, n. 1, p. 25-40, 2016. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2016/06/05_PANOS-ADIRE_25_39.pdf. Acesso em: 16 dez. 2021.

MERLO, M. Fotografia e memória: registro e ponto de referência. Educação Gráfica, Bauru, v. 16, n. 3, p. 96-111, 2012. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2013/01/10-Fotografia-e-memoria-96_111.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.

MONTEIRO, C. C. F; ALENCAR, F. de. Diagnóstico do papel do designer de moda no processo de desenvolvimento de produtos na indústria de confecção de Cianorte/PR. Educação Gráfica, Bauru, v. 12, n. 1, p. 142-167, 2008. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/artigos/diagnostico-do-papel-do-designer-de-moda-no-processo-de-desenvolvimento-de-produtos-na-industria-de-confeccao-de-cianortepr. Acesso em: 13 dez. 2021.

MOURA, M. Design: atualidades da pesquisa em design e moda no Brasil. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 24–35, 2013. DOI: 10.26563/dobras.v6i13.133. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/133. Acesso em: 20 dez. 2021.

MOURA, M. Pesquisa em Design: olhares e descobertas, criação e invenção. In: WESTIN, D; COELHO, L. A. L. (org.). Estudo e Prática de Metodologia em Design nos Cursos de Pós-graduação. Teresópolis: Novas Ideias, 2011. p. 56-71.

PADARATZ, A. et al. Diretrizes para o projeto da interface de museus virtuais de moda baseadas na experiência do usuário. Educação Gráfica, Bauru, v. 21, n. 2, p. 278-299, ago. 2017. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2017/09/21_DIRETRIZES-PARA-O-PROJETO_278_299.pdf. Acesso em: 13 dez. 2021.

PEREIRA, L. M; ANDRADE, R. R; MENEZES, M. dos. S. Projetos visuais no desenvolvimento de produtos de moda sob a perspectiva das especialidades do design. Educação Gráfica, Bauru, v. 24, n. 3, p. 40-57, dez. 2020. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2021/01/06_PROJETOS-VISUAIS_40_57.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.

PEREIRA, L. M; MENEZES, M. dos. S. O design inserido no vestuário infantil: um estudo sobre as roupas com conceitos lúdicos de aprendizagem. Educação Gráfica, Bauru, v. 17, n. 1, p. 132-152, 2013. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2013/05/11O-DESIGN-INSERIDO.pdf. Acesso em: 05 dez. 2021.

PIRES, G. A. O; MENEZES, M. dos. S. Cad 3d aplicado na validação de protótipos na indústria do vestuário. Educação Gráfica, Bauru, v. 24, n. 2, p. 330-346, ago. 2020. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2020/10/23_O-CAD-3D-APLICADO-_330-_346.pdf. Acesso em: 13 dez. 2021.

PRADO, R. R; SANTOS, J. E. G. dos. Avaliação da qualidade de vida na indústria do vestuário: o caso de costureiras portadoras de lombalgias. Educação Gráfica, Bauru, v. 10, n. 2, p. 75-84, 2006. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2011/06/Avaliacao-da-qualidade.pdf. Acesso em: 18 dez. 2021.

RIBEIRO, L. W; GOMEZ, L. S. R. A publicidade como ferramenta da metodologia do TXM: case John-John. Educação Gráfica, Bauru, v. 19, n. 2, p. 216-227, 2015. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2015/11/17_A-PUBLICIDADE-COMO-FERRAMENTA_216_2272.pdf. Acesso em: 06 dez. 2021.

ROCHA, V; MESQUITA, C. Entre design de moda e arte: um olhar sobre a coleção Infinitely Kusama. Educação Gráfica, Bauru, v. 18, n. 2, p. 246-259, 2014. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2014/09/20_ENTRE-DESIGN-DE-MODA-E-ARTE.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.

SALVIATI, M. E. Manual do Aplicativo Iramuteq. Planaltina: [s.n.], 2017. 93 p. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati. Acesso em: 12 mai. 2021.

SANTOS, A. dos (org.). Seleção do Método de Pesquisa: guia para pós-graduando em design e áreas afins. 22. ed. Curitiba: Insight, 2018.

SASAOKA, S; MENEZES, M. dos. S. Grafismos no projeto Botuáfrica: um diálogo intercultural. Educação Gráfica, Bauru, v. 18, n. 2, p. 216-228, 2014. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/artigos/grafismos-no-projeto-botuafrica-um-dialogo-intercultural. Acesso em: 12 dez. 2021.

SASAOKA, S; MOURA, M. O artesanato e sua relação com o design e a moda na contemporaneidade: um estudo de caso no interior paulista. Educação Gráfica, Bauru, v. 24, n. 1, p. 449-467, abr. 2020. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2020/06/29_O-ARTESANATO-E-SUA-RELA%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.

SBPC. 80% da pesquisa no Brasil está ligada a programas de pós-graduação. 2018. Disponível em: http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/80-da-pesquisa-no-brasil-esta-ligada-a-programas-de-pos-graduacao-2/#:~:text=06%2F08%2F2018-,80%25%20da%20pesquisa%20no%20Brasil%20est%C3%A1,a%20programas%20de%20p%C3%B3s%2Dgradua%C3%A7%C3%A3o&text=No%20Brasil%2C%2080%25%20das%20pesquisas,a%20programas%20de%20p%C3%B3s%2Dgradua%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 31 ago. 2022.

SCOZ, E.; SANTOS, C. T. dos. Análise de metodologias do design e elaboração de ferramentas úteis para o processo criativo do designer de moda. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 1 - 27, 2022. DOI: 10.5965/25944630622022e1668. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/21668. Acesso em: 4 set. 2022.

SENAC. Centro Universitário Senac abre inscrições para o mestrado Moda, Cultura e Arte. 2005. Disponível em: https://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=a4405.htm&testeira=2092&template=&unit=. Acesso em: 01 set. 2022.

SCHMIEGELOW, S. S; CAMPOS, A. Q; GOMEZ, L. S. R. Interpretação da composição visual do painel wonderlab como comunicação de tendência de moda. Educação Gráfica, Bauru, v. 18, n. 1, p. 91-105, 2014. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2014/05/09_INTERPRETACAO-DA-COMPOSICAO_91_105.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.

SILVA, B. C. da; NASCIMENTO, L. C. P. do. A pesquisa em design de moda como espaço compartilhado entre o campo do design e o campo da moda. Educação Gráfica, Bauru, v. 19, n. 3, p. 271-283, 2015. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2016/02/29_A-PESQUISA-EM-DESIGN-DE-MODA_371_383.pdf. Acesso em: 06 dez. 2021.

SILVA, D. N. da; MENEZES, M. dos. S. A percepção da silhueta: diálogo entre o design de superfícies e o design de moda. Educação Gráfica, Bauru, v. 22, n. 3, p. 204-220, dez. 2018. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2019/02/16_A-PERCEP%C3%87%C3%83O-DA-SILHUETA.docx.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.

SILVA, F. J. da; MENEZES, M. dos. S. Design e metodologia de projeto: uma abordagem metodológica nas indústrias de calçados. Educação Gráfica, Bauru, v. 9, n. 1, p. 1-9, 2005. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2011/06/04_Design_e_metodologia.pdf. Acesso em: 06 dez. 2021.

SILVA, R. A. C. da. A serigrafia de Pablo Picasso da coleção Assis Chateaubriand do Maranhão: intersecção entre arte e design têxtil. Educação Gráfica, Bauru, v. 22, n. 2, p. 47-63, ago. 2018. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2018/11/06_A-SERIGRAFIA-DE-PABLO_47-63.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.

SILVA, R. P. da; SILVA, T. L. K. da. Programas de Pós-Graduação em Design: especificidades da região sul do brasil. Diálogo com a Economia Criativa, [S.L.], v. 7, n. 3, p. 94-110, abr. 2018. Disponível em: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/148/pdf. Acesso em: 31 ago. 2022.

SILVA, T. R; SILVA, F. P. da; RUTHSCHILLING, E. A. Textile Labs: um estudo sobre a implementação de tecnologias de fabricação na indústria da moda. Educação Gráfica, Bauru, v. 23, n. 1, p. 287-300, abr. 2019. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2019/05/20_TEXTILE-LABS.doc.pdf. Acesso em: 13 dez. 2021.

SPAINE, P. A. de. A; MENEZES, M. dos. S. Modelagem plana industrial do vestuário: diretrizes para a indústria do vestuário e o ensino-aprendizado. Educação Gráfica, Bauru, v. 18, n. 2, p. 260-281, 2014. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2014/09/21_MODELAGEM-PLANA-INDUSTRIAL.pdf. Acesso em: 05 dez. 2021.

THEIS, M. R. et al. Método de moulage cartesiana e corpo humano: uma perspectiva educacional de moda com base em conceitos matemáticos e ergonômicos. Educação Gráfica, Bauru, v. 24, n. 2, p. 95-113, dez. 2020. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2021/01/09_METODO-DE-MOULAGE_94_113.doc.pdf. Acesso em: 18 dez. 2021.

VALENTE, E. L; PASCHOARELLI, L. C. Percepção de desconforto/conforto por usuárias de calçados com salto alto: uma avaliação do design ergonômico. Educação Gráfica, Bauru, v. 12, n. 1, p. 1-1, 2008. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/artigos/percepcao-de-desconfortoconforto-por-usuarias-de-calcados-com-salto-alto-uma-avaliacao-do-design-ergonomico. Acesso em: 18 dez. 2021.

VARNIER, T et al. A percepção do público quanto aos elementos do design de moda: um estudo comparativo. Educação Gráfica, Bauru, v. 24, n. 3, p. 58-75, dez. 2020. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2021/01/07_A-PERCEP%C3%87%C3%83O-DO-P%C3%9ABLICO_58_75.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.

VIEIRA, M. L. H; PRIM, G. de. S; IERVOLINO, F. Captura de movimentos e design do vestuário: análise da cintura-escapular para a ergonomia da cava. Educação Gráfica, Bauru, v. 24, n. 2, p. 268-280, ago. 2020. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2020/09/19_CAPTURA-DE-MOVIMENTOS_268_280.doc.pdf. Acesso em: 18 dez. 2020.

WOLFF, F; CAPRA, A. A Análise Sistemática como técnica para pesquisa em design. In: VAN DER LINDEN, J. C. S. de; BRUSCATO, U. M; BERNARDES, M. M. S. e. (Orgs.). Design em Pesquisa–Vol. II. Porto Alegre: Marca visual, 2018. p 454-468.

Downloads

Publicado

2023-02-01

Como Citar

SOARES JUNIOR, Glauber; MENEZES, Marizilda dos Santos. Moda e design de vestuário como objetos de pesquisa: o caso de artigos publicados no periódico Educação Gráfica. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1–30, 2023. DOI: 10.5965/25944630712023e2135. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22135. Acesso em: 21 dez. 2024.