Editorial: Ensino das Artes Visuais na Atualidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630812024e4997Parole chiave:
artes visuais, educação superior, design de modaAbstract
Apresentação do Editorial do Dossiê 14
Downloads
Riferimenti bibliografici
Unidade 1:
FONSECA DA SILVA, Maria Cristina da Rosa; Hillesheim, Giovana e BORN, Rodrigo. Objetos para o Ensino de Arte: reflexões a partir de três estudos. In: Anais do 29a. Encontro Nacional da Associação dos Pesquisadores em Artes Plásticas. RODRIGUES, Manoela dos Anjos Afonso; ROCHA, Cleomar (Orgs.) Goiânia: Anpap, 2020, Disponível em https://www.anpap.org.br/anais/2020/pdf/Giovana_Darolt_Hillesheim__Maria_Cristina_da_Rosa_Fonseca_da_Silva_e_Rodrigo_Montandon_Born_ANPAP_2020_ArtigoFinal-198.pdf
GALEANO, Eduardo. A mamãe desprezada. In: De Pernas pro Ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM, 1999. 384p. Disponível em: <https://doceru.com/doc/xcnene>
GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2019.
HILLESHEIM, G. B. D., da SILVA, M. C. da R. F., & MAKOWIEKY, S. (2013). Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores. ARS (São Paulo), 11(21), 62-79. Disponível em https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.64456
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Fleur de Marie. In MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Sagrada Família. Disponível em: <https://www.academia.edu/33983261/A_Sagrada_Familia_Karl_Marx>
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Disponível em:
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A arte e a divisão do trabalho, páginas 53 a 55. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Sobre literatura e arte. Disponível em: <https://www.academia.edu/41268473/MARX_e_ENGELS_Sobre_Literatura_e_Arte>
LAVOURA, Tiago N. A dialética do singular-universal-particular e o método da pedagogia histórico-crítica. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, p. 04-18, 2018. DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.6044
LEITÃO, Juliana Oliveira. A especificidade do ensino de Arte na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara), 2019. 93f. Disponível em leitao_jo_me_arafcl.pdf (unesp.br)
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia histórico-crítica. In: Revista Binacional Brasil- Argentina. ISSN 23161205. Vitória da Conquista V. 3 nº 02 p. 11 a 36 Dezembro/2014. Disponível Microsoft Word - 2Art1_rbba_Saviane.doc (usp.br)
SANTOS, V. F. D.; MESSEDER NETO, H. da S. O que queremos ensinar é mesmo clássico?: Veredas para pensar a seleção de conteúdos na pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, p. 1-22, 2023. DOI:10.20396/rho.v23i00.8666647. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8666647 . Acesso em: 27 abr. 2023.
SCHLICHTA, Consuelo. Os Conteúdos Escolares de Arte à luz da Pedagogia Histórico-Crítica: por que os clássicos na escola? Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES Vitória, ES. a. 18, v.23, n. 54, p. 54 - 70, 2021. Disponível em Vista do OS CONTEÚDOS ESCOLARES DE ARTE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: POR QUE OS CLÁSSICOS NA ESCOLA? (ufes.br)
Unidade II:
A PESQUISA em desenho. In: O DESENHO conectando conhecimentos. Produção de Anelise Zimmermann. Florianópolis: Editora UDESC, 2018. 20 min, son., color. legendado. Episódio 01. Disponível em: https://www.pesquisaemdesenho.com/episodio-1. Acesso em: 24 abr. 2023.
CARVAJAL, Milka Lorena Plaza. Possibilidades de articulação entre o visual e o verbal em uma experiência de educação não formal. 119 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Artes Visuais, Florianópolis, 2014.
COUTINHO, S. G.; FERREIRA, E. S. S. ; DARRAS, B. ; MIRANDA, E. R. . Children's processes of drawing from memory: a trans-cultural study in France and Barzil. International Journal of Education Through Art, v. 4, p. 57-73, 2008. Disponível em: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/eta.4.1.57_1
FARTHING, Stephen. The Bigger Picture of Drawing. In: KANTROWITZ, A.; BREW, A.; FAVA, M. (Ed.). Thinking through drawing: practice into knowledge. Proceedings of an interdisciplinary symposium on drawing, cognition and education. New York: Columbia University, 2011, p. 21-25. Disponível em: https://www.academia.edu/2938948/Thinking_through_Drawing_Practice_into_Knowledge_2011
MIRANDA, Eva Rolim ; COUTINHO, S. G. . Estrela do céu e estrela do mar: um experimento com desenhos de memória e estimulação da imagem mental. Infodesign (SBDI), v. 3, p. 40-48, 2006. Disponível em: https://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/24
COUTINHO, Solange Galvão. Design da Informação para Educação. InfoDesign Revista Brasileira de Design da Informação 3 – 1/2 [2006], 49-60. Disponível em: https://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/27
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.
NICOLAU COLL, Agusté; SOMMERMAN, Américo; MELLO, Maria F. de; BARROS, Vitória Mendonça de. Educação e transdisciplinaridade II. Brasília, DF: Unesco; São Paulo: USP, Escola do Futuro, 2002.
NOVAES, Maristela Abadia Fernandes. Caminho das pedras: Uma ressignificação do olhar e da experiência no processo de construção de roupas. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2763
NUNES, Sandra Conceição. Inter-relações entre linguagens no ensino de arte. 2010 197 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Artes Visuais, Florianópolis, 2010 Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006b/00006baf.pdf
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Arte, educação e cultura. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007.
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; HERNÁNDEZ, Fernando. A Formação do professor e o ensino das artes visuais. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2005.
OLEQUES, Liane C.. Desenho e escrita: características na produção gráfica de duas crianças com Síndrome de Down.. Revista Educação Especial (UFSM), v. 29, p. 41-52, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/18141
OLEQUES, Liane. P. Imagem e palavra: análise do desenho infantil num contexto de surdez. In: Maria Lúcia Batezat Duarte; Mari Ines Piekas. (Org.). Desenho infantil em pesquisa: imagens visuais e táteis. 22ed. Curitica: INSIGHT, 2011, v. 1, p. 93-112.
OLEQUES, Liane. P. Desenho infantil e o Ensino de Artes Visuais: desenhando com crianças com deficiência intelectual. In: Revista GEArte. Porto Alegre, 2019, v. 6, n. 3, p. 564-581. Disponível em: file:///Users/anelisezimmermann/Downloads/Desenho_infantil_e_o_Ensino_de_Artes_Visuais_desen.pdf
OLEQUES, Liane. P. Aprendendo a Desenhar: Possibilidades de Ensino para Crianças com Deficiência Intelectual. Curitiba: Appris, 2023.
SANT'ANNA, Mara Rúbia; COSTA, Sandra Emília; MACCARI, Eloisa Maria; SANCHEZ, Leonardo. Olhar, sentir e fazer. Coleção: Saberes Sensíveis e as artes: ensino, provocações e autonomia. Vol. 2. Florianópolis: UDESC, 2022.
SELL DUARTE PILLOTTO, Silvia. EDUCAÇÃO PELO SENSÍVEL. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 113-127, mar. 2008. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/683>. Acesso em: 09 ago. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2007v1n2p113-127.
PERES, Annabel Cristini Feijó. Trilhando os caminhos da transdisciplinaridade: uma experiência de ser-sendo. São Paulo: Laborciência, 2007.
PILOTTO, S. S. D.; BOHN, L. R. D. (Orgs.). Arte/educação: ensinar e aprender no ensino básico. Joinville: Editora Univille, 2014.
ZIMMERMANN, A.; FREITAS, N. K. O livro ilustrado e a imaginação: escritor, ilustrador e leitor em uma trama interativa. Perspectiva (UFSC), v. 36, p. 137-150, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-54732018000100137&lng=pt&nrm=iso
ZIMMERMANN, A.; OLIVEIRA, S. R. R. E. . Ilustrações de livros infantis no ensino de artes. In: I Congresso Educação, Arte e Cultura, 2007, Santa Maria. I Congresso Educação, Arte e Cultura. Santa Maria: UFMS, 2007. v. 1. p. 1-13. Disponível em: https://www.academia.edu/6406851/Ilustrac_o_es_de_Livros_Infantis_no_Ensino_de_Arte
ZIMMERMANN, A.. Explorando as Ilustrações de Livros Infantis: suas possíveis leituras. In: 1º Seminário Leituras de Imagens para a Educação: Múltiplas Mídias. Florianópolis: UDESC, 2008. v. 1. p. 1-9. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/5925/Explorando_as_Ilustra__es_de_Livros_Infantis_suas_poss_veis_leituras_15505098693645_5925.pdf
ZIMMERMANN, A.; FARTHING, S. Desenhos do desenhar: pesquisa e práticas de Stephen Farthing. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/24471267622020059. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/18418.
Filmografia e material audiovisual
Filme: O jovem Karl Marx. Disponível em: <https://vimeo.com/236264929>
Vídeos: Sobre as revoluções de 1848. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jwAUBiNMfYk> ;
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Mara Rúbia Sant'Anna
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".