Editorial: Ensino das Artes Visuais na Atualidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630812024e4997Keywords:
visual arts, college education, fashion designAbstract
Apresentação do Editorial do Dossiê 14
Downloads
References
Unidade 1:
FONSECA DA SILVA, Maria Cristina da Rosa; Hillesheim, Giovana e BORN, Rodrigo. Objetos para o Ensino de Arte: reflexões a partir de três estudos. In: Anais do 29a. Encontro Nacional da Associação dos Pesquisadores em Artes Plásticas. RODRIGUES, Manoela dos Anjos Afonso; ROCHA, Cleomar (Orgs.) Goiânia: Anpap, 2020, Disponível em https://www.anpap.org.br/anais/2020/pdf/Giovana_Darolt_Hillesheim__Maria_Cristina_da_Rosa_Fonseca_da_Silva_e_Rodrigo_Montandon_Born_ANPAP_2020_ArtigoFinal-198.pdf
GALEANO, Eduardo. A mamãe desprezada. In: De Pernas pro Ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM, 1999. 384p. Disponível em: <https://doceru.com/doc/xcnene>
GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2019.
HILLESHEIM, G. B. D., da SILVA, M. C. da R. F., & MAKOWIEKY, S. (2013). Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores. ARS (São Paulo), 11(21), 62-79. Disponível em https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.64456
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Fleur de Marie. In MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Sagrada Família. Disponível em: <https://www.academia.edu/33983261/A_Sagrada_Familia_Karl_Marx>
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Disponível em:
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A arte e a divisão do trabalho, páginas 53 a 55. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Sobre literatura e arte. Disponível em: <https://www.academia.edu/41268473/MARX_e_ENGELS_Sobre_Literatura_e_Arte>
LAVOURA, Tiago N. A dialética do singular-universal-particular e o método da pedagogia histórico-crítica. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, p. 04-18, 2018. DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.6044
LEITÃO, Juliana Oliveira. A especificidade do ensino de Arte na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara), 2019. 93f. Disponível em leitao_jo_me_arafcl.pdf (unesp.br)
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia histórico-crítica. In: Revista Binacional Brasil- Argentina. ISSN 23161205. Vitória da Conquista V. 3 nº 02 p. 11 a 36 Dezembro/2014. Disponível Microsoft Word - 2Art1_rbba_Saviane.doc (usp.br)
SANTOS, V. F. D.; MESSEDER NETO, H. da S. O que queremos ensinar é mesmo clássico?: Veredas para pensar a seleção de conteúdos na pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, p. 1-22, 2023. DOI:10.20396/rho.v23i00.8666647. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8666647 . Acesso em: 27 abr. 2023.
SCHLICHTA, Consuelo. Os Conteúdos Escolares de Arte à luz da Pedagogia Histórico-Crítica: por que os clássicos na escola? Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES Vitória, ES. a. 18, v.23, n. 54, p. 54 - 70, 2021. Disponível em Vista do OS CONTEÚDOS ESCOLARES DE ARTE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: POR QUE OS CLÁSSICOS NA ESCOLA? (ufes.br)
Unidade II:
A PESQUISA em desenho. In: O DESENHO conectando conhecimentos. Produção de Anelise Zimmermann. Florianópolis: Editora UDESC, 2018. 20 min, son., color. legendado. Episódio 01. Disponível em: https://www.pesquisaemdesenho.com/episodio-1. Acesso em: 24 abr. 2023.
CARVAJAL, Milka Lorena Plaza. Possibilidades de articulação entre o visual e o verbal em uma experiência de educação não formal. 119 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Artes Visuais, Florianópolis, 2014.
COUTINHO, S. G.; FERREIRA, E. S. S. ; DARRAS, B. ; MIRANDA, E. R. . Children's processes of drawing from memory: a trans-cultural study in France and Barzil. International Journal of Education Through Art, v. 4, p. 57-73, 2008. Disponível em: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/eta.4.1.57_1
FARTHING, Stephen. The Bigger Picture of Drawing. In: KANTROWITZ, A.; BREW, A.; FAVA, M. (Ed.). Thinking through drawing: practice into knowledge. Proceedings of an interdisciplinary symposium on drawing, cognition and education. New York: Columbia University, 2011, p. 21-25. Disponível em: https://www.academia.edu/2938948/Thinking_through_Drawing_Practice_into_Knowledge_2011
MIRANDA, Eva Rolim ; COUTINHO, S. G. . Estrela do céu e estrela do mar: um experimento com desenhos de memória e estimulação da imagem mental. Infodesign (SBDI), v. 3, p. 40-48, 2006. Disponível em: https://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/24
COUTINHO, Solange Galvão. Design da Informação para Educação. InfoDesign Revista Brasileira de Design da Informação 3 – 1/2 [2006], 49-60. Disponível em: https://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/27
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.
NICOLAU COLL, Agusté; SOMMERMAN, Américo; MELLO, Maria F. de; BARROS, Vitória Mendonça de. Educação e transdisciplinaridade II. Brasília, DF: Unesco; São Paulo: USP, Escola do Futuro, 2002.
NOVAES, Maristela Abadia Fernandes. Caminho das pedras: Uma ressignificação do olhar e da experiência no processo de construção de roupas. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2763
NUNES, Sandra Conceição. Inter-relações entre linguagens no ensino de arte. 2010 197 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Artes Visuais, Florianópolis, 2010 Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006b/00006baf.pdf
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Arte, educação e cultura. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007.
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; HERNÁNDEZ, Fernando. A Formação do professor e o ensino das artes visuais. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2005.
OLEQUES, Liane C.. Desenho e escrita: características na produção gráfica de duas crianças com Síndrome de Down.. Revista Educação Especial (UFSM), v. 29, p. 41-52, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/18141
OLEQUES, Liane. P. Imagem e palavra: análise do desenho infantil num contexto de surdez. In: Maria Lúcia Batezat Duarte; Mari Ines Piekas. (Org.). Desenho infantil em pesquisa: imagens visuais e táteis. 22ed. Curitica: INSIGHT, 2011, v. 1, p. 93-112.
OLEQUES, Liane. P. Desenho infantil e o Ensino de Artes Visuais: desenhando com crianças com deficiência intelectual. In: Revista GEArte. Porto Alegre, 2019, v. 6, n. 3, p. 564-581. Disponível em: file:///Users/anelisezimmermann/Downloads/Desenho_infantil_e_o_Ensino_de_Artes_Visuais_desen.pdf
OLEQUES, Liane. P. Aprendendo a Desenhar: Possibilidades de Ensino para Crianças com Deficiência Intelectual. Curitiba: Appris, 2023.
SANT'ANNA, Mara Rúbia; COSTA, Sandra Emília; MACCARI, Eloisa Maria; SANCHEZ, Leonardo. Olhar, sentir e fazer. Coleção: Saberes Sensíveis e as artes: ensino, provocações e autonomia. Vol. 2. Florianópolis: UDESC, 2022.
SELL DUARTE PILLOTTO, Silvia. EDUCAÇÃO PELO SENSÍVEL. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 113-127, mar. 2008. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/683>. Acesso em: 09 ago. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2007v1n2p113-127.
PERES, Annabel Cristini Feijó. Trilhando os caminhos da transdisciplinaridade: uma experiência de ser-sendo. São Paulo: Laborciência, 2007.
PILOTTO, S. S. D.; BOHN, L. R. D. (Orgs.). Arte/educação: ensinar e aprender no ensino básico. Joinville: Editora Univille, 2014.
ZIMMERMANN, A.; FREITAS, N. K. O livro ilustrado e a imaginação: escritor, ilustrador e leitor em uma trama interativa. Perspectiva (UFSC), v. 36, p. 137-150, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-54732018000100137&lng=pt&nrm=iso
ZIMMERMANN, A.; OLIVEIRA, S. R. R. E. . Ilustrações de livros infantis no ensino de artes. In: I Congresso Educação, Arte e Cultura, 2007, Santa Maria. I Congresso Educação, Arte e Cultura. Santa Maria: UFMS, 2007. v. 1. p. 1-13. Disponível em: https://www.academia.edu/6406851/Ilustrac_o_es_de_Livros_Infantis_no_Ensino_de_Arte
ZIMMERMANN, A.. Explorando as Ilustrações de Livros Infantis: suas possíveis leituras. In: 1º Seminário Leituras de Imagens para a Educação: Múltiplas Mídias. Florianópolis: UDESC, 2008. v. 1. p. 1-9. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/5925/Explorando_as_Ilustra__es_de_Livros_Infantis_suas_poss_veis_leituras_15505098693645_5925.pdf
ZIMMERMANN, A.; FARTHING, S. Desenhos do desenhar: pesquisa e práticas de Stephen Farthing. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/24471267622020059. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/18418.
Filmografia e material audiovisual
Filme: O jovem Karl Marx. Disponível em: <https://vimeo.com/236264929>
Vídeos: Sobre as revoluções de 1848. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jwAUBiNMfYk> ;
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Mara Rúbia Sant'Anna
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Plagiarism, in all its forms, constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. This magazine uses iThenticate similarity control software.