Desenhos do desenhar: pesquisa e práticas de Stephen Farthing
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267622020059Palavras-chave:
desenho , taxonomia , interdisciplinaridadeResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama dos estudos em desenho realizados por Stephen Farthing, artista e pesquisador. Esses estudos incluem definições e taxonomias para o desenho, elaborados com o propósito de ampliar a compreensão de sua prática e ensino, estendendo-se para além do território das artes. Farthing utiliza o próprio desenho como meio de investigação. O levantamento desses estudos foi realizado por Zimmermann (2016) durante o doutorado sanduíche na University of the Arts London, período no qual teve a supervisão de Farthing, com acesso a seu acervo de desenhos e publicações e a realização de entrevistas gravadas[1]. Por fim, esses estudos tanto representam o percurso de pesquisa de Farthing, como também demostram a interdisciplinaridade do desenho como um conhecimento que transita entre áreas, um meio de investigação e uma função intelectual com territórios ainda a serem explorados.
Downloads
Referências
FARTHING, Stephen. The Bigger Picture of Drawing. In: KANTROWITZ, A.; BREW, A.; FAVA, M. (Ed.). Thinking through drawing: practice into knowledge. Proceedings of an interdisciplinary symposium on drawing, cognition and education. New York: Columbia Uni-versity, 2011, p. 21-25.
FARTHING, Stephen, CHORPENING, K.; WIGGINS, C. (Org.). The good drawing. Lon-don: CCW, 2012.
FARTHING, Stephen. Taxonomias do desenho: entrevista [ago. 2015]. Entrevistadora: Anelise Zimmermann. Londres, 2015, 1 arquivo .mp4. (60 minutos). Entrevista concedida para tese.
FARTHING, Stephen. Drawing and Writing: the Intersection. Draw Event: Interrogating interdisciplinary approaches to drawing. University of the Arts London: Londres, 2016. Dis-ponível em: <https://draw.myblog.arts.ac.uk/2016/01/19/draw-event-drawing-and-writing-the-intersection/>. Acesso em: 28 Jul. 2020.
FARTHING, Stephen. Intersecções do desenho e a escrita: entrevista [jul. 2020]. Entrevis-tadora: Anelise Zimmermann. Florianópolis (realizada online), 1 arquivo .mp3. (20 minutos). Entrevista concedida para artigo.
O desenho conectando conhecimentos. Episódio 1: A pesquisa em desenho. Anelise Zimmermann. Londres/Florianópolis, Editora UDESC. 1 DVD (20 min), MP4, color. Portu-guês/Inglês, 2018. Disponível em: . Acesso em: 30 Jul. 2020.
ZIMMERMANN, Anelise. O ensino do desenho na formação em Design Gráfico: uma abordagem projetual e interdisciplinar. Tese Doutorado – Centro de Artes e Comunica-ção/Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016, p. 221.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REVISTA APOTHEKE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.