A escolinha de artes do recife como espaço inclusivo para pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630422020210Parole chiave:
arte , educação , inclusãoAbstract
A Escolinha de Artes do Recife desde de sua origem, em 1953, vem desenvolvendo ações arte/educativas para todo tipo de público. Notada a relevância histórica e social da instituição foram investigados registros históricos, documentais da instituição, como também as práticas arte/educativas desenvolvidas nela, para, a partir da trajetória da EAR, apresentar a visão educativa da instituição e como ela contribuiu, e ainda contribui, para a construção de práticas arte/educativas na perspectiva inclusiva para pessoas com deficiência. Partindo de registros bibliográficos, de pesquisa documental, da realização e análise de uma atividade arte/educativa desenvolvida na atualidade, observou-se que a Escolinha foi e é um espaço onde experiências estéticas sensoriais são trabalhadas pelas vias da inclusão.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AZEVEDO, F. A. G. de. Noemia Varela, um réquiem para (não) dizer (a)deus. Em: Mulheres não devem ficar em silêncio. Ana Mae Barbosa e Vitória Amaral (Orgs.). São Paulo: Editora Cortez. 2019. pág. 97.
BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva. 2014.
_________, A. M. O ensino da arte no Brasil: aspectos históricos e metodológicos. Material didático da rede de ensino estadual de São Paulo. Módulo 1. Projeto de formação de professores da UNESP. 2011. Disponível em https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40427/3/2ed_art_m1d2.pdf Acessado no dia 20 de julho de 2019, às 19horas.
DUARTE, J. BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas. 2006.
GOHN, M. da G.. Educação não formal e o educador social. São Paulo: Cortez Editora. 2010
HERNANDES, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Editora Artmed. 2000.
MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil. História e politicas públicas.. São Paulo: Cortez Editora. 1996.
MURCIA, J. A. M. Aprendizagem através dos jogos. Porto Alegre: Artmed. 2005
SILVA, M. B. e. Memórias não são só memórias: a escolinha de arte do Recife (1953-2013). Recife: Editora Universitária da UFPE. 2013.
SCHAFER, R. M.. The soundscape - our sonic environmental and tuning of the world. 2.ed. Rochester: Destiny Books. Edição Kindle, EUA. 1994.
Downloads
Pubblicato
Versioni
- 2020-06-01 (2)
- 2020-06-01 (1)
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 EDIEL ANDRADE MOURA
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".