A arte da performance como ação cultural na escola pública: algumas experiências e os sentidos da subversão no universo escolar
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630422020182Parole chiave:
performace , subversão , escola públicaAbstract
Este trabalho apresenta apontamentos teóricos, metodológicos e práticos sobre construções cênicas próprias da linguagem da performance, elaboradas por meio de experiências estético-sensoriais, seus decorrentes relatos e repercussão no interior de escolas públicas localizadas no interior de uma periferia da Zona Sul da cidade de São Paulo/SP. Contempla ainda o diálogo entre artistas, inclusive em formação, comunidades escolar e local, professores, estudantes e sociedade. Enxergando a arte da performance como linguagem e considerando suas tendências transgressoras, o intuito é discutir os sentidos da subversão, em seu sentido literal e simples, em significado mais metalinguístico do que histórico, como um componente próprio da performance no ambiente escolar.Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDRÉ, Carminda Mendes. Teatro pós-dramático na escola: Inventando espaços: estudos sobre as condições do ensino do teatro em sala de aula. São Paulo: Editora Unesp, 2011
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 10 jun. 2017.
CORREIA, Pedro Luís Lopes Pais. Arte e tecnologia: estratégias de subversão e transgressão. Aveiro, 2010. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/1182/1/2010001973.pdf. Acesso em: 20 jul. 2017.
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 2008.
CHAUÍ, Marilena. Sociedade brasileira: violência e autoritarismo por todos os lados. Revista Cult, n. 209, fev. 2016. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2016/02/sociedade-brasileira-violencia-e- autoritarismo-por-todos-os-lados/#respond. Acesso em 20 jul. 2017.
COPEAU, Jacques. Reflexiones de um comediante sobre “La paradoja”, de Diderot. Buenos Aires: Editorial La Pleyade, 1929.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FERNANDES, Silvia. Grupos Teatrais anos 70. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2000.
CANTON, Katia. Novíssima Arte Brasileira: um guia de tendências. São Paulo: Iluminuras e FAPESP, v. 1, 2001.
CANTON, Katia. Temas da arte contemporânea. Coleção Temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., v. 6, 2009a.
CANTON, Katia. Do Moderno ao Contemporâneo. Coleção Temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., v. 1, 2009b.
| http://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode
CANTON, Katia. Da Política às Micropolíticas. Coleção Temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., v. 1, 2009d.
CANTON, Katia. Espaço e Lugar. Coleção Temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., v. 1, 2009g.
FOUCAULT, Michel. Corpos dóceis. In: Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1975.
LEHMANN, H-T. Teatro Pós-Dramático e Teatro Político. Sala Preta 3. USP, São Paulo, v. 3, p. 9-19, 2003.
PAZ, G. et al. Arte Ogie. Transgressão das artes/Transgressão nas artes. França, n. 8, 2016. Disponível em: https://journals.openedition.org/artelogie/623#ftn1. Acesso em: 10 jun. 2017.
TIGRE, M. P.; SACRAMENTO, S. M. P. Identidade de Gênero em Subversão: Niketche, de Paulina Chiziane. Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões, v. 3, n. 2, 2015. Disponível em: http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/855. Acesso em: 10 jun. 2017.
TOSCANO, Priscila. Vídeo-performance do Laboratório do Vale. 2017. Disponível em: https://vimeo.com/182791062. Acesso em: 10 jun. 2017.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Thiago Camacho Teixeira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".