A arte da performance como ação cultural na escola pública: algumas experiências e os sentidos da subversão no universo escolar

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DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630422020182

Parole chiave:

performace , subversão , escola pública

Abstract

Este trabalho apresenta apontamentos teóricos, metodológicos e práticos sobre construções cênicas próprias da linguagem da performance, elaboradas por meio de experiências estético-sensoriais, seus decorrentes relatos e repercussão no interior de escolas públicas localizadas no interior de uma periferia da Zona Sul da cidade de São Paulo/SP. Contempla ainda o diálogo entre artistas, inclusive em formação, comunidades escolar e local, professores, estudantes e sociedade. Enxergando a arte da performance como linguagem e considerando suas tendências transgressoras, o intuito é discutir os sentidos da subversão, em seu sentido literal e simples, em significado mais metalinguístico do que histórico, como um componente próprio da performance no ambiente escolar.

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Biografia autore

Thiago Camacho Teixeira, Universidade de São Paulo - USP

Nome artístico e de produção: Thiago Camacho. É ator com DRT, Performer e Professor de artes, teatro, literaturas e línguas. Mestrando no Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes - ECA - Universidade de São Paulo - USP. 2017. Graduado pelo curso de Arte-Teatro da Universidade Estadual Paulista. (UNESP). Possui graduação em Letras - Português, Inglês e Literatura pela Universidade Paulista (2009). Desenvolve um trabalho pessoal e independente de pesquisa com registros e produções da Performance, entre os quais estão vídeos e fotografias. Professor de Línguas Portuguesa e Inglesa e de Literaturas no Ensino Fundamental II e Médio das redes municipal e estadual de São Paulo. (Desde 2010). Membro participante do grupo de teatro e performance Desvio Coletivo. Foi membro do grupo Teatro Didático e da rede de pesquisadores do "Portal Teatro Sem Cortinas", ambos projetos de extensão da UNESP. Iniciou sua produção dramatúrgica com a Comédia "A Gaivota". 

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Pubblicato

2020-06-01

Come citare

TEIXEIRA, Thiago Camacho. A arte da performance como ação cultural na escola pública: algumas experiências e os sentidos da subversão no universo escolar. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 182–200, 2020. DOI: 10.5965/25944630422020182. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16554. Acesso em: 21 nov. 2024.