A arte da performance como ação cultural na escola pública: algumas experiências e os sentidos da subversão no universo escolar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630422020182

Mots-clés :

performace , subversão , escola pública

Résumé

Este trabalho apresenta apontamentos teóricos, metodológicos e práticos sobre construções cênicas próprias da linguagem da performance, elaboradas por meio de experiências estético-sensoriais, seus decorrentes relatos e repercussão no interior de escolas públicas localizadas no interior de uma periferia da Zona Sul da cidade de São Paulo/SP. Contempla ainda o diálogo entre artistas, inclusive em formação, comunidades escolar e local, professores, estudantes e sociedade. Enxergando a arte da performance como linguagem e considerando suas tendências transgressoras, o intuito é discutir os sentidos da subversão, em seu sentido literal e simples, em significado mais metalinguístico do que histórico, como um componente próprio da performance no ambiente escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Thiago Camacho Teixeira, Universidade de São Paulo - USP

Nome artístico e de produção: Thiago Camacho. É ator com DRT, Performer e Professor de artes, teatro, literaturas e línguas. Mestrando no Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes - ECA - Universidade de São Paulo - USP. 2017. Graduado pelo curso de Arte-Teatro da Universidade Estadual Paulista. (UNESP). Possui graduação em Letras - Português, Inglês e Literatura pela Universidade Paulista (2009). Desenvolve um trabalho pessoal e independente de pesquisa com registros e produções da Performance, entre os quais estão vídeos e fotografias. Professor de Línguas Portuguesa e Inglesa e de Literaturas no Ensino Fundamental II e Médio das redes municipal e estadual de São Paulo. (Desde 2010). Membro participante do grupo de teatro e performance Desvio Coletivo. Foi membro do grupo Teatro Didático e da rede de pesquisadores do "Portal Teatro Sem Cortinas", ambos projetos de extensão da UNESP. Iniciou sua produção dramatúrgica com a Comédia "A Gaivota". 

Références

ANDRÉ, Carminda Mendes. Teatro pós-dramático na escola: Inventando espaços: estudos sobre as condições do ensino do teatro em sala de aula. São Paulo: Editora Unesp, 2011

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 10 jun. 2017.

CORREIA, Pedro Luís Lopes Pais. Arte e tecnologia: estratégias de subversão e transgressão. Aveiro, 2010. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/1182/1/2010001973.pdf. Acesso em: 20 jul. 2017.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 2008.

CHAUÍ, Marilena. Sociedade brasileira: violência e autoritarismo por todos os lados. Revista Cult, n. 209, fev. 2016. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2016/02/sociedade-brasileira-violencia-e- autoritarismo-por-todos-os-lados/#respond. Acesso em 20 jul. 2017.

COPEAU, Jacques. Reflexiones de um comediante sobre “La paradoja”, de Diderot. Buenos Aires: Editorial La Pleyade, 1929.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FERNANDES, Silvia. Grupos Teatrais anos 70. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2000.

CANTON, Katia. Novíssima Arte Brasileira: um guia de tendências. São Paulo: Iluminuras e FAPESP, v. 1, 2001.

CANTON, Katia. Temas da arte contemporânea. Coleção Temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., v. 6, 2009a.

CANTON, Katia. Do Moderno ao Contemporâneo. Coleção Temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., v. 1, 2009b.

| http://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode

CANTON, Katia. Da Política às Micropolíticas. Coleção Temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., v. 1, 2009d.

CANTON, Katia. Espaço e Lugar. Coleção Temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., v. 1, 2009g.

FOUCAULT, Michel. Corpos dóceis. In: Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1975.

LEHMANN, H-T. Teatro Pós-Dramático e Teatro Político. Sala Preta 3. USP, São Paulo, v. 3, p. 9-19, 2003.

PAZ, G. et al. Arte Ogie. Transgressão das artes/Transgressão nas artes. França, n. 8, 2016. Disponível em: https://journals.openedition.org/artelogie/623#ftn1. Acesso em: 10 jun. 2017.

TIGRE, M. P.; SACRAMENTO, S. M. P. Identidade de Gênero em Subversão: Niketche, de Paulina Chiziane. Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões, v. 3, n. 2, 2015. Disponível em: http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/855. Acesso em: 10 jun. 2017.

TOSCANO, Priscila. Vídeo-performance do Laboratório do Vale. 2017. Disponível em: https://vimeo.com/182791062. Acesso em: 10 jun. 2017.

Téléchargements

Publiée

2020-06-01

Comment citer

TEIXEIRA, Thiago Camacho. A arte da performance como ação cultural na escola pública: algumas experiências e os sentidos da subversão no universo escolar. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 182–200, 2020. DOI: 10.5965/25944630422020182. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16554. Acesso em: 21 nov. 2024.