Knowledge management in the clothing Product Development Process (PDP): the use of tacit and/or explicit knowledge in the creation sector

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630822024e4768

Keywords:

creation sector, clothing, product development process

Abstract

While explicit knowledge can be translated into words, tacit knowledge is informal. In this context, a good articulation between tacit and explicit knowledge can be the key to more effective results in knowledge management. When it comes to the development of clothing products, the articulation of different knowledge must be distributed between sectors, and focused on meeting user needs. In the Product Development Process (PDP), it is in the creation sector that ideas create shapes resulting in the first contact with the models in the collection. Using this perspective, the present research aimed to identify how fashion professionals who work in the clothing PDP manage/apply explicit and tacit knowledge in the creative sector. To achieve this, this research, of a basic nature, with a qualitative approach and an exploratory objective, used interviews with fifteen (15) fashion professionals, working in the clothing PDP. Questions related to the practice of explicit and tacit knowledge were applied. The results showed that, in the clothing PDP creation sector, some activities are guided by explicit knowledge, while others are guided by tacit knowledge, which uses the professional's experience and repertoire. The results also reflect the importance of knowledge management in the development of clothing products, since explicit and tacit knowledge complement each other during activities, in the quest to achieve common objectives.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniele Deise Antunes Silveira Páris, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Design e Tecnologia de Moda pela Universidade do Planalto Catarinense (2009), mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo (2015), e, atualmente está cursando o doutorado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, campus Gaspar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Moda.

Erika Danielly Florêncio Pereira Muniz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Design na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, na linha de pesquisa de Gestão de Design. Pesquisadora no Núcleo de Gestão de Design e do Laboratório e Usabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina - NGD-LDU/UFSC. Mestre em Design pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, na linha de pesquisa de Informação, Comunicação e Cultura. Graduada em Design de Produto pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Participou durante a graduação do Projeto Design em Foco, que buscava promover o Design por meio de oficinas direcionadas aos alunos do ensino médio nas escolas públicas da cidade de Rio Tinto-PB. Possui experiência em Ergonomia, Inovação, Design de Moda, Projeto de Produtos e na Temática Indígena Brasileira, com ênfase na etnia Potiguara da Paraíba.

Giselle Schmidt Alves Diaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisadora CNPq - PQ 1D na área de Desenho Industrial. Membro do Comitê de Assessoramento da área Design - CNPq. Professora do Departamento de Design na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atua nos cursos de Graduação em Design (Industrial e Gráfico). Professora do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina e do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Recebeu o Prêmio CAPES de TESE (2020) como orientadora, na área de Arquitetura, Urbanismo e Design. Pós Doutora em Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina com estágio na Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2017). Doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto e Processo na linha de pesquisa de Metodologias de Projeto de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design na linha de Gestão de Design, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Graduada em Desenho pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997). Cursos na Universidade de Salamanca (Espanha). Possui formação em Processos Grupais e Coordenação de Equipes. Membro do Núcleo de Gestão de Design (NGD) e do Laboratório de Design e Usabilidade (LDU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde o ano de 2000. Ministra disciplinas de: Gestão de Design; Design Centrado no Ser Humano; Ergonomia e Usabilidade em Produtos e Serviços; Metodologias de Projeto de Design; Projeto de Embalagem; Tecnologias Assistivas, dentre outras. Orienta alunos de graduação e pós-graduação em níveis de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Projetos em parceria com a UFPE (Terapia Ocupacional e Engenharia), UFPB (Design). Possui como foco de pesquisa: Gestão de Design; Design e Saúde; Design Centrado no Ser Humano; Tecnologia Assistiva; Design Universal/Inclusivo em Produtos e Serviços. Lidera o grupo de pesquisa Design centrado no Ser Humano: interprofissionalidade uma abordagem em projetos.

References

BAHIA FILHO, V. Conhecimento Líquido. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2020.

BARDIN, L. Análise do Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Editora Blucher, 2000.

CARPES JR.; WIDOMAR, P. Introdução ao projeto de produtos. Porto Alegre: Bookman, 2014.

DRUMMOND, R. C. Gestão do Conhecimento em Organizações: Proposta de Mapeamento Conceitual Integrativo. São Paulo: Editora Saraiva, 2008.

FRINGS, G. S. Moda. Porto Alegre: Grupo A, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GUEVARA, A. J. de H. Da sociedade do conhecimento à sociedade da consciência. 1. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2007.

HOPKINS, J. Desenho de moda. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MEADOWS, T. Como Montar e Gerenciar uma Marca de Moda. Porto Alegre: Grupo A, 2013.

MONTEMEZZO, M. C. de F. S. Diretrizes metodológicas para o projeto de produtos de moda no âmbito acadêmico. 2003. 96 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2003.

PÁRIS, D. D. A. S.; MERINO, G. S. A. D.; BRAVIANO, G. Produtos de vestuário: avaliando hipóteses de problemas de vestibilidade. In: 14º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. São Paulo, Anais [...], Blucher, 2022. p. 7312-7326.

RENFREW, E.; RENFREW, C. Desenvolvendo uma Coleção. Porto Alegre: Grupo A, 2010.

SEIVEWRIGHT, S. Pesquisa e design. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

SILVA, R. K. J. de; RUPASINGHE, T. D. A new apparel product development framework for performance clothing industry. International Journal of Product Development, v. 22, n. 4, p. 276-292, 2018.

TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Grupo A, 2008.

TREPTOW, D. Inventando Moda: planejamento de coleção. São Paulo: Edição da autora, 2013.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Published

2024-05-20

How to Cite

ANTUNES SILVEIRA PÁRIS, Daniele Deise; FLORÊNCIO PEREIRA MUNIZ, Erika Danielly; SCHMIDT ALVES DIAZ MERINO, Giselle. Knowledge management in the clothing Product Development Process (PDP): the use of tacit and/or explicit knowledge in the creation sector. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5965/25944630822024e4768. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24768. Acesso em: 4 dec. 2024.