O DESENHO DE MODA E A EDUCAÇÃO PELO SENSÍVEL: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630322019096Abstract
O presente artigo constitui-se como análise de uma prática pedagógica aplicada na unidade curricular “Ilustração de Moda”, disciplina do quarto módulo do Curso Técnico subsequente em Produção e Design de Moda, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul – Centro. Relata-se a prática realizada a partir de etapas subdivididas nas seguintes ações e atividades: (1) Refletir; (1.1) Coletar; (1.2) Categorizar; (1.3) Caracterizar; e (2) Desmistificar. Para tanto, pela metodologia empregada, este artigo apresenta-se como aplicado, descritivo, qualitativo e de campo. Quanto aos procedimentos técnicos envolvidos, entende-se o como bibliográfico e como pesquisa participativa. A análise da experiência relatada utiliza os fundamentos teóricos abordados por Head (1958), Duarte-Júnior (1981), Pineau (2000), Pillotto (2007) e Alexandroff (2010), quanto à educação pelo sensível, por meio de seis categorias: (i) “Experiência humana”; (ii) “Imagem da memória”; (iii) “Lógica e racionalidade”; (iv) “Comunicação sensível”; (v) “Ato criador”; e (vi) “Percepção”. Infere-se que a prática pedagógica relatada teve assertividade quanto à sensibilização dos estudantes da turma para com o desenho de moda, mas manteve-se em grande parte do tempo no campo da racionalidade e da lógica. Ainda que estas não sejam negadas na educação pelo sensível, a entrada de sensações foi limitada pelo uso de sentidos específicos: visão e audição.Downloads
References
ALEXANDROFF, Marlene Coelho. Os caminhos paralelos do desenvolvimento do desenho e da escrita. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 18, n. 17, p. 20-41, dez. 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200003>. Acesso em: 29 mar. 2018.
CEFET-SC – CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA. Plano de curso técnico em Produção de Moda. Jaraguá do Sul: CEFET-SC, 2008.
DUARTE JÚNIOR, João-francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Editora Cortez Autores Associados, 1981. (Coleção educação contemporânea). Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/65992869/Fundamentos-Esteticos-da-Educacao. Acesso em: 17 ago. 2018.
TRAN, Eris. Eris Tran on behance. 2018. Disponível em: <https://www.behance.net/ErisTran>. Acesso em: 13 mar. 2019.
HEAD, Herbert Edward. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1958. Tradução de Ana Maria Rabaça e Luis Filipe S. Teixeira.
PILLOTTO, Silvia Sell Duarte. Educação pelo sensível. Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 1, n. 2, p.113-127, maio-ago. 2007. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/683/599>. Acesso em: 05 dez. 2018.
PINEAU, Gaston. O sentido do sentido. In: BASARAB, Nicolescu et al. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: Unesco, 2000. p. 31-56. Tradução de: Judite Vero, Maria F. de Mello e Américo Sommerman.
PLECH, Mim. Ilustradores incríveis: Hayden Williams. 2014. Disponível em: <http://mimiquices.com/ilustradores-haydenwilliams/>. Acesso em: 13 mar. 2019.
RAMOS, Marise Nogueira. O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 4, p.105-125, out.-dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n4/06.pdf. Acesso em: 05 ago. 2018.
SINGH, Sara. Sara Singh: Portfolio Four. 2019. Disponível em: <https://www.sarasingh.com/four>. Acesso em: 13 mar. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Plagiarism, in all its forms, constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. This magazine uses iThenticate similarity control software.