Explorando sequências e simbologia algébrica por meio de um vídeo educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0202

Palavras-chave:

álgebra, matemática, tecnologias digitais, multimodalidade

Resumo

Esse relato de experiência objetiva apresentar a construção e vivência de um vídeo educativo sobre sequências e simbologia algébrica. Esse material foi produzido durante a disciplina de Prática Profissional de um curso de Licenciatura em Matemática e vivenciado com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. O desenvolvimento do vídeo seguiu as seguintes etapas: seleção do conteúdo, criação do roteiro, produção de áudio e elaboração das cenas. Utilizando a plataforma Canva, o vídeo foi desenvolvido incluindo ilustrações, animações e narração que explanam os conceitos de forma visual e auditiva. Durante a vivência do vídeo, foram realizadas pausas para questionamentos sobre sequências numéricas, onde os alunos tinham momentos para refletir e responder, sendo coletadas as respostas, em seguida prosseguia-se com a apresentação do vídeo sendo apresentadas as resoluções. Essa interação promoveu o envolvimento dos alunos, que demonstraram interesse e participação ativa. A avaliação da professora de matemática da turma de estudantes da Educação Básica apontou que o vídeo tem qualidade técnica e potencial pedagógico, sugerindo que o uso desse material tecnológico pode auxiliar o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

FAGUNDES, Maria Eliza de França; MOURA, Carla Saturnina Ramos de; COSTA, Nancy Lima. Explorando sequências e simbologia algébrica por meio de um vídeo educativo. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0202, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0202. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0202. Acesso em: 23 nov. 2024.