Tecnologia Educacional e Vídeo Digital na Era da Pandemia: explorando novas fronteiras com Educação Financeira
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0101Palavras-chave:
educação matemática, educação financeira, vídeos, memesResumo
Durante o período da pandemia de Covid-19, a educação enfrentou múltiplas dificuldades, mas também surgiu a oportunidade de explorar novas formas de ensino, especialmente por meio de recursos digitais. Nesse contexto, um produto educacional oriundo de uma pesquisa de mestrado, intitulado “Literacia na Educação Financeira Escolar: vídeo digital como recurso para uma Educação Matemática Crítica”, emergiu com o propósito de oferecer abordagens pedagógicas centradas na Educação Financeira (EF), utilizando vídeos e memes como ferramentas facilitadoras. Baseada em preocupações sociais, políticas, éticas e ambientais, a concepção da EF foi enriquecida pela perspectiva da Educação Matemática Crítica, conforme defendida por Ole Skovsmose. Através de um curso virtual na plataforma Sympla.com.br, professores e estudantes compartilharam experiências e compreensões sobre a EF, produzindo vídeos e memes. As práticas pedagógicas adotadas exploraram as diversas linguagens das mídias digitais, beneficiando tanto a aprendizagem matemática quanto não-matemática. A integração de recursos digitais, como vídeos e memes, mostrou-se promissora para tornar o ensino da Educação Financeira mais atrativa e acessível, promovendo uma compreensão crítica e oportunidades de desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos Editora, 1995.
BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. R. Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: versão final. Brasília, DF: MEC, 2018.
CANEDO JR., N. R. A participação do vídeo digital nas práticas de modelagem quando o problema é proposto com essa mídia. 2021. 194 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2021.
DOMINGUES, N. S. D.; BORBA, M. C. Vídeos digitais nos trabalhos de modelagem matemática. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 22, p. 38-50, 2017
DAWKINS, R. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
DOMINGUES, N. S.; BORBA, M. DE C. Investigando as potencialidades do I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. In: ENCONTRO PAULISTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 181-213, maio/ago. 2018.
DOMINGUES, N. S. D. Festival de vídeos digitais e educação matemática: uma complexa rede de sistemas seres-humanos-com-mídias. 2020. 279 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2020.
FONTES, B. C. Vídeo, comunicação e educação matemática: um olhar para a produção dos licenciandos em matemática da educação a distância. 2019. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019.
GIORDANO, C. C. Concepções sobre estatística: um estudo com alunos do ensino médio. 2020, 268 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2020.
KISTEMANN JR., M. A. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. Rio Claro: Unesp, 2011.
LIMA, C.; JUNIOR, M. C. R.; PORTO, C. A Influência dos Memes no Contexto Escolar. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO (SIMEDUC),10, 2021, Aracaju. Anais [...]. Aracaju: Universidade Tiradentes, 2021, p. 1-13,
MORAN, J. M. A contribuição das tecnologias para uma educação inovadora. Contrapontos, Itajaí, v. 4, n. 2, p. 347-356, 2004. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/785 . Acesso em: 19 nov. 2022.
MUNIZ, I. Jr. Econs ou Humanos? um estudo sobre a tomada de decisão em ambientes de educação financeira escolar. 418 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – UFRJ/COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
NEVES, L. X.; SILVA, W. H. M.; BORBA, M. C.; NATIZKI, B. I. Festival de vídeos digitais e educação matemática 1: uma classificação. JIEEM, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 6-16, 2020.
OECHSLER, V. Comunicação multimodal: produção de vídeos em aulas de Matemática. 2018. 311 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018.
OLIVEIRA NETA, J. P. Por uma tipologia dos memes da internet. Entremeios Revista Discente da Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 1-15, 2016.
PESSOA, C.; MUNIZ J. I. Editorial - Educação Financeira Escolar: construções, caminhos, pesquisas e potencialidades para o século XXI. Em Teia – Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 12, p. 1-18, 2021.
PESSOA, C. A. S.; MUNIZ J., I.; KISTEMANN Jr., M. A. Cenários sobre educação financeira escolar: entrelaçamentos entre a pesquisa, o currículo e a sala de aula de Matemática. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero-americana, Pernambuco, v. 9, n. 1, p. 1-28, 2018.
PESSOA, C. A. S. Educação Financeira na perspectiva da educação matemática crítica em livros didáticos de matemática dos Anos iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Sociedade Brasileira de Matemática, 2016.
RESENDE, A.; PEREIRA, C.; KISTEMANN JR, M. Sobre Educação Matemática, Publicidade e Consumismo Infantil. Boletim do LABEM, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, ago./dez. 2016.
SOUZA, M. F. A. Cyberformação como concepção de um curso de formação focado no uso de vídeos do Youtube. Revista Paranaense de Educação Matemática, Curitiba, v. 9, n. 20, p. 472-484, 2020.
SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista BOEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.