Direitos, inclusão e arte-educação:

um experimento voltado à construção da consciência crítica

Autores

  • Selma Machado Simão Instituto de Artes da Unicamp (IA UNICAMP)
  • Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
  • Alan Isaac Mendes Caballero

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782012024e0063

Palavras-chave:

Direitos fundamentais, Ensino de artes, Habitus, Moral existencialista, Cidadania

Resumo

Este artigo apresenta um conjunto de reflexões sobre a ação educacional intitulada: Direitos
Fundamentais e Arte Contemporânea: um diálogo multidisciplinar e dirigida a estudantes do
Ensino Médio da rede pública. Sendo assim, o planejamento curricular do projeto baseou-se em
temas fundamentais do Direito para compreender direitos humanos, além de um conjunto de
artistas e técnicas familiares às planejadoras, as quais viriam a ser experimentadas com
estudantes de Ensino Médio. O desenvolvimento do processo criativo a partir desse
planejamento possibilitou um aprofundamento da consciência crítica pelos estudantes sobre
questões importantes advindas de si mesmos e sobre sua coletividade. Surgem, então, relatos
durante as atividades, os quais demonstravam aspectos sobre o reconhecimento e a afirmação
de si mesmos e de seus grupos, além da consciência da violência simbólica a qual são
submetidos. O uso de diários de campo para esse estudo de intervenção permitiu o registro
desses achados. Os resultados denotaram a conquista pelos estudantes de certo nível de
oposição à barreira impeditiva ao exercício da cidadania prevista enquanto fundamento do
Estado Democrático de Direito na Constituição Federal Brasileira/1988.

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Biografia do Autor

Selma Machado Simão, Instituto de Artes da Unicamp (IA UNICAMP)

Possui: Graduação em Lic. Educação Artística com Hab. Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1980), Especialização em Arte e Tecnologia pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (2002), Especialização em Expressões Criativas pela Faculdade de Ciências da Saúde (2013), Mestrado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - FE Unicamp (2012) e Pós-doutorado pela Unesp de Rio Claro com Bolsa PNPD - Capes SP (2015). É professora do Instituto de Artes da Unicamp e artista visual.

Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis

Pedagoga, Jurista, Mestre e Doutora em Educação. Estágio Pós-Doutoral em Educação na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Professora da Graduação e da Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP) e da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM).

Alan Isaac Mendes Caballero

Mestre na linha de Ciências Sociais e Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP. Participante do Grupo de Pesquisas e Estudos em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (GPPES). Atualmente pesquisa temas voltados a políticas de diversidade, currículos de gênero e gestão escolar.

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Publicado

29-08-2024

Como Citar

SIMÃO, Selma Machado; SPAOLONZI QUEIROZ ASSIS, Ana Elisa; ISAAC MENDES CABALLERO, Alan. Direitos, inclusão e arte-educação: : um experimento voltado à construção da consciência crítica. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0063, 2024. DOI: 10.5965/198431782012024e0063. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/19642. Acesso em: 21 nov. 2024.