Direitos, inclusão e arte-educação:
um experimento voltado à construção da consciência crítica
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782012024e0063Palabras clave:
Direitos fundamentais, Ensino de artes, Habitus, Moral existencialista, CidadaniaResumen
Este artigo apresenta um conjunto de reflexões sobre a ação educacional intitulada: Direitos
Fundamentais e Arte Contemporânea: um diálogo multidisciplinar e dirigida a estudantes do
Ensino Médio da rede pública. Sendo assim, o planejamento curricular do projeto baseou-se em
temas fundamentais do Direito para compreender direitos humanos, além de um conjunto de
artistas e técnicas familiares às planejadoras, as quais viriam a ser experimentadas com
estudantes de Ensino Médio. O desenvolvimento do processo criativo a partir desse
planejamento possibilitou um aprofundamento da consciência crítica pelos estudantes sobre
questões importantes advindas de si mesmos e sobre sua coletividade. Surgem, então, relatos
durante as atividades, os quais demonstravam aspectos sobre o reconhecimento e a afirmação
de si mesmos e de seus grupos, além da consciência da violência simbólica a qual são
submetidos. O uso de diários de campo para esse estudo de intervenção permitiu o registro
desses achados. Os resultados denotaram a conquista pelos estudantes de certo nível de
oposição à barreira impeditiva ao exercício da cidadania prevista enquanto fundamento do
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