Percepção dos professores de atendimento educacional especializado sobre as condições físicas e materiais das salas de recursos multifuncionais
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781820231e0041Palabras clave:
atendimento educacional especializado, educação especial, salas de recursos multifuncionaisResumen
Este artigo teve como objetivo analisar a percepção dos professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) acerca das condições físicas e materiais das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) existentes na região do Piemonte da Diamantina, Bahia. Para a coleta de dados desta pesquisa foi produzido um questionário contendo perguntas fechadas e de múltiplas alternativas. Além de favorecer a captação de opiniões dos entrevistados em opções de resposta previamente definidas, o questionário permite atingir uma grande população, um menor nível de treino de entrevistados e garante o anonimato das identidades dos sujeitos participantes. Resumindo a percepção majoritária dos docentes foi possível observar que os itens considerados bons foram: tamanho do espaço físico, quantidade de materiais para o AEE, materiais permanentes e de consumo, iluminação, ruído interno, a limpeza do ambiente e a segurança no entorno da escola onde a SRM está implantada. A acessibilidade e adaptações curiosamente ficaram divididos em bom e regular. Já a oferta de Tecnologias Assistivas foi considerada regular. Entretanto o nível de barulho externo é regular, a ventilação e a temperatura foram consideradas ruim.
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