Estudo de caso: a contribuição da Arte para o desenvolvimento de um aluno com Paralisia Cerebral Hemiplégica
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812032016010Palabras clave:
Educação, Artes, Inclusão, Ensino, Arte-Educação,Resumen
Esse estudo apresentar o resultado de um trabalho de observação desenvolvido com um aluno portador de Paralisia Hemiplégica, para esclarecer, os indivíduos portadores desse tipo de paralisia apresentam um lado do corpo paralisado e muito debilitado. Como ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada a criação artística do pintor Toulouse Lautrec (1864 - 1901), famoso artista francês, que apesar de ser portador da Síndrome de Maroteaux e Lamv, se tornou importante personagem do Impressionismo e da História da arte. Ele se destacou pela produção de cartazes publicitários para shows, realizados em cabarés franceses, e assim revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau.Como parte prática desse estudo de caso, o aluno foi incentivado, a partir da observação e análise da biografia e da produção artística de Lautrec, a produzir a releitura de algumas obras que mais lhe chamaram a atenção. Esse estudo de caso foi permeado pelo objetivo de demonstrar que a deficiência física não deve ser encarada como impeditivo para o desenvolvimento das aptidões artísticas, como também cabe ao professor propiciar momentos e meios de que o aluno com deficiência possa, através da disciplina de Arte, desenvolver a sua criatividade, seu senso crítico e estético. Palavras-chaves: Toulouse Lautrec, educando, Paralisia Hemiplégica, Arte.Descargas
Citas
ALONSO, Daniela. Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio. InNovaescola. São Paulo: Abril. Fev, 2013. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/formacao/palavra-especialista-desafios-educacao-inclusiva-foco-redes-apoio-734436.shtml> Acesso em 12 abr. 2015.
ARNOLD, Matthias. Toulouse-Lautrec – O teatro da vida. Trad. Casa das Línguas, Lda. Köln: Taschen, 1991.
ARGAN, Giulio. Arte Moderna na Europa de Hogart a Picasso. SP: Cia das letras, 1992.
BRASIL. Lei n9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece diretrizes e bases da educação. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasil, DF, 23 dez. 1996, p. 27833-27841. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 12 abr. 2015.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. 1ª a 4ª série. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FRAZÃO, Arthur. Hemiplegia: um tipo de paralisia cerebral. In. Tua saúde. 21 jan. 2013. Disponível em:< http://www.tuasaude.com/hemiplegia-um-tipo-de-paralisia-cerebral/> Acesso em 08 jun. 2015.
FONSECA, Ricardo Tadeu Marques da. O trabalho protegido do portador de deficiência. In: ADVOCACIA PÚBLICA E SOCIEDADE. Direito da pessoa portadora de deficiência. Ano 1, n 1. 1997. 135-140 p
GARDENAL. In. MEDICINANET. Disponível em:< http://assinantes.medicinanet.com.br/bula/37/gardenal.htm> Acesso em: 05 jun. 2015.
GONZAGA, M. de F. L. A informática como suporte no ensino da arte. Dissertação submetida à Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do título de Mestre em Engenharia de Produção. Florianópolis, 1999. Disponível em: Acesso em: 13 jun. 2015.
MARCHETTI, Pascoal. Toulouse-Lautrec: o artista dos cabarés. In Blog Controvérsia. 23 out. 2007. Disponível em: <http://www.controversia.com.br/blog/5327> Acesso em: 01 out. 2015.
MICHELETTO, Francine Sonni Martins. ENSINO DE ARTE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: RELATO DOS PROFESSORES. Marília, 2009. 91 f. Dissertação (Mestrado Em Educação) – Faculdade De Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2009.
MOSSOCO, Daniela Zanatto da Silva; LUCINIO, Luana Aparecida; Santos, Rosangela Monteiro dos. Hemiplegia: uma revisão bibliográfica. Trabalho apresentado no III Encontro Científico do GEPro: Grupo de Estudo de Produção. Anais... Jaú, Brasil, mai. 2013
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: < http://www.dudh.org.br/wp-content/uploads/2014/12/dudh.pdf. Acesso em: 12 abr. 2015.
ONU. Declaração das Pessoas Deficientes, 1975. Disponível em:< http://direitoshumanos.gddc.pt/3_7/IIIPAG3_7_3.htm> Acesso em: 12 abr. 2015.
OS GRANDES ARTISTAS. Romantismo e Impressionismo: Degas, Toulouse – Lautrec e Monet. 2ª ed. V 4. São Paulo: Nova Cultural, 1991. 76 p.
SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca. Objetos pedagógicos para ensinar arte a crianças com deficiência. In. 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Entre Territórios” set. 2010. Cachoeira-Bahia. Anais... Cachoeira: ANPAP. 2010. p. 2269-2283.
VENEZIA, Mike. Henri de Toulouse-Lautrec. Trad. CORREA, Mônica Cristina. São Paulo: Moderna, 1997. 32 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.