- Passos, + Dança: implementação de um método de ensino na dança de salão
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178182022e0022Palabras clave:
dança de salão, método de ensino, ensino de dançaResumen
A dança de salão apresentou uma crescente procura nos últimos tempos. O perfil dos alunos são os mais variados, o que implica no fazer pedagógico do professor. Este artigo, além de problematizar a questão dos métodos de ensino da dança de salão (LIBÂNEO, 1999; SANTOS, 2009; GRANGEIRO, 2014; ZAMONER, 2005), de forma inédita, apresenta um método de ensino intitulado “- Passos, + Dança”, que foi estruturado pelo primeiro autor deste artigo, sendo implementado em uma turma de dança de salão no sul do Brasil. Entre suas principais características estão: trabalhar mais de um gênero de dança por aula, não utilização do espelho, constante troca de pares e alunos de diferentes períodos de aprendizado integram a mesma turma. Foi feito um levantamento de fontes sobre o tema, além de uma entrevista semiestruturada com doze aprendizes que tiveram contato de, no mínimo, seis meses, com a proposta empregada nas aulas de dança de salão. Os resultados apontam uma adaptação significante dos alunos com o método “- Passos, + Dança” que reverberou não apenas no aprendizado de novas técnicas corporais, mas também em novas oportunidades de relações sociais e novos modos de refletir sobre o mundo.
Descargas
Citas
AQUINO, Ricardo D’; GUIMARÃES, Adriana Coutinho de Azevedo; SIMAS, Joseane Paulini Neves. Dança de salão: motivos dos indivíduos que procuram essa atividade. EFDeportes, Buenos Aires, v.15, n.88, p. 01-01, set. 2005. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd88/danca.htm>. Acesso em: 07 jan. 2021.
AQUINO, Sheila. Papo de Salão com Sheila Aquino. Cia. da Dança, 8 set. 2019. Registro do 3º Encontro de Dança de Salão – Diego Houwes realizado em Pelotas/RS. Entrevista concedida aos participantes do evento.
BRASILEIRO, Lívia Tenorio; NASCIMENTO FILHO, Márcio José do. A contribuição de Isabel Marques nas produções sobre “dança” e “ensino de dança” na Educação Física. Rev Bras Educ Fís Esporte, São Paulo, v.31, n.1, p.223-233, jan./mar. 2017. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141774/136802>. Acesso em: 13 jan. 2021.
CASTRO, Lina Frazão de. O corpo em estado de transparência: abordagens didáticas em dança. 2014. 123p. Dissertação (Mestrado em Artes), Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: <http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/15771/1/2014_LinaFrazaoCastro.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2021.
DICKOW, Katiusca. Contextualizando a dança de salão. In: PERNA, Marco Antonio. (Org.). 200 Anos de Dança de Salão no Brasil – Vol. 2. Rio de Janeiro: Amaragão Edições de Periódicos, 2012. p. 11-7.
FABIANO, Henrique Ricardo Gazzi; DEUTSCH, Silvia. A personalidade de alunos de danças de salão. EFDeportes, Buenos Aires, v.17, n.172, p. 01-01, set. 2012. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd172/a-personalidade-de-alunos-de-dancas-de-salao.htm>. Acesso em: 22 fev. 2021.
FERREIRA, Debora Pazetto; SAMWAYS, Samuel. Para além de damas e cavalheiros: uma abordagem queer das normas de gênero na dança de salão. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v.14, n.3, p.157-79, jul./set. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10172/pdf>. Acesso em: 27 jan. 2021.
GONZÁLES, Ana Inês; STIES, Sabrina Weiss; MARA, Lourenço Sampaio; CARVALHO, Tales de. Influência da dança na saúde cardiovascular e função sexual. Revista Brasileira de Medicina, São Paulo, v.72, n.4, p. 161-5, abr. 2015. Disponível em: <http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=6084>. Acesso em: 22 fev. 2021.
GRANGEIRO, M. Ai, pisaram no meu pé. 2. ed. São Paulo: Scortecci, 2014.
GUALDA, Luciano Rosa; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão. Formação para o ensino de dança: pensamento de professores. Diálogo Educacional, v.8, n.23, p. 207-20, jan./abr. 2008. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4021/3937>. Acesso em: 13 mar. 2021.
HIGA, Lucas; MATIAS, Jéssica; MADUREIRA, Fabricio; COLANTONIO, Emilson; GUERRA, Lais; SCORCINE, Claudio. Nível de estresse entre sedentários e praticantes de atividade física de diferentes modalidades. R. bras. Ci. e Mov, v.22, n.4, p. 22-6, out./dez. 2014. Disponível em: <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/4736/3489>. Acesso em: 22 fev. 2021.
KARNAL, Leandro. Todos contra todos: o ódio nosso de cada dia. Rio de Janeiro: Leya, 2017.
KNOWLES, Malcolm S. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. New York (USA): Cambridge, 1980.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LIB NEO, Daniela Leonardi. Ensinando dança flamenca. 1999. 165p. Dissertação (Mestrado em Artes), Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284182>. Acesso em: 15 jan. 2021.
LIB NEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.
MARQUES, Isabel. Notas sobre o corpo e o ensino da dança. Caderno Pedagógico, Lajeado, v.8, n.1, p. 31-6, 2011. Disponível em: <http://univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/827/816>. Acesso em: 13 mar. 2021.
MARTINS, Cairo Amarildo Batista; DIAS, Renata Flávia Nobre Canela; SILVA, Erika Pereira. A importância da didática na prática educativa e na formação docente. Revista Triângulo, Uberaba, v.9, n.2, p.04-14, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1602/1842>. Acesso em: 18 fev. 2021.
McKEE, Eric. Decorum of the minuet, delirium of the waltz: a study of dance-music relations in ¾ time. Bloomington: Indiana University, 2012.
NUNES, Bruno Blois. O Fascínio das Danças de Corte. Curitiba: Appris, 2016.
NUNES, Bruno Blois; FROEHLICH, Márcia. O corpo sob a ótica de Foucault e sua influência na dança de salão. In: Seminário Internacional Michel Foucault – Cinquentenário de As Palavras e as coisas, 2, 2016, Pelotas. Anais – vol. 2. Pelotas: NEPFIL online, 2016. p. 388-401. Disponível em: <http://nepfil.ufpel.edu.br/publicacoes/1-seminario-foucault-2.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2021.
NUNES, Bruno Blois; FROEHLICH, Márcia. Um novo olhar sobre a condução na dança de salão: questões de gênero e relações de poder. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v.14, n.2, p.91-116, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10172/pdf>. Acesso em: 27 jan. 2021.
PERNA, Marco Antonio. Samba de gafieira: a história da dança de salão brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Edição do autor, 2005.
PORTO, Robson. Gafieira Club: um olhar sobre a formação de professores de Dança de Salão no espaço não-formal de ensino. 2017. 118p. Monografia (Graduação em Dança), Faculdade de Dança, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/danca/files/2014/06/Porto_-Vers%C3%A3o-Final.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2021.
QUEIROZ, Lela. A subversão do balé. Ensaio Geral, Belém, v.2, n.4, p. 93-105, ago./dez. 2010. Disponível em: <http://www.revistaeletronica.ufpa.br/index.php/ensaio_geral/article/viewFile/131/56>. Acesso em: 26 jan. 2021.
REHFELD, Kathrin et al. Dancing or fitness sport? The effects of two training programs on hippocampal plasticity and balance abilities in healthy seniors. Front. Hum. Neurosci., Lausanne (Switzerland), v.11, p. 01-9, june 2017. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5475381/pdf/fnhum-11-00305.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2021.
ROCHA, Márcio Donizetti; ALMEIDA, Cleusa Maria de. Dança de salão: instrumento para a qualidade de vida. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, v.7, n.10, p.76-89, jan./jun. 2007. Disponível em: <http://ferramentas.unipinhal.edu.br/movimentoepercepcao/viewarticle.php?id=102&layout=abstract>. Acesso em: 07 jan. 2021.
SANTOS, Maycon. Saiba quais são as 3 técnicas para dançar bem os diversos ritmos da dança de salão. Dance Mais Online, Joinville, 2016a. Disponível em: <http://dancemaisonline.com.br/saiba-quais-sao-as-3-tecnicas-para-dancar-bem-os-diversos-ritmos-da-danca-de-salao/>. Acesso em: 14 jan. 2021.
SANTOS, Maycon. Técnica de inter relação para dança de salão. Youtube, 14 abr. 2016b. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=65YsgtR21vs>. Acesso em: 14 jan. 2021.
SANTOS, Solange Gueiros. “Penso, logo danço”: método para ensino de dança de salão. 2009. 115p. Monografia (Licenciatura em Pedagogia), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.dancadesalao.com/agenda/METODOPARAENSINODEDANCADESALAO-TCC-SOLANGE-FINAL17Fev2009.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2021.
SILVA, Gabriela Sanders da. Tango: um olhar sobre o processo de ensino. 2013. 77p. Monografia (Graduação em Dança), Faculdade de Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/87647/000911897.pdf;sequence=1>. Acesso em: 13 jan. 2021.
ZAMONER, Maristela. Dança de salão: a caminho da licenciatura. Curitiba: Protexto, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Bruno Blois Nunes, Maitê Peres de Carvalho, Viviane Adriana Saballa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.