Inclusão no Centro de Educação Profissional (CEFORES): perspectiva de alunos com deficiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178172021e0012

Palabras clave:

pessoa com deficiência, formação profissional, educação inclusiva, educação especial

Resumen

A inclusão da pessoa com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é a temática deste estudo – recorte de uma pesquisa de mestrado – e tem como objetivo analisar como os alunos com deficiência compreendem o processo de inclusão nos cursos técnicos do Centro de Educação Profissional (CEFORES), uma escola técnica vinculada à Universidade Federal do Triângulo Mineiro que oferece educação profissional, principalmente na área de saúde, desde 1990. Essa investigação também se caracteriza por: a) entender como é a convivência entre alunos com deficiência, docentes e colegas; b) identificar se esses alunos consideram que suas demandas são atendidas e c) conhecer as expectativas dos alunos com deficiência após a formação profissional. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Como procedimentos para a coleta de dados utilizamos entrevistas com roteiro semiestruturado e os dados foram analisados por meio de análise temática. A pesquisa suscitou que além do apoio de uma educação especializada também deve-se prezar pela formação continuada dos docentes, com intuito de fornecer aos alunos com deficiência uma formação consistente.

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Biografía del autor/a

Marieles Silveira, Federal University of Triângulo Mineiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba (2004), especialização em Educação Especial - Deficiência Visual pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2015) e mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM (2019). Atualmente é técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial e atendimento educacional ao deficiente visual.

Paula Teixeira Nakamoto, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Coimbra - Portugal. É professora titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro; Atuou como coordenadora do curso de Licenciatura em Computação (2014-2017). 

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Publicado

2021-08-16

Cómo citar

SILVEIRA, Marieles; NAKAMOTO, Paula Teixeira. Inclusão no Centro de Educação Profissional (CEFORES): perspectiva de alunos com deficiência. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, p. e0012, 2021. DOI: 10.5965/19843178172021e0012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/16110. Acesso em: 21 nov. 2024.

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